O Brasil chegará ao 55° Festival Internacional de Publicidade de Cannes, marcado para acontecer entre os dias 15 e 21 de junho, na França, com 2.461 peças concorrentes. O montante representa alta de 12% em relação as 2.203 inscrições realizadas em 2007. Entretanto, é importante ressaltar que de 2006 para 2007 houve queda de 13% no volume brasileiro - o que faz a participação de 2008 ser menor que a de 2006, quando o país enviou 2.537 peças ao Festival.
Com suas 2.461 inscrições, o Brasil se mantém em 2008 na terceira posição entre os maiores participantes, ficando atrás dos EUA (3.643) e da Alemanha (2.852), que já lideraram este ranking no ano passado.
A maior participação brasileira se dará na área de Press, com 867 peças, que representam alta de 10,4% em relação às 785 de 2007. As inscrições em Outdoor somaram 609 peças, crescimento de 10,5% em comparação às 551 do ano passado.
No Cyber Lions serão 396 concorrentes brasileiros, 9% mais que os 363 de 2008. Para a competição de Films o país enviou 175 comerciais - exatamente a mesma quantidade do ano passado. O maior crescimento percentual brasileiro foi verificado na área de Media: alta de 53%, dos 68 concorrentes do ano passado para os 104 inscritos desta vez.
Em Radio serão 77 os spots brasileiros, número quase igual aos 74 concorrentes de 2007. Em Promo, as 72 inscrições deste ano representam alta de 16% na comparação com os 62 de 2007. Houve decréscimo na participação do país na área de Direct, com 96 inscrições (menos 10%).
A estréia na área de Design se dará com 48 concorrentes brasileiros. E, para a área de Titanium and Integrated Lions, as agências brasileiras enviaram 17 cases, um a menos que em 2007.
Mais uma vez o Festival bate o seu recorde de inscrições, totalizando 28.284 concorrentes, enviados por 85 países - o que significa alta de 10,2% em relação ao ano passado. Se for desconsiderada a novata área de Design Lions, o aumento nas inscrições é de 5,8%. O número de inscrições em Design superou as expectativas da organização: serão 1.100 trabalhos concorrentes neste ano de estréia.
Também houve aumento nas inscrições das categorias mais antigas, como Press (6,6%) e Outdoor (1,5%). Além disso, a área-mãe do Festival, o Film Lions, conseguiu reverteu a tendência de queda dos últimos três anos, principalmente por passar a aceitar filmes criados para veiculação em outras telas, além das de TV e cinema. A alta foi de 3,4% na comparação dos 4.474 concorrentes de 2007 para os 4.626 inscritos neste ano.
As maiores altas de 2007 para 2008 foram registradas em Promo (40,3%, totalizando 1.103 inscrições), Titanium and Integrated Lions (33,3%, somando 432 cases) e Media (20,4%, atingindo 2.000 projetos).
Crescimentos mais tímidos tiveram as áreas de Cyber (1,7%, totalizando 2.757 concorrentes) e de Direct (0,5%, somando 1.697 inscrições). A única competição a apresentar queda em 2008 foi a de Radio Lions, que encolheu 1,1%, com suas 1.259 peças.
"Este é o quinto ano seguido em que temos batemos recordes de inscrições em Cannes, um indicador de que as agências e clientes do mundo todo estão engajados com a criatividade e desejam mostrar seus trabalhos em esfera global no Festival", comemora o presidente do evento, Philip Thomas, ressaltando, além da boa estréia do Design Lions, o aumento do interesse pelas áreas de Promo, Media e Titanium and Integrated.
Thomas ressalta ainda o crescimento na participação dos países do Oriente Médio, da China, da Rússia e da Índia. Os tradicionais maiores competidores também investiram mais neste ano: EUA (de 3.569 para 3.643), Alemanha (de 2.310 para 2.852), Brasil (de 2.203 para 2.461), Inglaterra (de 1.684 para 1.740) e Espanha (de 1.456 para 1.588).
Para ver a lista completa dos inscritos por países, clique aqui.
Fonte: Meio e Mensagem
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