quinta-feira, 29 de maio de 2008

NovaS/B apresenta em sua nova sede campanha mundial contra o tabagismo


A NovaS/B, comandada pelos sócios Bob Vieira da Costa e Silvana Tinelli, aproveitou a inauguração de sua nova sede – localizada no Eldorado Business Center, em São Paulo – para apresentar na manhã desta quarta-feira, 28 de maio, a campanha de alcance mundial elaborada para a Organização Mundial de Saúde (OMS) contra o tabaco. A agência foi escolhida pela entidade no início do ano, após disputa com outras quatro concorrentes internacionais (de nomes não revelados), para a criação do conceito que estará presente em peças e ações publicitárias realizadas em cerca de 200 países.

Apesar de focar-se nos formadores de opinião, o esforço de comunicação tem em algumas de suas peças uma linguagem que atinge naturalmente o público jovem. “Desenvolvemos um videoclipe onde a idéia da campanha está presente na forma de conteúdo. É um filme que poderá ser veiculado como parte da programação de um canal musical em qualquer parte do mundo”, explica Valmir Leite, vice-presidente de criação da NovaS/B e diretor de criação da campanha.

O principal mote presente nas peças é “Não caia na rede do cigarro” – traduzido para o inglês como “Break the tobacco marketing net” –, relacionado à presença da indústria tabagista em outros setores, como o da própria propaganda. “Uma das idéias é exatamente mostrar como a industria do cigarro se faz presente em outras indústrias. Queremos promover discussões sobre a presença do tabaco em eventos esportivos, no cinema e em outros lugares onde o vício é promovido”, ressalta Costa, sócio da agência.

A maioria das peças apresentam versões em português, inglês e francês, porém, estas também serão traduzidas e adaptadas para as mais diversas línguas. “O que a agência entrega para a OMS, a princípio, é o conceito. Enviamos para a organização um modelo de identidade e linguagem para que representantes de outros países adequem a idéia à cultura de cada região”, explica Leite.

Inicialmente foi criado o videoclipe – com produção da Bossa Nova Films e trilha da Tentáculo –, um filme de animação de 15” – com participação da Fábrica de Quadrinhos –, além de ações de guerrilha, pôsteres e o hotsite www.who.int/tobacco/wntd - em parceria com a Sinc. Porém, a iniciativa que pega carona no Dia Mundial contra o Tabaco, celebrado neste sábado, 31 de março, não deve se resumir à data. “Este é com certeza o marco inicial, mas, daqui para frente, não deixaremos de desenvolver novas peças e dar ênfase à discussão”, completa o vice-presidente de criação.

Ficha técnica
Criação: Valmir Leite, Sergio Barro, Marcelo Maia, Renato Domingos, Carlos Roberto, Maurício Meireles e Fábio Kadow
Direção de criação: Valmir Leite
Direção geral: Ubiratan Muarrek e Bob Vieira da Costa
Produtora do videoclipe: Bossa Nova Films
Direção de cena: Ivy Abujamra
Produtora de som: Tentáculo
Produtora de internet: Sinc
Produtora de animação: Fábrica de Quadrinhos

Fonte: Portal da Propaganda

Nenhum comentário: