sábado, 31 de maio de 2008

No pique

A Penalty vai à televisão divulgar sua nova linha Max para futebol de salão profissional. Para apresentar a novidade e reforçar a presença da marca no segmento mundial de futsal, a Z+ Comunicação criou dois filmes, de 30 e 60 segundos, além de uma vinheta de cinco segundos, que serão veiculados a partir desta semana.
As peças são estreladas por três jogadores da seleção brasileira de futsal, os quais são patrocinados pela Penalty e representam cada perfil da linha Max. No filme intitulado “Crianças”, os atletas se transformam em jogadores mirins assim que entram na quadra.

Segundo Alan Strozenberg, sócio e diretor de criação da Z+, a assinatura da campanha – “Linha Futsal Penalty Max. Máxima tecnologia para cada estilo. É brincadeira” – reforça o ideal da Penalty em desenvolver produtos com um perfil diferente para cada jogador, explorando as necessidades e potencializando as características individuais.

Ficha Técnica

Agência: Z+ Comunicação
Anunciante: Penalty
Direção de criação: Alan Strozenberg
Produtora do filme: Bossa Nova Films
Direção de cena: Giuliano Saade
Produtora de som: Angels

Fonte: Portal da Propaganda

Casa Darwin apresenta Melissa no exterior





O trabalho de internacionalização da marca Melissa, da Grendene, vem sendo feito há cinco anos com a presença em feiras internacionais e uma estratégia de distribuição mais ampla. Hoje, a marca já é vendida em butiques como a Collete, de Paris, e a Opening Cerimony, de Nova Iorque.

Em outubro do ano passado, a empresa entregou à agência Casa Darwin, de Márcio Cócaro e Rodrigo Leão, o projeto de internacionalização da marca, com dois objetivos principais: tornar Melissa uma marca de reconhecimento global no espaço de dois a cinco anos e gerar um crescimento de 300% em volume de vendas no exterior até 2010.

A nova campanha, com o conceito "Plastic Dreams", entra no ar este mês com anúncios de página dupla nas revistas Vogue Espanha, Vogue Italia, I.D., Dazed & Confused e V Magazine. Os anúncios chamam para o site http://www.melissaplasticdreams.com/, no qual os internautas poderão ver os três primeiros anúncios e dois filmes da campanha. Depois, seguirá freqüência mensal com os anúncios em rodízio nessas revistas, passanso a incluir também a francesa Numéro, a Dazed & Confuzed Japan, a revista Trade WeAr e os sites Style.com e A Shades View of Fashion (http://www.ashadesviewoffashion.com/).

Até dezembro serão cinco anúncios e cinco filmes de 15 segundos, que serão veiculados na internet e em TV por conta dos distribuidores internacionais. Além disso, em julho entra no ar a exposição virtual no site http://www.melissaplasticdreams.com/ com os 150 pares mais importantes do acervo de 29 anos da Melissa e abrindo o ciclo de comemoração dos 30 anos da marca em 2009.

A exposição traz o trabalho de nomes como Jean Paul Gaultier, Thierry Mugler, Vivienne Westwood, Zaha Hadid, Karim Rashid, Irmãos Campana e Alexandre Herchcovitch. A partir de agosto, a mesma exposição, dessa vez real e que terá como pièce-de-résistence um mock-up de quatro metros de altura da bota desenhada pela arquiteta Zaha Hadid, passa a viajar pelas principais universidades de moda e design da Europa, Japão e Estados Unidos, voltando ao Brasil no meio de 2009 para comemorar os 30 anos na Galeria Melissa.

A Casa Darwin foi responsável por coordenar a integração do trabalho de criação, planejamento e mídia em todas as plataformas: on e off-line, no mídia, eventos e criação de material de PDV para a maximização de resultados por investimento.

Para o job, Rodrigo Leão convidou seu velho parceiro de W/Brasil Jarbas Agnelli, hoje um dos mais importantes diretores de comerciais do país, para voltar ao departamento de criação. Em dupla com Leão, Agnelli criou e depois produziu todo o material gráfico e os filmes da campanha.

Fonte: Portal da Propaganda

Beckham supera NBA em vendas de camisa

Em apenas um ano de atuação na pouco conhecida liga de futebol profissional dos Estados Unidos - a Major League Soccer (MLS) -, o meio-campista David Beckham já ostenta um marco histórico no mercado esportivo americano. Pela primeira vez um jogador de futebol consegue vender mais camisas do que os maiores astros da NBA.

Segundo o jornal britânico The Times, a equipe do Los Angeles Galaxy comercializou mais de 300 mil camisas com o nome do jogador no ano passado. Este número é três vezes maior do que estrelas do basquete e beisebol que atuam na terra do Tio Sam. "É uma marca muito expressiva. A venda de 75 ou 80 mil camisas já é considerada boa para uma estrela do esporte, mas 300 mil camisas são mais do que qualquer outro uniforme de esporte dos Estados Unidos comercializado no mundo. Isso supera Kobe Bryant e LeBron James", afirma o dirigente da MLS, Don Garber, ao periódico inglês.

Contratado pela equipe da Califórnia no início de 2007, Beckham passou pelo Manchester United (Inglaterra) e pelo Real Madrid (Espanha), no qual vendeu mais de um milhão de camisas em sua primeira temporada. Beckham chega para resgatar o conhecimento do futebol nos Estados Unidos, já que na década de 70 o brasileiro Pelé e o alemão Franz Beckenbauer movimentaram o esporte na região.

Confira abaixo a lista do The Times sobre alguns dos jogadores de futebol que mais vendem camisas no mundo:

1 - Fernando Torres, Liverpool
2 - Cristiano Ronaldo, Manchester United
3 - Lionel Messi, Barcelona
4 - Wayne Rooney, Manchester United
5 - David Beckham, Los Angeles Galaxy
6 - Nicolas Anelka, Chelsea
7 - Steven Gerrard, Liverpool

Fonte: Meio e Mensagem

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Honda ganhará os céus da Europa em comercial ao vivo

Honda colocará na mídia neste domingo, 1º de junho, um comercial de três minutos que será gravado e transmitido ao vivo, durante o programa inglês Come dine with me. Marcada para as 20:10, em horário local, a intervenção publicitária criada pela 4Creative mostrará, sem efeitos especiais, 19 pára-quedistas saltando de um avião em Madri, Espanha, para formar com seus corpos a palavra “Honda”. A ação faz parte da divulgação do novo Accord, um dos principais modelos da montadora.

A peça é a conclusão de cinco teasers criados pela Wieden & Kennedy Londres (assista a três deles abaixo) e que estavam sendo veiculados nas TVs inglesas desde 12 de maio, mostrando malabaristas aéreos e toda a equipe técnica se preparando para um salto. Sem qualquer identificação com o anunciante, os filmes só davam como dica de qual marca estava por trás da estratégia ao mostrar, em seu final, o endereço www.difficultisworthdoing.com, que direciona o espectador a um blog com o making of da preparação e o logotipo da Honda.

Depois do comercial ao vivo, a campanha de divulgação do novo Honda Accord terá continuidade com outro filme criado pela Wieden & Kennedy, o qual, seguindo a linha da comunicação, mostrará pára-quedistas formando elementos do carro como o volante e a mola de suspensão. No final, todos os coreógrafos se juntam para formar a palavra “Accord”.

Por precaução, uma filme idêntico ao que a Honda pretende veicular em tempo real foi produzido anteriormente. Em caso de mau tempo, a peça será transmitida no lugar da intervenção ao vivo.

Fonte: Portal da Propaganda

Publicidade com Sharon Stone é suspensa

A Christian Dior cancelou a veiculação de filmes com a estrela Sharon Stone na China após ela ter sugerido em entrevista na semana passada, no tapete vermelho do Festival de Cinema de Cannes, que o terremoto de Sichuan seria um "carma" pelo tratamento dado ao Tibet.

Além disso, a marca soltou um comunicado da atriz pedindo desculpas pelas declarações. "Diante das minhas palavras e atos impróprios durante a entrevista, eu estou me sentindo profundamente arrependida e triste por ter machucado o povo chinês. Eu pretendo agora fazer parte dos trabalhos de resgate do terremento e darei o máximo de mim para auxiliar a população da China que foi afetada", afirmou.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China disse que recebeu as desculpas de Sharon Stone. "Espero que como uma atriz, ela possa contribuir para que haja confiança mútua, entendimento e amizade entre os dois povos", falou. A mídia chinesa ficou furiosa. O veículo oficial Xinhua News Agency disse hoje que Sharon é "inimiga pública de toda a humanidade".

Ao ser abordada por repórter no tapete vermelho do Festival de Cinema de Cannes, Sharon disse: "não estou feliz com a maneira que os chineses tratam os tibetanos. Não acho que ninguém deve ficar abaixo de outro. E acho que este terremoto e todas as coisas que têm acontecido, quem sabe, não podem ser um carma. Quando você não é legal, fatos ruins podem acontecer com você, não?".

Fonte: Meio e Mensagem

quinta-feira, 29 de maio de 2008

NovaS/B apresenta em sua nova sede campanha mundial contra o tabagismo


A NovaS/B, comandada pelos sócios Bob Vieira da Costa e Silvana Tinelli, aproveitou a inauguração de sua nova sede – localizada no Eldorado Business Center, em São Paulo – para apresentar na manhã desta quarta-feira, 28 de maio, a campanha de alcance mundial elaborada para a Organização Mundial de Saúde (OMS) contra o tabaco. A agência foi escolhida pela entidade no início do ano, após disputa com outras quatro concorrentes internacionais (de nomes não revelados), para a criação do conceito que estará presente em peças e ações publicitárias realizadas em cerca de 200 países.

Apesar de focar-se nos formadores de opinião, o esforço de comunicação tem em algumas de suas peças uma linguagem que atinge naturalmente o público jovem. “Desenvolvemos um videoclipe onde a idéia da campanha está presente na forma de conteúdo. É um filme que poderá ser veiculado como parte da programação de um canal musical em qualquer parte do mundo”, explica Valmir Leite, vice-presidente de criação da NovaS/B e diretor de criação da campanha.

O principal mote presente nas peças é “Não caia na rede do cigarro” – traduzido para o inglês como “Break the tobacco marketing net” –, relacionado à presença da indústria tabagista em outros setores, como o da própria propaganda. “Uma das idéias é exatamente mostrar como a industria do cigarro se faz presente em outras indústrias. Queremos promover discussões sobre a presença do tabaco em eventos esportivos, no cinema e em outros lugares onde o vício é promovido”, ressalta Costa, sócio da agência.

A maioria das peças apresentam versões em português, inglês e francês, porém, estas também serão traduzidas e adaptadas para as mais diversas línguas. “O que a agência entrega para a OMS, a princípio, é o conceito. Enviamos para a organização um modelo de identidade e linguagem para que representantes de outros países adequem a idéia à cultura de cada região”, explica Leite.

Inicialmente foi criado o videoclipe – com produção da Bossa Nova Films e trilha da Tentáculo –, um filme de animação de 15” – com participação da Fábrica de Quadrinhos –, além de ações de guerrilha, pôsteres e o hotsite www.who.int/tobacco/wntd - em parceria com a Sinc. Porém, a iniciativa que pega carona no Dia Mundial contra o Tabaco, celebrado neste sábado, 31 de março, não deve se resumir à data. “Este é com certeza o marco inicial, mas, daqui para frente, não deixaremos de desenvolver novas peças e dar ênfase à discussão”, completa o vice-presidente de criação.

Ficha técnica
Criação: Valmir Leite, Sergio Barro, Marcelo Maia, Renato Domingos, Carlos Roberto, Maurício Meireles e Fábio Kadow
Direção de criação: Valmir Leite
Direção geral: Ubiratan Muarrek e Bob Vieira da Costa
Produtora do videoclipe: Bossa Nova Films
Direção de cena: Ivy Abujamra
Produtora de som: Tentáculo
Produtora de internet: Sinc
Produtora de animação: Fábrica de Quadrinhos

Fonte: Portal da Propaganda

Só em casa

A campanha institucional criada pela Famiglia para a incorporadora e construtora Rossi apresenta o novo posicionamento da marca. Composta por três filmes e seis anúncios, a comunicação publicitária já está na mídia desde o início da semana.

Levando a assinatura “Rossi. Compromisso com projetos de vida”, as peças têm o objetivo de valorizar os atributos da empresa e humanizar seus compromissos com os clientes. Os comerciais mostram pessoas em situações que na intimidade do lar seriam absolutamente corriqueiras, mas que, ambientadas em outros cenários, são inusitadas.

Em um dos filmes, um casal está no cinema, o celular toca, eles atendem com naturalidade e ainda colocam a chamada no viva-voz. De repente, o cinema desaparece e surge em seu lugar a sala de TV da residência do casal. A locução “A Rossi pensa muito antes de construir o lugar onde você vai viver. Porque sabe que tem um bocado de coisas... que só em casa” complementa a idéia.

Ficha Técnica
Direção de criação: Átila Francucci e Fernando Nobre
Direção de arte: Fabio Brigido
Redação: Átila Francucci, Fernando Nobre e Samir Mesquita
Atendimento: Cléa Klouri e Rafael Rodas
Mídia: Luciana Paiato e Elza Silva
RTVC: Livia Silveira
Ilustração: Gian Paolo La Barbera
Produtora do filme: Delicatessen Filmes
Direção de cena: Gustavo Leme
Direção de fotografia: Hebling Jr.
Finalização: Casablanca
Produtora de som: Sax So Funny
Locução: Fabiano Medeiros
Aprovação pelo cliente: Rafael Rossi e André Fogaça

Fonte: Portal da Propaganda

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Brasil vai a Cannes com 2.461 concorrentes

O Brasil chegará ao 55° Festival Internacional de Publicidade de Cannes, marcado para acontecer entre os dias 15 e 21 de junho, na França, com 2.461 peças concorrentes. O montante representa alta de 12% em relação as 2.203 inscrições realizadas em 2007. Entretanto, é importante ressaltar que de 2006 para 2007 houve queda de 13% no volume brasileiro - o que faz a participação de 2008 ser menor que a de 2006, quando o país enviou 2.537 peças ao Festival.

Com suas 2.461 inscrições, o Brasil se mantém em 2008 na terceira posição entre os maiores participantes, ficando atrás dos EUA (3.643) e da Alemanha (2.852), que já lideraram este ranking no ano passado.

A maior participação brasileira se dará na área de Press, com 867 peças, que representam alta de 10,4% em relação às 785 de 2007. As inscrições em Outdoor somaram 609 peças, crescimento de 10,5% em comparação às 551 do ano passado.

No Cyber Lions serão 396 concorrentes brasileiros, 9% mais que os 363 de 2008. Para a competição de Films o país enviou 175 comerciais - exatamente a mesma quantidade do ano passado. O maior crescimento percentual brasileiro foi verificado na área de Media: alta de 53%, dos 68 concorrentes do ano passado para os 104 inscritos desta vez.

Em Radio serão 77 os spots brasileiros, número quase igual aos 74 concorrentes de 2007. Em Promo, as 72 inscrições deste ano representam alta de 16% na comparação com os 62 de 2007. Houve decréscimo na participação do país na área de Direct, com 96 inscrições (menos 10%).

A estréia na área de Design se dará com 48 concorrentes brasileiros. E, para a área de Titanium and Integrated Lions, as agências brasileiras enviaram 17 cases, um a menos que em 2007.

Mais uma vez o Festival bate o seu recorde de inscrições, totalizando 28.284 concorrentes, enviados por 85 países - o que significa alta de 10,2% em relação ao ano passado. Se for desconsiderada a novata área de Design Lions, o aumento nas inscrições é de 5,8%. O número de inscrições em Design superou as expectativas da organização: serão 1.100 trabalhos concorrentes neste ano de estréia.

Também houve aumento nas inscrições das categorias mais antigas, como Press (6,6%) e Outdoor (1,5%). Além disso, a área-mãe do Festival, o Film Lions, conseguiu reverteu a tendência de queda dos últimos três anos, principalmente por passar a aceitar filmes criados para veiculação em outras telas, além das de TV e cinema. A alta foi de 3,4% na comparação dos 4.474 concorrentes de 2007 para os 4.626 inscritos neste ano.

As maiores altas de 2007 para 2008 foram registradas em Promo (40,3%, totalizando 1.103 inscrições), Titanium and Integrated Lions (33,3%, somando 432 cases) e Media (20,4%, atingindo 2.000 projetos).

Crescimentos mais tímidos tiveram as áreas de Cyber (1,7%, totalizando 2.757 concorrentes) e de Direct (0,5%, somando 1.697 inscrições). A única competição a apresentar queda em 2008 foi a de Radio Lions, que encolheu 1,1%, com suas 1.259 peças.

"Este é o quinto ano seguido em que temos batemos recordes de inscrições em Cannes, um indicador de que as agências e clientes do mundo todo estão engajados com a criatividade e desejam mostrar seus trabalhos em esfera global no Festival", comemora o presidente do evento, Philip Thomas, ressaltando, além da boa estréia do Design Lions, o aumento do interesse pelas áreas de Promo, Media e Titanium and Integrated.

Thomas ressalta ainda o crescimento na participação dos países do Oriente Médio, da China, da Rússia e da Índia. Os tradicionais maiores competidores também investiram mais neste ano: EUA (de 3.569 para 3.643), Alemanha (de 2.310 para 2.852), Brasil (de 2.203 para 2.461), Inglaterra (de 1.684 para 1.740) e Espanha (de 1.456 para 1.588).

Para ver a lista completa dos inscritos por países, clique aqui.

Fonte: Meio e Mensagem

Norte-americanos gastam US$ 500 por ano em fast food


Apesar das intenções da sociedade norte-americana de se alimentar de modo mais saudável, o fast food continua sendo o "amor secreto", segundo o estudo Fast Food Nation 2008: A Consumer Perspective on the Fast Food Industry, divulgado pela Research International. A conclusão está baseada na opinião de mil pessoas de idades entre 16 e 65 anos.

A média anual de gastos do norte-americano com fast food é de US$ 500, colocando esta indústria entre as mais relevantes da economia dos EUA. Outro dado relevante é que metade da população come em fast food uma vez por semana, sendo que 20% consomem mais de uma vez. Dos entrevistados, 57% tinham ido ao McDonald's no último mês. O Subway recebeu a visita de 37% no mesmo período, enquanto o Burger King teve 36%. Também aparecem no ranking dos mais frequentados o Taco Bell, com 33%, o Wendy´s, com 32% e o KFC, com 27%.

Além disso, o estudo aponta que cerca de 14% da população norte-americana representam quase metade das vendas de fast food. Mas engana-se quem acredita na percepção de esta seria a escolha da parcela mais pobre da população. O perfil do consumidor mais comum é homem, abaixo dos 40 anos, empregado e com receita anual de US$ 68 mil.

Fonte: Meio e Mensagem

Fernando Mazzarolo assume presidência da McCann

Fernando Mazzarolo assume na semana que vem a presidência da McCann Erickson, passando a compartilhar o cargo com sua atual ocupante, Adriana Cury. Ambos respondem ao chairman e diretor regional para a América Latina, Luca Lindner.

"Fernando tem sólida experiência em marketing, negócios e marcas globais, além de um profundo conhecimento do mercado brasileiro", elogia Lindner.

Para assumir este novo desafio, Mazzarolo deixa a gerência geral da Mead Johnson Nutritionals do Brasil e Mercosul. O profissional já foi vice-presidente de marketing da Coca-Cola e também atuou em outras multinacionais, como Frito-Lay Brasil e Kellogg.

"A vinda de Fernando vem trazer um olhar complementar sobre os desafios e oportunidades, com foco na maximização dos resultados de nossos clientes", comenta Adriana Cury.

Formado em engenharia, com pós-graduação em marketing pela ESPM e FGV, Mazzarolo pretende levar para a McCann a sua experiência em empresas anunciantes. "Com isso, pretendemos fortalecer o relacionamento da agência com seus clientes. Acredito ainda que posso contribuir com uma visão mais holística para dar suporte às marcas dos clientes", frisa ele.

Fonte: Meio e Mensagem

terça-feira, 27 de maio de 2008

Nitro atuará no Brasil pelas mãos da Santa Clara

A preferência da rede internacional Nitro pela Santa Clara foi confirmada oficialmente nesta segunda-feira, 26 de maio. A agência brasileira passa a adotar o nome Santa Clara Nitro e atuar como hub do grupo na América Latina, mesmo que, até o momento, o negócio não envolva participação acionária.

“No curto prazo não haverá venda de cotas, mas operacionalmente é como se eles tivessem efetuado a compra”, explica Fernando Campos, sócio e diretor de criação da Santa Clara Nitro. De imediato, a operação brasileira já está apta para desenvolver trabalhos para qualquer cliente da Nitro, passando a ser a “representante” latino-americana da instituição.

Campos não esconde a admiração pelo modelo de negócio da Nitro, que chamou sua atenção desde o primeiro momento. “A identidade foi imediata, o jeito que eles enxergam o negócio é praticamente igual nosso. Até as cores deles, o azul e o preto, são as mesmas”, analisa. Na via contrária, o sócio da Santa Clara revela as características de sua agência que deverão amplificar os resultados da atuação do grupo internacional no País. “Eles viram a conexão que temos aqui entre planejamento e criação, o que poderá ser interessante para eles”, completa.

Desde sua fundação, em meados de 2006, a Santa Clara prima, como uma espécie de manifesto, por sua liberdade. Segundo Campos, a escolha da Nitro como parceira internacional e a decisão por não vender, no primeiro contato, uma porcentagem da agência, vem da idéia de manter essa filosofia. “Teria sido difícil se aproximar de uma holding propriamente dita. A Nitro é um grupo que nasceu de uma agência independente, o que muda tudo. Não queríamos fazer parte de um grande bolo, e sim ter parceiros onde nossa visão e opinião fizesse a diferença”, enfatiza.

Seis profissionais fazem parte do corpo acionário da Santa Clara Nitro atualmente. Além de Campos, têm participação Ulisses Zamboni, sócio-diretor de planejamento; Jaime Greene, gerente-geral; Fernando Salles (mídia); e, chegando mais recentemente, Carlos André Eyer e Murilo Lico, ambos atuando na criação.

O namoro entre Nitro e Santa Clara teve início em setembro de 2007, quando Chris Clarke, presidente da rede, esteve no Brasil procurando uma agência que tivesse o DNA de seu grupo. Sua passagem pelo País marcou o primeiro contato entre ambas, que, nestes últimos nove meses, intensificaram a ponte aérea entre São Paulo e Nova Iorque – sede da Nitro. Na opinião de Campos, o compromisso que tem início neste mês de maio pode ficar, no futuro, cada vez mais sério. “Já estamos morando juntos, se tudo der certo, nada impede de nos casarmos casamos lá para frente”, brinca.

Fonte: Portal da Propaganda

Natura contrata a agência 10'Minutos

A Natura contratou a agência interativa 10'Minutos para desenvolver um planejamento estratégico para sua presença no ambiente digital. Entre os desafios da companhia na internet estão o uso da web para estímulo de sua rede de consultoras e, ao mesmo tempo, a abordagem ao consumidor final - incluindo o e-commerce -, sem canibalização de seu tradicional canal de vendas domiciliar.

O trabalho a ser realizado pela 10'Minutos também será determinante para que a Natura defina como serão feitos seus investimentos em mídia digital. Desde o início do ano, a conta publicitária da marca está dividida entre Taterka e Peralta StrawberryFrog. A Lew'Lara\TBWA, que atendia o cliente até 2007, está em processo de finalização da parceria com o anunciante. Apesar disso, a ID\TBWA continuará atendendo a conta interativa da Natura, desenvolvendo projetos conjuntos com a Taterka. O anunciante também trabalha com a MídiaClick na área de links patrocinados.

"A mudança que o mundo dos negócios sofreu nos últimos anos, hoje se reflete diretamente nas estratégias de marketing das grandes empresas e não é possível mais dar um passo nesta área sem ter um claro 'mapa da estrada' do quanto estamos gastando e com que objetivo", frisa Stanlei Bellan, sócio e diretor de planejamento da 10'Minutos.

Já o diretor de marca e comunicação da Natura, Eduardo Costa, pretende que o planejamento interativo traga mais segurança na tomada de decisão sobre os investimentos da empresa em internet. "A aposta neste tipo de planejamento se justifica pelo apoio que a equipe interna recebe para aprofundar discussões de estratégia sem perder o foco nas atividades de dia-a-dia. Esperamos que o resultado final nos traga também uma revisão da governança de internet e um plano de ação claro e alinhado com toda a estratégia da empresa para os próximos anos", salienta Costa.

Fonte: Meio e Mensagem

segunda-feira, 26 de maio de 2008

AlmapBBDO é agência do ano no Wave Festival

Com uma forte pontuação em Press/Outdoor e em Cyber, a AlmapBBDO se tornou a primeira Agência do Ano do Wave Festival in Rio. A F/Nazca S&S ficou na segunda posição no geral, mas com o troféu mais cobiçado do festival: o GP em Film.

A DM9DDB, com boa performance nas principais categorias de Press/Outdoor e Cyber, ficou com a terceira posição. As quartas e quintas posições gerais ficaram Agência Click e a Gringo, destaques em Cyber.

Ao todo, 61 agências das 122 que inscreveram peças conquistaram prêmios, sendo que 16 delas vindas de Argentina, Chile, Colômbia, México, Venezuela e Uruguai. Duas delas conquistaram GPs: a mexicana Grupo W, em Cyber; e a Leo Burnett Argentina, em Outdoor. Os resultados foram revelados agora há pouco durante a cerimônia e o jantar de encerramento do festival.

Curiosamente, o pódio do Wave é praticamente o mesmo do ranking das agências latino-americanas mais premiadas desde 1999, segundo números apresentados na palestra de Donald Gunn, criador do Gunn Report. Neste, a AlmapBBDO lidera com a F/Nazca e a DM9 empatadas em segundo seguidas por seis argentinas: Del Campo Nazca S&S, Cravero Lanis, Vega Olmos Ponce, Y&R, Lowe Agulla & Bacetti e La Comunidad; com DDB México fechando as dez melhores.

Wave 2009
Na revelação da Agência do Ano, que aconteceu na noite desta quarta-feira, 21, José Carlos de Salles Gomes Neto, presidente do Grupo M&M, revelou a todos participantes a realização da próxima edição do Wave Festival in Rio. O evento acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de maio de 2009, também no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

Fonte: Meio e Mensagem

Promoção Sonho de Valsa

A marca Sonho de Valsa está realizando uma promoção para o Dia dos Namorados. De 16 de maio até 12 de junho os casais que quiserem declarar publicamente o seu amor e concorrer ao prêmio de "Melhor Declaração de Amor" podem se inscrever no site www.sonhodevalsa.com.br. A idéia é postar uma foto do casal e fazer uma declaração de amor criativa e diferente. As cinco melhores declarações serão transformadas em um filme, que será exibido na última semana de junho em seis salas de cinema da rede Cinemark, em São Paulo, durante o trailer de algum dos filmes em lançamento.

Fonte: Portal da Propaganda

AlmapBBDO cria campanha para Havaianas focada no mercado europeu





Após ser definida, em março, como a responsável pela elaboração de campanhas para as sandálias Havaianas também na Europa e nos Estados Unidos (leia mais aqui), a AlmapBBDO criou os primeiros anúncios a serem veiculados no exterior.

Seguindo a característica comum da comunicação publicitária da marca, principalmente na mídia impressa, as peças abusam do colorido para conquistar os europeus. Acompanhando uma verdadeira explosão de tons, centenas de sandálias da linha Top são lançadas à frente, com frases como: “Sabe o que tem no final do arco-íris? Seus pés”, “Seus pés num paraíso: seminus e cercados de cores” e “Aprenda a colorir seus pés”.

A campanha estará presente em revistas como Bravo e Vogue, em Portugal; Glamour e GQ, na Espanha; Cosmopolitan e Vanity Fair, na Itália; Elle e Arena, na Inglaterra; e Elle e Cosmopolitan, na França.

Ficha técnica
Agência: AlmapBBDO
Anunciante: Havaianas
Direção de criação: Marcello Serpa
Redação: Tales Bahu
Direção de arte: Danilo Boer e Marcos Kotlhar
Atendimento: André Furlanetto, Cristina Chacon, Marina Fernandes e Caio Franco
Ilustração: Gelmi Estúdio de Arte
Produção gráfica: José Roberto Bezerra
Aprovação: Carla Schmitzberger, Christina Assumpção e Tania Grimaldi
Fonte: Portal da Propaganda

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Coca-Cola e Pepsi deixarão de anunciar para crianças

A Coca-Cola e a Pepsi pretendem até o final de 2008 cessar o direcionamento de anúncios e demais peças publicitárias para crianças de até 12 anos. A idéia é auxiliar na luta global contra a obesidade infantil.

Além delas, outras fabricantes deverão endossar um novo código de marketing a ser divulgado nesta terça-feira, 20, pela International Council of Beverage Associations. As empresas deverão se comprometer a instaurar o código em todo o mundo até o final de 2008, durante encontro anual da Organização Mundial de Saúde (OMS), nesta semana.

Pelas diretrizes do código, as fabricantes se comprometerão a eliminar o marketing de bebidas, inclusive refrigerantes, para qualquer programa com audiência composta predominantemente de crianças dessa faixa.

A política abrange meios de comunicação como televisão, rádio, mídia impressa, internet, SMS e cinema, além de merchandising. Água, sucos e bebidas com base em laticínios estão livres das restrições.

A OMS e agências governamentais vêm pressionado a indústria de bebidas e alimentos a enfrentar a questão da obesidade entre os mais jovens. Este é o maior acordo acertado até agora. Para as empresas do ramo, o temor é de que elas tenham uma imagem negativa como a da indústria do tabaco, caso se dissemine a visão de que estão empurrando produtos prejudiciais às crianças.

O órgão de defesa do consumidor Consumers International (CI) avalia que o código não é o suficiente: "Nós precisamos de acordos globais de restrição que compreendam toda a indústria de alimentos e bebidas, e não de uma auto-regulamentação de caráter parcial", afirma o gerente de campanhas Emily Robinson.

Fonte: Meio e Mensagem

O DNA e os nutrientes da força das marcas

Na semana passada, em Brasília, tive a oportunidade de participar de uma festa que comemorou os 200 anos da marca Correio Braziliense. Um fato raro em nosso mercado, dentro do qual conta-se nos dedos as marcas tão longevas, como esta e a do Banco do Brasil. A ocasião foi excelente para se fazer algumas reflexões sobre o DNA e os nutrientes da força das marcas, pois elas não apenas necessitam de uma boa e relevante gênese, como dependem essencialmente de serem nutridas com propriedade e constância.

Na sua origem, o Correio Braziliense foi fundado por José Hipólito da Costa no ano de 1808, em Londres, e era enviado clandestinamente ao Brasil nos porões dos navios mercantes. As dificuldades eram imensas, mas o ideal da missão jornalística fez com que essa marca se transformasse em símbolo da imprensa livre.

No dia de inauguração de Brasília, em 1960, a propriedade do nome e os ideais do empreendimento foram resgatados por Assis Chateubriand e a organização Diários Associados, que lançou um novo jornal na nova cidade, gradativamente se transformou em um dos órgãos mais relevantes não apenas para a Capital da República, mas para todo o Brasil.

Assim, à denominação plena de significados e à belíssima memória da marca Correio Braziliense somou-se a nutrição permanente do bom jornalismo, do arrojo comercial, da alta qualidade gráfica e de impressão, da constante prestação de serviços à população – consubstanciando essa marca líder de nossa imprensa e mídia.

Falando na ocasião, José Roberto Arruda, governador do Distrito Federal, fez grandes elogios ao jornal e traçou um paralelo de sua marca com Brasília, que definiu como “marca” não apenas de uma nova cidade, mas sim de um novo Brasil – desde então mais voltado à totalidade de seu território e de sua gente, modificando a secular tradição de se governar fundamentalmente para as elites, fato que nem mesmo a República Velha havia conseguido modificar de forma essencial e que demandou os imensos esforços de Getúlio Vargas e Juscelino Kubistchek, dois homens do povo e de fora do centro do poder, para começar seu processo de efetiva transformação.

O vice-presidente José Alencar, rememorando seus tempos de empresário, elogiou não apenas a qualidade de difusor de marcas do Correio Braziliense, como de seu “irmão”, no Condomínio Associados, Estado de Minas; e falou de forma entusiasmada do momento que o nosso país vive, da imensa força presente e potencial da “marca” Brasil e do presidente Lula, a quem comparou com Pelé em termos de “marca” difusora dos méritos da brasilidade e dos brasileiros que superaram os mais duros obstáculos para se transformarem em exemplos mundiais de inteligência e perseverança.

A lição é clara: tanto Correio Braziliense como Brasília tiveram uma gênese muito adequada e relevante a seus propósitos, mas só se transformaram em realidade porque foram adequada e constantemente nutridas; por sua vez, Brasil, Pelé e Lula são “apelidos” simplificadores que adquiriram relevância de marca e foram gradativamente conquistando significados derivados de sua performance real, consubstanciando, de fato, marcas de sólido significado e extraordinário valor – como País, como esportista e como líder.

Fonte: Portal da Propaganda

Na passarela

A DPZ criou a nova campanha publicitária para apresentar aos consumidores o novo papel higiênico da Neve. Para destacar a novidade, a agência trouxe de volta o mordomo Alfredo, personagem que protagonizou diversas campanhas da marca. O filme mostra uma passarela com lindas modelos que vão e vêem, mostrando uma nova coleção em seda branca.

Durante o evento, contudo, uma das modelos dá sinais de que está incomodada, e acelera os passos rumo ao banheiro. Nesse momento, o mordomo ouve o tradicional grito de "Alfredooo!", aparecendo com o novo Neve numa bandeja. Após o desconforto, todos voltam felizes para a passarela, inclusive Alfredo, que é envolto nas cortinas de seda branca por duas modelos. Além do comercial, compreendem a campanha três spots.

Ficha Técnica
Direção de criação: José Zaragoza, Fernando Rodrigues e Marco Versolato
Criação: Robson Oliveira, Kleber Fonseca, Fernando Rodrigues e Marco Versolato
Atendimento: Maria Pestana e Rodrigo Picolo
RTVC: Paulo Moraes
Produtora do filme: Dínamo Filmes
Direção de cena: Edu Cama
Direção de fotografia: Vitor Amati
Montagem: Kaue Kabrera
Aprovação pelo cliente: Mário Loor e Jamile Sayão

Fonte: Portal da Propaganda

terça-feira, 20 de maio de 2008

Petrobrás é a terceira maior empresa das Américas

A Petrobras passou a Microsoft e se tornou a terceira maior empresa das Américas em valor de mercado, estimada em R$ 473,3 bilhões, segundo balanço da Economática.

À frente estão apenas a Exxon Mobil, que vale R$ 806,9 bilhões e a General Electric, estimada em R$ 527,8 bilhões. A Microsoft, que até pouco tempo era a terceira maior empresas do continente, está na quarta posição, estimada em R$ 460,3 bilhões.

A Vale também aparece na lista das dez maiores, com valor de R$ 323,8 bilhões. Se considerado o ranking com as 50 maiores empresas, o Bradesco fica na 43ª posição, valendo R$ 110,8 bilhões.

O valor de mercado da Petrobras mais do que dobrou nos últimos 12 meses. A descoberta dos novos campos de petróleo e a alta do preço do barril ajudaram na disparada. Já o Google caiu da 8ª para a 12ª posição.

As dez maiores empresas das Américas (em dólares):
1) Exxon Mobil - US$ 489,640 bilhões
2) General Electric - US$ 320,253 bilhões
3) Petrobras - US$ 287,171 bilhões
4) Microsoft - US$ 279,306 bilhões
5) AT&T Telecomunicações - US$ 238,056 bilhões
6) Wal Mart Stores - US$ 225,562 bilhões
7) Chevron Texaco - US$ 207,625 bilhões
8) Procter & Gamble - US$ 203,787 bilhões
9) Vale do Rio Doce - US$ 196,495 bilhões
10) Berkshire Hathaway - US$ 189,580 bilhões

Fonte: Portal da Propaganda

Coisa nossa

A Loducca estréia sua primeira campanha para a Companhia Müller de Bebidas, cliente conquistado no final do ano passado. Composta por filmes, jingles e mídia exterior, a campanha destaca o produto carro-chefe da Müller: a Cachaça 51 – anunciante que estava fora do ar desde 2003.

Ficha Técnica
Criação: Celso Loducca, cássio Moron e Ana Carla Reber
Planejamento: Raphael Barreto, Íris Jonk e Celso Loducca
Atendimento: Andrei Sanches e Isabela Crepaldi
Produtora de imagens: Sentimental Filme
Produtora de som: Friends
Aprovação pelo cliente: Ricardo Menezes
Fonte: Portal da Propaganda

Problema meu

A AlmapBBDO criou um comercial que divulga a Casa do Zezinho, entidade não-governamental sediada em São Paulo que atende crianças e jovens carentes de seis a 18 anos. Apenas com um letreiro e imagens colhidas no centro da cidade, o comercial tem a pretensão de emocionar e conscientizar o telespectador.

Um ator mirim foi colocado no mesmo lugar, sentado, em duas situações diferentes: primeiro, bem vestido; e, posteriormente, sujo e maltrapilho. Quando o menino aparece sentado na calçada em bons trajes diversas pessoas param para questionar se poderiam ajudá-lo. Diante do mesmo menino, porém, desta vez, com roupas rasgadas, a reação foi contrária. Após as imagens, a mensagem “Por que algumas crianças são problema nosso e outras não?” completa a peça.

Ficha Técnica
Direção de criação: Dulcidio Caldeira e Luiz Sanches
Criação: Romero Cavalcanti
Atendimento: Joanna Guinle, Marina Fernandes e Patrícia Gerard
Mídia: Paulo Camossa e Cássio Soares
Produtora do filme: Cinema Centro
Direção de cena: Paulo Gandra
RTVC: Egisto Betti
Edição: Tales Martins
Finalização: Cinema Centro
Aprovação pelo cliente: Dagmar Garroux e Maria Célia Gonçalves

Fonte: Portal da Propaganda

Objeto de desejo

A Skol lança uma campanha de TV em todo o Brasil para anunciar uma promoção inusitada: vai distribuir 100 geladeiras de Skol para as respostas mais criativas. Será divulgada a pergunta “Onde você armaria o boteco com uma geladeira da Skol?”. As respostas poderão ser enviadas até dia 30 de junho para o site http://www.geladeiraskol.com.br/ e também via SMS 49220. Os autores das 100 respostas mais criativas realizarão o sonho da geladeira de Skol própria.

Criada pela F/Nazca S&S, a campanha de divulgação começa nesta semana com filme de 30” que segue o conceito bem-humorado da comunicação da marca. O comercial brinca com a idéia do “sonho da casa própria” e leva o espectador a diversas situações de desejo pela “realização do sonho da geladeira de Skol própria”.

Ficha Técnica
Agência: F/Nazca S&S
Cliente: Skol
Produto: Skol Pilsen
Diretor de criação: Fabio Fernandes e Eduardo Lima
Criação: Fábio Fernandes, Ricardo Jones e Airton Carmignani
Rtvc: Regiani Pettinelli
Atendimento: Marcello Penna, Christiano Bock e Juliana Carvalho
Midia: Marco Formoso, Douglas Nascimento, Rafaela Queiroz e Fábio Baracho
Planejamento: Fernand Alphen e Bertrand Coca
Produtora do filme: Cine
Direção de cena: Clovis Mello
Fotografia: Jean Benoit
Finalização: Digital 21
Produtora de som: Tesis
Produtor: Silvio Piesco
Locutor: Nestor Chiesse
Aprovação pelo cliente: Carlos Lisboa, Marcel Marcondes e Thiago Zanettini

Fonte: Portal da Propaganda

Secom investe mais de R$ 40 milhões em nova fase de "Mais Brasil para mais brasileiros"

Estréia nesta terça-feira, 20 de maio, a segunda fase da campanha publicitária federal “Mais Brasil para mais brasileiros”, que recebeu em sua primeira etapa um montante de pouco mais que R$ 38 milhões e durou cerca de três meses, de outubro a dezembro de 2007. Desta vez, o investimento é ainda maior e a duração, menor. Mais de R$ 40 milhões serão aplicados na nova campanha, que vai até o final de junho. Estima-se que é a maior quantia desembolsada de uma só vez para uma campanha do governo desde o início do segundo mandato do Presidente Lula.

Segundo José Otaviano Pereira, secretário de comunicação integrada da Secom, a intenção desta vez é falar ao público de forma mais informativa do que na primeira fase. “A diferença desta fase está na informação dos projetos do governo federal, que no ano passado não foi o primordial. Nosso objetivo é organizar o entendimento da população e mostrar a importância dos diversos segmentos atuantes na construção do País”, afirma Pereira.

Para fazer valer o investimento no esforço de comunicação e a fim de obter um melhor resultado das ações, a Secom realizou uma pesquisa em 10 Estados para descobrir a forma que se enquadra de acordo com os anseios da população. “As questões de caráter regional são as que mais chamam a atenção dos habitantes brasileiros. Eles querem saber o que está sendo feito em suas regiões. E esperam que o governo comunique suas obras”, justifica o secretário.

Portanto, a campanha estréia nesta terça, 20, com um filme nacional, mas as ações regionais se darão em seguida, a partir da semana que vem. Para tanto, a Secom realizou uma concorrência interna entre suas três agências (141 Soho Square, Matisse e Propeg) e dividiu o país em três regiões, delegando a cada agência a responsabilidade para a criação da comunicação em nove Estados.

A 141 ficará com Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe; enquanto a Matisse cuidará de Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e São Paulo; e a Propeg será a responsável pelos estados do Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

A Secom ainda montou um grupo de planejamento de mídia com integrantes das três agências, mas coordenado pela Matisse; e um de vídeo, encabeçado pla Propeg. A comunicação envolverá TV, rádio, jornal, revistas e internet.

No ano passado, a campanha foi veiculada em 1364 emissoras de rádio de 771 municípios; foram exibidos 55 programetes de um minuto e meio nas capitais e cidades com população acima de 500 mil; e 33 programetes para os demais municípios de 25 mil a 500 mil habitantes. A execução foi da Matisse e o material produzido para internet, emissoras de televisão e jornais foram coordenadas pela Lew Lara, que atendia a conta à época.

Fonte: Portal da Propaganda

segunda-feira, 19 de maio de 2008

AdeS na sintonia dos ritmos urbanos em ruas de São Paulo, Rio e Curitiba

A AdeS, da Unilever, deu início a uma intervenção urbana de forma criativa nas ruas de São Paulo: a ação “Ritmos urbanos AdeS”, que estará presente em estações de metrô, shoppings e em outros pontos de grande fluxo de pessoas das capitais paulista, carioca e paranaense.

“Tínhamos o desafio de falar dos benefícios das vitaminas e minerais que só AdeS tem de uma forma descontraída. Foi quando conseguimos unir os principais atributos do produto: força e nutrição, com o conceito 'Ritmos do dia-a-dia'”, explica a gerente de marketing Patrícia Pollice.

O lançamento (veja o vídeo abaixo) aconteceu no Cine Kinoplex, no bairro do Itaim, em São Paulo. Esta foi a primeira de uma série de sete apresentações que a marca fará com DJs e VJs que mixam ao vivo sons e imagens que representam as cenas mais presentes no dia-a-dia das pessoas. Em determinado momento da apresentação, 50 street dancers, trajados como personagens comuns do cotidiano, ficam paralisados e, poucos segundos depois, começam uma performance que remete a diversos ritmos tocados. Depois, dispersam-se em meio à multidão e seguem seu dia-a-dia como se fossem pessoas normais.

A Power4 é a agência responsável pela criação, estratégia e implantação da ação, que conta com nomes de peso da produção artística e urbana nacional, como o premiado Coletivo Bijari – grupo de artes visuais formado por arquitetos e artistas, considerado pela revista inglesa Time Out como um dos top five Visual Artists do mundo –, além do produtor musical Emmo – que é também o curador artístico de um dos maiores festivais de música eletrônica do Brasil – e o street dancer Frank Ejara, entre outros.

Antecedendo as apresentações públicas, a ação “Ritmos urbanos AdeS” teve início com uma projeção teaser de silhuetas de pessoas que dançavam em diversos ritmos. Essas projeções aconteceram em prédios de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, ao longo desta semana.

As novidades estão alinhadas ao novo posicionamento de AdeS para o mercado, que traz conceito divertido, com tom alegre e uso de cores vibrantes. “É isso que queremos passar ao público: modernidade, vibração, movimento e energia, além, é claro, da qualidade e da inovação que AdeS apresenta aos seus consumidores”, finaliza Pollice.

Fonte: Portal da Propaganda

SOS Mata Atlântica divulga Viva a Mata com campanha da F/Nazca S&S








A quarta edição do Viva a Mata, mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica – realizada pela SOS Mata Atlântica –, será divulgada por meio de uma campanha criada pela F/Nazca S&S. O filme, assim como os quatro anúncios que formam o esforço de comunicação, foram elaborados sob o conceito “Você é vizinho da Mata Atlântica. Respeite para ser respeitado”.

No comercial, um homem caracterizado como árvore toca a campainha de uma casa. Quando o morador abre a porta, o visitante adentra pelo recinto e “desaba” em cima de diversos móveis, destruindo parcialmente a residência. Depois de satisfeito, o homem-árvore sai tranquilamente pela porta, quando o mote da campanha aparece em destaque.

Os anúncios, que usam predominantemente as cores vermelha e preta, trazem imagens que tornam explícita a agressão que a natureza sofre diariamente, proveniente de situações corriqueiras. Em uma das peças, uma única árvore aparece, minimizada, em frente a enormes chaminés vermelhas que expelem uma grande quantidade de fumaça negra. No canto, as frases “Nem política. Nem boa vizinhança” dá o tom do alerta.

Toda a mídia impressa traz ainda o pequeno manifesto: “Somos vizinhos da Mata Atlântica. Péssimos vizinhos. 110 milhões de pessoas vivem na região da Mata Atlântica e não sabem. Mais respeito, por favor". Abaixo dele estão destacados o http://www.sosma.org.br/ e mais informações sobre o Viva a Mata – que acontece de 31 de maio a 1º de junho na marquise do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Por ser uma campanha que prima pela conscientização ambiental, diversos veículos estão cedendo espaço para sua divulgação, entre eles Rede Globo, Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, TV Mundial, TV Mackenzie, TV Minuto, TV Trem, SescTV, Grupo RPA, Studio Sat e Programa Vitrine SP. Vanessa Camargo, embaixadora da SOS Mata Atlântica, também gravou um spot chamando o público para o evento, que será veiculado com apoio de 92,5 FM, Tupi FM, Rádio Vida e Web Rádio Jovem Mix.

Mais sobre o evento
Com apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, o Viva a Mata tem como objetivo comemorar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio), promover a troca de informações e experiências entre os que lutam pela conservação deste bioma, realimentar o movimento ambientalista, informar e conscientizar a sociedade por meio de palestras, debates, estandes temáticos, oficinas, peças de teatro, maquetes interativas, lançamento de livros, atividades com voluntários e exposições de ONGs que atuam em diversas regiões do Brasil com projetos pela conservação da Mata Atlântica.

Na edição passada, o Viva a Mata reuniu cerca de 100 projetos e recebeu mais de 75 mil pessoas interessadas em conhecer o que está sendo feito no País em relação à questão, assim como em aprender como melhorar sua relação com o meio ambiente. O evento é aberto ao público.

Mais informações: http://www.sosma.org.br/, comunicacao@sosma.org.br ou (11) 3055-7888.

Ficha técnica
Agência: F/Nazca S&S
Direção de criação: Fábio Fernandes e Eduardo Lima
Criação: Eduardo Lima e Marco Monteiro
RTVC: Adriano Costa
Atendimento: Daniela Keller e Barbara Ferreira
Planejamento: Fernand Alphen e Dorian Dack
Mídia: Marco Formoso e Cesar Nery
Produtora do filme: Dinamo Filmes
Direção de cena: Vitor Amati
Direção de fotografia: Vitor Amati
Montagem: Humberto Martins
Finalização: Dinamo Digital
Produtora de som: Tesis
Maestro: Silvio Piesco
Fonte: Portal da Propaganda

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Alunos brilham em noite de premiação


Alunos do 7º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da UNG foram destaque na cerimônia de entrega do prêmio “Um Brinde à Saúde”, promovido pelo Instituto ONG Barong. As agências, formadas em sala, pelos estudantes do curso, inscreveram suas peças e marcaram presença em praticamente todas as categorias premiadas. Alunos de diversas instituições participaram do evento, que contou, também com diversas autoridades públicas compondo a mesa.

Os universitários que produziram as peças laureadas receberam como parte da premiação, um notebook, além de certificados para os três primeiros colocados. Ao todo foram entregues seis computadores portáteis, sendo que dois foram destinados aos alunos da UNG. Dentre os quinze trabalhos certificados entre as três primeiras colocações do concurso, seis foram entregues aos estudantes da Universidade Guarulhos.

O concurso – Destinado a estudantes das áreas de comunicação, publicidade e design gráfico, a iniciava do Instituto Barong teve como objetivo incentivar futuros profissionais paraa realização de ações socialmente responsáveis.

Os acadêmicos da UnG participaram com a criação de peças publicitárias com tema voltado à conscientização a cerca dos males decorrentes do uso excessivo de álcool.

Nas categorias “Porta-Copos” e “Porta-Garrafas”, foram premiados com o 1.º lugar os alunos Renato Billa, Rodrigo Susnara, Andréia Zanotto, Danilo Santos e Johnny Asnal, do sétimo semestre de Publicidade e Propaganda. A 2.ª colocação da categoria “Porta-Copos” também foi preenchida pelos alunos da UnG: Sandra Jacqueline, Daniela Câmara Ferreira, Donizete Guedes Borges, Edinéia Luiza Beraldo, Érica Peralta, Humberto de Oliveira Júnior, João Octávio de Oliveira Hernandes e Michelly Farias Rocha.

O terceiro lugar da categoria “Porta-Garrafas” foi para o grupo composto pelos alunos Nathalia Ibeli, Danilo Guedes Cardoso e Samir Mesquita Rizk; e os das categorias “Cartazes” e “Jogos de Mesa” ficaram nas mãos do grupo que tem como integrantes os futuros publicitários Débora Melo dos Santos, Natália Oliveira, Kelly Peixoto, Maria Darklea Santana, Verônica Helena Tatto e Débora Regina Souza, todos da UnG.
Fonte: AGECOM

Coca-Cola escolhe agência argentina para campanha da Copa de 2010

A Coca-Cola já selecionou a agência que desenvolverá sua campanha global pelo patrocínio da Copa do Mundo de 2010, que acontece na África do Sul. A responsável será a argentina Santo, que cuidará do job por meio de seu escritório recém-aberto em Londres – decisão anunciada por Jonathan Mildenhall, vice-presidente global de comunicação da Coca-Cola.

Para dar conta do trabalho, a agência está contratando novos profissionais para a unidade londrina, que serão comandados por Pablo Minces, diretor de criação da Santo. Na supervisão do atendimento estará Martin Cole, consultor da WPP – grupo mundial do qual a agência é integrante. O esforço de comunicação deverá compreender comerciais, mídia impressa, exterior e on-line, sendo veiculado em mais de 100 mercados ao redor do mundo.

Para a última edição da Copa do Mundo, em 2006, a campanha da Coca-Cola foi elaborada pela Wieden & Kennedy Amsterdan, que deixou de desenvolver projetos ligados ao futebol após ter conquistado a conta global da empresa, no mesmo ano. Autora do filme “Fábrica da felicidade” (veja mais aqui), a agência holandesa também será responsável pela criação da comunicação publicitária da marca com motivos das Olimpíadas de Pequim.

A Santo já tem larga experiência em campanhas ligadas ao esporte mais popular de nosso país. Em sua sede, em Buenos Aires, foram criadas algumas das últimas campanhas da própria Coca-Cola com ligação ao futebol, além das peças que divulgam a Eurocopa 2008, que acontece em junho na Suíça e na Áustria.

Fonte: Portal da Propaganda

Educação é o setor de serviço que mais investe em publicidade

As instituições de ensino são as que mais investem em publicidade no setor de serviço, pelo que indica a última pesquisa do Ibope Monitor, que levantou os dados do mercado referentes ao último trimestre de 2007. O setor educacional aparece abrangendo 36% do total de R$ 1,2 bilhão investido no período – marca que superou em 22% o montante direcionado aos mesmos fins em 2006.

Em segundo lugar vem os serviços de saúde, que corresponderam a 12% do bolo total, seguidos por transporte aéreo (7%) e restaurantes (6%). Serviços de beleza, segurança e automotivos não ultrapassam os 2%.

Em relação às mídias, a única que indicou queda no período foi outdoor, passando de R$ 9 milhões para R$ 5,3 milhões em investimentos – o que não chega a 1% do total. O principal salto foi do cinema, que recebeu R$ 9,2 milhões provenientes da publicidade, valor que corresponde a um aumento de 141% entre o último trimestre de 2007 e o mesmo período em 2006.

A TV ainda é a mídia mais procurada para as mensagens publicitárias do setor. Com R$ 485 milhões, é nela que 40% da verba dos anunciantes foi aplicada. Bem próximos estão os jornais, que, com 37% de participação nos R$ 1,2 bi, arrecadaram R$ 451,8 milhões, enquanto as revistas atraíram R$ 138,8 milhões (11%).

As informações foram retiradas do www.ibope.com.br.

Fonte: Portal da Propaganda

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Tô na próxima!

A Santa Clara assina a criação da campanha “Direitos do homem” para o FX, canal do grupo Fox Latin American Channels destinado ao público masculino. A campanha é composta por dois filmes de 30 segundos que serão veiculados nos canais por assinatura FOX, FX, NAT GEO e Telecine. Com a assinatura “FX, televisão para grandes homens”, os filmes retratam o questionamento de um homem cansado de viver em um mundo onde ele não pode mais ser, fazer ou comer coisas tipicamente masculinas e tampouco assistir televisão com programação feita para homens.

Fazem parte da estratégia de divulgação cinema, mídia impressa, internet e um hotsite colaborativo (www.direitosdohomem.com.br) onde os homens irão defender seus direitos, enviando vídeos-manifestos que podem aparecer no FX, e ainda concorrem a prêmios.

Fonte: Portal da Propaganda

Nielsen divulga estudo sobre uso de celulares no Brasil

Com 62 celulares para cada 100 habitantes, o Brasil ainda explora pouco o potencial e as oportunidades oferecidas por esse mercado. Seja para gerar conteúdo, efetivar uma comunicação mais íntima com os usuários ou aina estabelecer uma relação mais próxima entre marcas e consumidores, ainda há no País uma série de detalhes a serem resolvidos para a exploração dos telefones celulares como mídia. "Para começar a pensar ações para os dispositivos móveis, três regras devem estar bem claras na cabeça das empresas. São elas: respeitar a privacidade dos usuários, sempre prezar pela simplicidade e ter um completo entendimento do mercado", disse Roberto Vasquez, responsável pela divisão de mobile da consultoria Nielsen para a América Latina.

No intuito de traçar um panorama do que os usuários brasileiros de celular buscam e qual o comportamento atual no uso de serviços e ferramentas disponíveis nos aparelhos, a consultotia realizou uma pesuisa, que foi divulgada nessa terça-feira, 12, durante o 7º Tela Viva Móvel, evento anual promovido pelas revistas Teletime e Tela Viva.

Segundo Vasquez, embora em crescimento, o acesso à internet móvel, por exemplo, ainda não conta com a frequencia dos usuários de forma geral. Mesmo as mensagens de texto - diponíveis praticamente em todos os equipamentos que integram a base de mais de 124 milhões de assinantes no Brasil - ainda apresentam um número baixo de penetração, ou seja, cerca de 60%.

A pesquisa revelou ainda que entre os serviços mais utlizados nacionalmente estão os jogos que já vêm embarcados nos celulares com 25% de adesão, acessos à músicas, com 9%, seguidos pelos downloads de ringtones, que somam 6%.

Dois dados revelados pelo estudo também chamaram a atenção. Quando pesquisados os usuários da cidade de São Paulo, 44% não fazem uso de outro serviço que não os de voz, ou seja, nem mesmo o envio de SMS apareceu entre os erviços utilizados por essa parcela da população paulista proprietária de telefones móveis. Já os aparelhos com recurso para sintonizar estações de rádio imperam entre os consumidores, sendo que 14% disseram fazer uso desse recurso. "O gosto pelo rádio é algo que constatamos no Brasil e que não é comum observar em nenhum outro lugar do mundo. Acho que aí está uma oportunidade e um ponto a ser olhado com bastante atenção", comentou Vasquez.

Já entre as ferramentas que despertam o desejo dos usuários, as câmeras fotográficas ambarcadas nos equipamentos continuam liderando a lista de preferências com 78%, seguida pela possibilidade de ouvir música digital (66%), rádio (59%) e Bluetooth (43%).

Fonte: Meio e Mensagem

quarta-feira, 14 de maio de 2008

El Sol recebe número recorde de inscrições em sua 23º edição

O El Sol – Festival Ibero-americano de Comunicação Publicitária comemora mais um recorde de inscrições. Em sua 23º edição, que acontece de 29 a 31 de maio, em San Sebastián, na Espanha, concorrerão por um Sol de Ouro, de Prata ou de Bronze um total de 3.774 trabalhos, vindos dos mais diversos países da Iberoamérica. O volume ultrapassa em 8% o número de inscrições de 2007.

Entre as nove áreas que formam a competição, aparecem em destaque a de Campanhas integradas, que chegou às 35 inscrições, um aumento de 218% em relação ao ano passado; Mídia, com 154 jobs inscritos, 34% a mais que em 2007; TV-Cine, com 620 comerciais na disputa; e Gráfica, mais uma vez com o maior número de inscrições: 1.708. Em Suportes Interativos, concorrem 559 peças, 269 em Rádio, 166 em Marketing Direto, 176 em Marketing Promocional, 39 em Relações Públicas e 48 em Produtoras.

Os trabalhos inscritos vêm de 18 países, sendo que o maior participante ainda é a própria Espanha, que este ano concorre com 2.278 peças. Em seguida aparecem Argentina (520), Brasil (228), México (209), Portugal (132) e Estados Unidos (60). Completam a lista de participantes Colômbia, Chile, Porto Rico, Equador, Guatemala, Peru, Venezuela, Uruguai, República Dominicana, El Salvador, Paraguai e Costa Rica.

Fonte: Portal da Propaganda

Vidax abre 1.000 vagas de emprego em SP

A Vidax Contact Center acaba de abrir 1.000 vagas de emprego na cidade de São Paulo. São 800 oportunidades na região central e 200 na filial da Barra Funda, para todas as posições de uma central de atendimento: operadores, auditores, supervisores, monitores e gerentes.

Para os operadores, a remuneração varia de R$ 450 a R$ 920, com registro em carteira e benefícios garantidos pela CLT. Para trabalhar com telemarketing ativo ou receptivo, SAC ou na área de cobrança, a empresa exige candidatos com mais de 18 anos, com Ensino médio completo, conhecimentos de informática e facilidade de acesso ao local de trabalho. Não é necessário ter experiência anterior. As outras funções exigem experiência comprovada em centrais de teleatendimento.

Serviço

A inscrição para os processos seletivos pode ser feita com o envio do currículo para o e-mail rhcv@vidax.com.br. Se preferir, o candidato pode entregar o currículo pessoalmente, das 9h às 18h, na rua Sete de Abril, 230 – térreo, Centro, São Paulo/SP, ou na avenida Ermano Marchetti, 826, Barra Funda.

Fonte: Consumidor Moderno

Caixa Econômica Federal habilita 27 agências

Foram abertas nesta terça-feira, 13, as propostas das agências que se candidataram à licitação pela conta de publicidade da Caixa Econômica Federal, que soma investimentos anuais de R$ 260 milhões. Durante sessão pública foram verificados os documentos entregues pelas 27 concorrentes, sendo que todas foram habilitadas.

São elas: 141/SoHo Square, Agnelo Pacheco, Arcos, Bees Publicidade, Big Grande Idéias, BorghiErh/Lowe, Competence, DCR, Escala, Euro RSCG Brasil, Fischer América, Giacometti, Giovanni+DraftFCB, Heads, Link/Bagg, Lua Branca, Matisse, Morya, NovaS/B, Organização Comunicação e Propaganda, Perfil Publicidade, Propeg, Quê Comunicação (PPR), RC Comunicação, Salles Chemistri, White e Z+ Comunicação.

Três agências serão escolhidas para atender a instituição. Os novos contratos poderão ser prorrogados por até 60 meses. Segundo Rosilene Pimenta, gerente da divisão de padrões e planejamento da Superintendência de Marketing e Comunicação da estatal, a previsão é de que a concorrência seja concluída até o mês de julho.

Durante a sessão desta terça-feira, cada uma das 27 agências entregou cinco envelopes. O primeiro continha a documentação para habilitação. Os envelopes de número dois e quatro também foram abertos para rubrica de todos os presentes. No segundo está a proposta técnica apócrifa e no quarto as informações sobre a capacidade de atendimento da agência.

Os dois envelopes seguiram para análise de uma subcomissão técnica da Caixa Econômica Federal que deverá informar suas conclusões em até 15 dias úteis. As informações da proposta apócrifa serão confrontadas com a identificada para que a comissão possa atribuir notas às agências.

A Caixa informou que os resultados da próxima etapa serão apresentados em sessão pública assim que a subcomissão técnica concluir o trabalho de análise.

O envelope número cinco, que contém a proposta de preços, só será aberto na última fase da concorrência.

As agências vencedoras farão o serviço de planejamento, estudo, execução, distribuição, produção, reprodução e veiculação de campanhas e peças publicitárias em formato online e off-line. Fazem parte dos serviços o plano de mídia, produção de vídeo, pesquisas pré-testes e pós-testes vinculados à concepção destas campanhas, que deverão ser prestadas em todo o território nacional e em todos os mercados internacionais de interesse e atuação da Caixa, de acordo com as necessidades da empresa.

Os contratos que a Caixa possui com a Fischer América, NovaS/B e TBWA\BR, terminaram no dia 18 de abril.

Fonte: Meio e Mensagem

terça-feira, 13 de maio de 2008

Terceira idade pode ser a melhor da vida em nova campanha do HSBC

A nova campanha publicitária do HSBC Brasil, que divulga seus planos de previdência, tem como protagonistas homens e mulheres já na faixa dos 70 anos, divertindo-se como se fossem crianças. Criado pela JWT Curitiba, o esforço de comunicação tem como objetivo mostrar que o futuro, quando planejado, pode ser a melhor fase da vida.

Intitulado “Crianças”, o filme da campanha traz em destaque um componente poético, sem deixar de apresentar o toque de humor que caracteriza toda a comunicação publicitária da instituição financeira. “Para falar de previdência, nossa intenção é mostrar que existe um argumento melhor do que a antiga promessa de um futuro tranqüilo: é a garantia de um futuro feliz, muito feliz”, ressalta Mario D’Andrea, que assina a direção de criação ao lado de Fábio Miráglia, em comunicado enviado ao PortaldaPropaganda.com.

Na peça, diversos amigos, já de cabelos totalmente brancos, aparecem realizando brincadeiras típicas da infância, como tocar campainha e correr ou duelar com espadas de madeira. Além do comercial de 60 segundos, a campanha é composta por spots e anúncios em jornais. Felipe Figueiredo, da Cine, é responsável pela direção de cena, enquanto Lito Mendes da Rocha pela direção de fotografia.

Ficha técnica
Agência: JWT Curitiba
Anunciante: HSBC
Direção de criação: Mario D’Andrea e Fabio Miraglia
Redação: Mario D’Andrea e Rodolfo Amaral
Direção de arte: Fabio Miraglia e Jorge Uesu
Atendimento: Gabriela May, José Fernando Lopes e Paula Mosimann
Planejamento: Ken Fujioka, Guega Rocha e João Gabriel Fernandes
Mídia: Anita Bardeli, Thatiana Almeida e Rilza Silva
RTV: Renata Soares e Danielle Alvim
Produtora do filme: Cine
Direção de cena: Felipe Figueiredo
Direção de fotografia: Lito Mendes da Rocha
Pós-produção e finalização: Digital 21
Produtora de som: Lua Nova
Aprovação pelo cliente: Glen Valente

Fonte: Portal da Propaganda

Loducca elabora campanha internacional para Peugeot

A Loducca foi selecionada para desenvolver a campanha de lançamento do novo modelo 207 da Peugeot. O trabalho da agência foi escolhido por meio de uma concorrência com algumas das principais responsáveis pela conta da montadora ao redor do mundo.

No momento, o projeto – que deve integrar filme, anúncios e mídia on-line, entre outras – está na fase de planejamento, sendo que a veiculação dos materiais deve acontecer em meados de agosto, juntamente com a chegada do veículo às concessionárias. A campanha deve comunicar o lançamento do 207 em todos os países em que o automóvel for comercializado.

A Peugeot foi acrescentada à carteira de clientes da Loducca em dezembro do ano passado, após concorrência que envolveu cerca de seis agências e também a disputa da conta publicitária da Citroën, que continua na carteira da Euro RSCG – anteriormente responsável pelo atendimento de ambas (leia mais aqui). Esta será a segunda grande campanha da Loducca para a Peugeot. A primeira, veiculada em março, focava o varejo.
Fonte: Portal da Propaganda

Hands apresenta 2º Boteco Universitário Sol

A Hands lançou na semana passada, em São Paulo, a versão 2008 do Boteco Universitário Sol. O evento, que passou por 22 faculdades da cidade em 2007, foi ampliado para sua versão deste ano. "Os espaços mais democráticos de todas as universidades são os botecos de seus arredores. Eles refletem o ambiente lúdico e a linguagem leve que representa esses jovens. E essa plataforma leva justamente o que eles possuem de mais representativo", conta Marcelo Lenhard, sócio-diretor da agência.

A idéia construída pela Hands para a primeira edição do Boteco Universitário Sol contou com diversas ações para os universitários. Além de uma carteirinha que dava desconto em bares, a Sol ainda ofereceu "botecos itinerantes" - caminhões estilizados com o clima de um verdadeiro bar, mas sem distribuir bebidas aos jovens -, a "Copa de Boteco", com jogos e competições como sinuca e truco, a "Copa FutSol", um campeonato de futebol de campo que contou com times de 20 faculdades paulistas e cerca de 440 atletas, e uma festa de encerramento para cerca de 5 mil jovens no Moinho Santo Antônio, com show do cantor Jorge Ben Jor.

Para este ano, mais novidades deverão acompanhar o evento. Além de um novo trabalho de leiaute, com a reestilização do logo, que agora se apresenta adequado à nova marca da Sol, novas ações serão realizadas. Além dos já tradicionais "happy hours" com diretores das Associações Atléticas Acadêmicas das faculdades e da Copa FutSol, Lenhard aposta em novidades para alcançar mais universitários.

"O site se tornará um portal para gerar uma maior interação com jovens do Brasil todo, que deve ultrapassar as fronteiras das cidades", aposta Lenhard. A página - no endereço www.botecouniversitariosol.com.br - será ampliada e receberá campanhas, ações de marketing viral, tabelas do torneio de futebol patrocinado pela marca e conteúdo criado pelos usuários. "A web 2.0 também chega ao boteco. Todos poderão construir conteúdos para o portal", aposta o executivo. Lenhard também conta que existem histórias que acabam se restringindo aos portões de cada universidade e que essas lendas poderão ser conhecidas por outros públicos. Embasado nessa justificativa, ele ainda aposta em vídeos que contarão fatos inusitados e irreverentes das faculdades.

Além de patrocinar as tradicionais baladas e cervejadas das faculdades, a Hands ainda prepara para o segundo semestre um fórum com a participação das atléticas, que contará com palestras e seminários sobre comunicação, marketing esportivo e captação de patrocínios, entre outros pontos. "A idéia é apresentar experiências e modelos de gestão, administração e marketing para os dirigentes das associações. Assim eles podem se preparar melhor para gerenciar órgãos tão importantes na vida acadêmica", finaliza Lenhard.

Fonte: Meio e Mensagem

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Malabarismos para vestir um jeans

Mais um viral explode em hits no YouTube. As visitações ao filme "Guys backflip into jeans" foram tantas que ele está em destaque na página inicial do site. O vídeo mostra jovens executando manobras quase circenses para vestir jeans. Trata-se de uma peça criada para a Levi´s pela agência Cutwater, baseada em São Francisco (EUA).

As acrobacias foram filmadas em março, mas só foram ao ar na segunda-feira, 05. Até a sexta-feira, 9, o número de views superava 1,4 milhão. A chefe de relações públicas da Levi Strauss, Erica Archambault, declarou ao site da revista Wired que a empresa não desejou que a marca ficasse claramente exposta, preferindo que as pessoas descobrissem por si que o filme mostra a nova linha de jeans sem ziper da grife.

Os jovens do filmes pertencem a uma trupê performática que tem habilidades em "break-dancing". A Levi´s assegura que não foram utilizados truques especiais durante as filmagens.

A Wired observa que o vídeo lembra "Guy catching sunglasses on his face", com pessoas colocando óculos escuros em situações inusitadas e até radicais - e sem as mãos. O filme foi postado anonimamente e depois se revelou um viral feito para a marca Ray-Ban. Quem criou? A Cutwater em parceria com Feed Company.

Fonte: Meio e Mensagem

Famiglia produz anúncio para Palmeiras



Com o objetivo de homenagear o torcedor palmeirense, a Famiglia criou anúncio com o pôster de campeão em uma forma diferenciada. As digitais de todos jogadores do Palmeiras foram incluídas no lugar das tradicionais fotos e sugere que o torcedor, figura essencial na conquista do título, faça parte deste time incluindo a sua impressão digital no pôster.

A peça é veiculada no jornal Lance desta sexta-feira (09/05) e na segunda-feira (12/05) no Propaganda & Marketing. A criação é de Edu López, Stefano De Luccia e Fabio Moran com direção de criação de Átila Francucci e Fernando Nobre.

Fonte: Adnews

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Todeschini investe em TV Corporativa

A empresa implantou o programa de treinamento Saiba Todeschini, estruturado em cima de três pilares fundamentais no repasse de conteúdos para treinamentos eficientes: cursos presenciais, ensino a distância via internet e um canal de TV fechado.

Funcionando desde o segundo semestre de 2007, a TV Corporativa Saiba transmite informações e apresenta as melhores práticas para toda rede de varejo da marca e colaboradores, atingindo lojistas, gerentes, vendedores e montadores.

Segundo o coordenador do Setor de Treinamentos da Todeschini, Márcio Augusto Machado, pesquisas identificaram a necessidade de transmitir de forma rápida os conteúdos ministrados nos treinamentos, bem como as novidades da fábrica - que tem sede em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Fonte: Adnews

Casa Cor cria TV personalizada

A Casa Cor, evento de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina, lança a TV Casa Cor, em parceria com a YMidia, empresa que presta serviço de Digital Signage no Brasil. A YMidia será responsável em produzir conteúdo para as telas que estarão espalhadas pelo Evento, que acontecerá entre os dias 20 de maio a 9 de julho, no Jockey Club de São Paulo.

A programação da TV Casa Cor será composta por informações dos 69 ambientes do evento, desenvolvidos por 88 profissionais, dentre renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas, além de também veicular notícias sobre desfiles de moda, agenda cultural, making off, imagens em homenagem à Oscar Niemeyer e paisagens do Brasil e do mundo.

Intercalado com a programação personalizada da TV Casa Cor, as telas também terão espaço para anúncios publicitários. Além disso, serão instaladas antenas de bluetooth, que enviarão aos celulares dos visitantes as mensagens dos anunciantes. "Foi o casamento perfeito. Aliar tecnologia e inovação em mídia à CASA COR. Isso reflete diretamente a magnitude do principal evento de arquitetura e decoração da América Latina" diz Carlos Eduardo, diretor da YMIDIA DIGITAL SOLUTION.

Para João Doria Jr., presidente da CASA COR, a parceria com a YMIDIA faz parte da estratégia de inovação da empresa. “A partir deste ano, vamos reforçar ao evento CASA COR os conceitos de qualidade, exclusividade e bom gosto. Por isso, a tecnologia não pode ficar de fora, tanto é que buscamos o melhor parceiro da área em comunicação indoor, para informar e ainda facilitar a visitação do público aos ambientes”, comenta.

Fonte: Adnews

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Com lobby, propaganda de bebidas ganha mais tempo

Após reunião, líderes conseguiram arrancar do Governo a promessa para retirar urgência do projeto que proíbe propaganda de bebidas alcoólicas, no rádio e TV, entre 6h e 21 horas.

A informação foi repercutida no final da tarde desta quarta-feira pelo líder do governo e deputado, Henrique Fontana, que participou do encontro.

A reunião aconteceu em Brasília e envolveu o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia. A promessa é de que Chinaglia irá recolocar o projeto na pauta do Plenário, em julho.

Apesar de sair da urgência, Fontana garantiu que o fato não muda a posição do governo sobre a proposta e disse se tratar de uma revitalização da legislação sobre propaganda, assim como acontece em outros países.

Lobby
Grande parte dos líderes confirmou ter recebido muita pressão por parte de de anunciantes, agências de publicidade e veículos de comunicação. Mas, mesmo assim, disse que continua a prevalecer a opinião da maioria dos parlamentares, favorável ao projeto.

De acordo com a medida, de autoria do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a intenção é passara classificar alcoólicas bebidas com mais de meio grau de teror, o que condenaria cerveja, vinho, champagne, coolers.
Fonte: Adnews

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Marcas top of mind na internet são praticamente as mesmas de 2007

O UOL e o Datafolha divulgaram nesta terça-feira, 6 de maio, o segundo Prêmio Top of Mind Internet, que reconhece as marcas mais lembradas pelos usuários em 21 categorias, além de três segmentos especiais. As marcas Nike, Itaú, Visa, Skol, Coca-Cola, Gol, Brastemp, Sony (Câmera Digital), LG, (DVD Player e TV), Vivo, Motorola, Mcdonalds, Natura, Receita Federal e Fiat foram as bicampeãs da pesquisa em seus respectivos campos de atuação. A LG ainda aparece como top nas categorias Computador e Acessórios de Informática.

Nos segmentos especiais, Coca-Cola também apareceu como a mais lembrada na categoria Top Teen, enquanto Natura foi a escolhida em Feminino e Net foi a eleita em Heavy User, além de ter se tornado bicampeã na categoria TV por Assinatura.

“A pesquisa mostra que, de fato, os consumidores percebem as marcas mais presentes no meio”, diz Enor Paiano, diretor de Publicidade do UOL. “Para dar um exemplo, enquanto o Banco do Brasil lidera a lembrança de marca do Top of Mind geral, na pesquisa de internet as marcas mais lembradas são Itaú e Bradesco, que realmente têm grande presença no meio”, conclui.

A pesquisa foi realizada de 19 a 22 de fevereiro de 2008 nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Brasília; e ouviu 2.050 pessoas a partir de 14 anos que acessam a internet pelo menos três vezes por semana.

Veja todos os vencedores de 2008:
DVD Player – LG e Sony
TV – LG
Câmera Digital – Sony
Refrigerador – Brastemp
Computador e Notebook – Dell e LG
Acessórios de Informática – HP e LG
Operadora de Telefonia Celular – Vivo
Aparelho de Telefone Celular – Motorola e Nokia
Banco – Itaú
Cartão de Crédito – Visa
Cerveja – Skol
Refrigerante – Coca-Cola
Lanchonete – McDonald’s
Cia. Aérea – Gol
Automóvel – Volkswagen e Fiat
TV por Assinatura – Net
Serviço Público – Receita Federal
E-Commerce – Americanas.com
Higiene Pessoal – Colgate e Dove
Produtos de Beleza – Natura
Artigo Esportivo – Nike

Categorias especiais
Top Teen – Coca-Cola
Feminino – Natura
Heavy User – Net

Fonte: Portal da Propaganda

Na pilha


O grupo Newcomm anuncia oficialmente sua nova agência, intitulada Energy. A empresa nasce com a estrutura física da Dez Brasil – que já integrava a holding – e será comandada pelos sócios da antiga operação: Paulo Guerchfield, como presidente; e Vitor Knijnik, como vice-presidente de criação.

A agência traz como assinatura a expressão “Powered by Y&R”, o que significa que terá a seu dispor todo o ferramental da principal agência do grupo, como por exemplo pesquisas de mídia e networking internacional. “Herdamos a equipe e a experiência da Dez Brasil, acrescentando, como novidade, uma ligação maior com a Young & Rubicam”, explica Guerchfield.

A nova empresa procurará empregar a seus jobs um toque pessoal, buscando a aproximação de seus clientes ao público-alvo de cada ação, seja em marketing, vendas, recursos humanos, relações internacionais ou com investidores. “Estamos preocupados em diagnosticar bem, entender o problema dos clientes e traduzi-los em idéias, caso a caso”, completa o presidente da Energy.

Nas palavras de Roberto Justus, ceo do grupo Newcomm e presidente da Y&R, a nova operação é definida como “uma empresa de comunicação que tem um perfil um pouco diferente de uma agência tradicional por focar os públicos intermediários, sendo quase uma consultoria em comunicação e marketing”. O executivo ainda acrescenta: “É lógico que ela faz propaganda, mas entrando um pouco mais a fundo no negócio do cliente, não apenas com mídia de massa. Comparada a uma indústria de confecção, ela seria uma alfaiataria, diferentemente de uma Y&R, que trabalha um conceito um pouco mais abrangente”.

Knijnik amplia o raciocínio destacando que a agência está aberta para buscar, fora de sua estrutura fixa, soluções que se encaixem aos projetos. “Achamos que trabalhar só com um time formado de criativos publicitários também restringe formatos. Estamos procurando atuar mais livremente”, acrescenta, indicando que, para certos cases, é possível que artistas sem ligação direta com a publicidade tenham participação efetiva.

Justus já prevê que, até o final de 2008, a Energy represente 10% da receita da holding Newcomm no País. “A idéia é que a empresa cresça 50% em dois anos e passe a corresponder a 20% da receita do grupo”, finaliza o ceo.

A Energy, com sede na capital paulista, começa suas operações herdando TAM, TAM Express, TAM Viagens, Asics, Accenture, Banco Safra, Carta Capital, Fundação SOS Mata Atlântica, Roche, Shopping Eldorado e Vedacit da carteira da Dez Brasil, acrescentando a Mabe, uma das maiores empresas latino-americanas de linha branca; o Laboratório Neo Química; e a Barcardi Limited – que estava na carteira da Young & Rubicam.

Fonte: Portal da Propaganda

terça-feira, 6 de maio de 2008

Beija-beija



O novo comercial de Grendha, criado pela Escala e estrelado por Ivete Sangalo, mostra a magia do beijo associada ao uso das sandálias. No filme, que estreou neste domingo, 4 de maio, na Rede Globo das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Espírito Santo, a cantora baiana esbanja sensualidade, alto-astral e distribui beijos que contagiam as mulheres que passam por ela.

No clipe, Ivete Sangalo canta a música criada pela agência, especialmente para o filme, que fala de todos os tipos de beijo e das sensações que ele provoca. A trilha termina com a assinatura "Nova Grendha Ivete Sangalo. Contagiante". A campanha inclui também uma ação promocional nas principais rádios da região, entre os dias 5 e 11 de maio, e um jingle cantado por Ivete Sangalo.

Fonte: Portal da Propaganda

Peão e hip hop

Bom humor é a definição do filme de lançamento de Sukita Uva criado pela DM9DDB. Com 30 segundos, o comercial mostra um processo de seleção semelhante àqueles realizados para a escolha do elenco de um espetáculo.

Dando continuidade ao sucesso da parceria realizada em 2007, quando Sukita patrocinou os shows do musical High School Musical, o filme estreou neste sábado, 3 de maio, durante os intervalos do programa HSM A Seleção, que vai ao ar pelo Disney Channel e também pelo SBT. Além do comercial, a campanha conta com ações em ponto-de-venda e degustação do novo produto.

Ficha Técnica
Agência: DM9DDB
Anunciante: AmBev
Produto: Sukita Uva
Direção de criação: Sergio Valente, Rodolfo Sampaio e Julio Andery
Criação: Marcio Fritzen e Adriano Alarcon
Atendimento: Claudia Dalmati e Joanna Alencar
RTVC: Gilberto Pires (Gibinha) e Juliana Racioppi Tangary
Produtora do filme: Margarida Flores e Filmes
Direção de cena: Carlão Busato
Direção de fotografia: Nilton Loyola
Montador: André Massis de Melo
Finalizadora: Mauro Amar
Produtora de som: A9 Áudio
Aprovação pelo cliente: Adrianne Elias e Ana Carolina Jacome

Fonte: Portal da Propaganda

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Barba e cabelo

Começou a ser veiculado nos cinemas da Rain Network nesta terça-feira, 29 de abril, o novo comercial da PlayTV. O filme, exclusivo para os cinemas e com duração de mais de dois minutos, foi criado pela F/Nazca S&S, a qual inscreveu o comercial para concorrer na área de Films do Festival de Cannes.

Com o slogan “É bom ter opção”, o filme relata a história de um homem que ganha a vida se apresentando em praças, tocando música clássica em sua própria barba. Um dia, um outro artista rouba a atenção de seu público, tocando, também na barba, ritmos mais modernos.

Desolado, o primeiro barbudo sai à procura de novos públicos, e, depois de seu fracasso, em um ato de desespero, começa a raspar seus pêlos faciais. Ao chegar ao último fio, ele escuta um som que o inspira, corre para a praça e começa a tocar “Brasileirinho” pelos pêlos de sua axila.

Ficha Técnica
Direção de criação: Fábio Fernandes e Eduardo Lima
Criação: Fabio Fernandes, Eduardo Lima, Marcelo Nogueira e Luciano Lincoln
RTVC: Regiani Pettinelli
Atendimento: Ivan Marques e Patricia Bulhões
Planejamento: Fernand Alphen e José Augusto Porto
Mídia: Marco Formoso, Douglas Nascimento e Fábio Baracho
Produtora do filme: Produtora Associados
Direção de cena: Pedro Becker
Direção de fotografia: Fernando Oliveira
Montagem: Pedro Becker
Finalização: Casablanca e Produtora Associados
Produtora de som: Tesis
Produção de som: Silvio Piesco
Locução: Cassiano Ricardo (Port)
Aprovação pelo cliente: Jonas Suassuna, Paulo Leal e Andre Vaissman

Fonte: Portal da Propaganda