terça-feira, 8 de abril de 2008

Ministro barra propaganda de remédios

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, decidiu intervir na propaganda para combater a dengue. A publicidade de analgésicos está suspensa por tempo indeterminado por ordem da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com isso, a intenção é impedir a superdosagem de medicamentos, entre eles o paracetamol, que pode contribuir para complicações médicas em pacientes contaminados com a doença. Segundo nota emitida pela Anvisa à imprensa , "o uso desses medicamentos pode retardar os sintomas da dengue, dificultando o diagnóstico e atrasando o tratamento da doença".

Temporão aconselha que pacientes procurem um médico antes de ingerir medicação contra sintomas da dengue. "Há o risco de a pessoa tomar uma dose excessiva e isso causar problemas tão graves quanto a dengue", disse em entrevista ao Jornal do Brasil.

Para o ministro, a probição de propaganda pode evitar a automedicação do paracetamol. "Se ele (paracetamol) for usado de maneira inadequada pode levar a graves danos ao fígado, inclusive à hepatite medicamentosa. Não me parece razoável que se faça propaganda de paracetamol. Isso pode levar à automedicação. Os médicos é que têm de ser os prescritores, não a mídia", completou.

Fonte: Adnews

Nenhum comentário: