
Uma piada. É o que todos deverão pensar ao ouvirem (ou lerem) a pergunta contida na nova campanha da Coca-Cola Brasil: “Quem foi o melhor? Maradona ou Biro Biro?”. Na verdade, é brincadeira mas não é mentira. É uma piada séria, se é que assim se pode dizer. A divertida “polêmica” lançada pela marca no Brasil (e exclusivamente no País, afinal, imagine se alguém escutar isso na Argentina!) estréia neste domingo, 13 de abril, sob a assinatura “Viva o lado Coca-Cola do futebol”, um apêndice da já famosa e lúdica temática da empresa mais famosa do mundo.
Desde o final de 2006 no ar, o “lado Coca da vida” se abre também para um humor baseado na principal paixão e no maior ódio (claro, isso também é uma piada) do brasileiro: futebol e argentino, respectivamente, obviamente. Em “Quem foi o melhor?”, a Coca e a JWT convocam as pessoas a participar de uma eleição – votada por meio de tampinhas do refri que serão depositadas em urnas localizadas nos bares e botecos espalhados por todo o Brasil – a fim de, enfim, chegar a um veredicto sobre o preferido entre a genialidade e a raça pura.
A JWT desenvolveu um plano de mídia abrangente para divulgar a campanha, que compreende cinco filmes (com versões de 15” e 30”), peças de mídias impressa, exterior e indoor, spot para rádio e ação específica para internet (desenvolvida pela Gringo), além de materiais de ponto-de-venda, criados pela Dia Design.
O filme de lançamento, por exemplo, apresenta os dois candidatos de forma épica e grandiosa. Nos outros comerciais que estrearão no decorrer da campanha há depoimentos e o voto de craques como Sócrates, Zagallo e... Maguila. Mas o que Adilson Maguila, o boxeador, tem a ver com futebol? Bom, pergunte ao Biro Biro, o qual tem, a seu favor, características “semelhantes” à do dios argentino. Prova disso são os argumentos estampados nos anúncios impressos, como “De um jeito ou de outro, os dois fizeram muita falta”, ou “Maradona deixava os adversários no chão? Biro Biro também”. Na internet, haverá uma página especial dentro do http://www.cocacola.com.br/, com um confronto interativo entre os dois, sob criação da agência digital Gringo.
Mario D´Andrea, presidente de criação da JWT, acredita que a campanha vai gerar muito assunto nas mesas dos bares. “É algo divertido, que extrapola a realidade, mas que incita as pessoas a comentarem sobre o assunto”, diz.
O fato de Diego Armando Maradona ter sido recentemente associado ao concorrente – em campanha do Guaraná Antarctica, na qual o ex-jogador vestia a camisa da Seleção Brasileira – não preocupa a Coca-Cola, segundo Ricardo Fort, diretor de marketing da companhia. “Antes de ter estrelado campanha da concorrente, Maradona já havia aparecido em comerciais da Coca-Cola. A imagem dele vai muito além disso”, afirma Fort. A outra imagem, a do ex-jogador do Corinthians Biro Biro, não poderia estar mais bem estimada – pelo menos pelo próprio: “Acho que devo ganhar essa eleição porque minhas habilidades, como a garra, a raça e a vontade, sobressaem-se às de Maradona. Claro, ele tinha suas qualidades, mas as minhas são mais fortes”, fala de forma séria, sem culpa e sem vergonha, porém, evidentemente, já dentro da grande piada.
Coca e o futebol
A marca está presente em todas as edições da Copa do Mundo desde a de 1950, no Brasil, com placas publicitárias nos estádios.
Na década de 70, a Coca-Cola intensificou sua presença no esporte ao tornar-se patrocinadora permanente da Fifa, em 1976, e oficial da Copa do Mundo, a partir da edição de 1978.
O contrato mais recente, assinado em 2005, tem validade até 2022.
Ficha técnica
Cliente: Coca-Cola Brasil
Produto: Coca-Cola
Campanha: “Quem foi o melhor?”
Filme: “Quem foi o melhor? - Lançamento”
Direção de criação: Mario D’Andrea e Roberto Fernandez
Criação: Rondon Fernandes, Lucio Regner, Roberto Fernandez e Mario D’Andrea
Planejamento: Ken Fujioka, Daniel de Tomazo e Eduardo Iguelka
Direção de planejamento: Ken Fujioka
Direção de mídia: Ezra Geld
Mídia: Renata Valio e Germano Espínola
Atendimento: Renata Máximo e Hwira'ti Gibin
Produção e direção de RTV: Anna Böhm
Produtora dos filmes: O2 Filmes
Direção de cena: Fabio Mendonça
Computação gráfica: Pogo Studio
Produção: Equipe O2 Filmes
Montagem: Saulo Simão
Produtora de som: Dr. Dd
Locução: Domenico
Produção gráfica: Fábio Sato e Flávio Schefaer
Pré-impressão: Ação Produções
Aprovação pelo cliente: Ricardo Fort, Luciana Feres, Ana Paula Castello Branco, Maria Herkowski, Flávia Buchmann e Ingrid Klausmeyer
Fonte: Portal da Propaganda
Nenhum comentário:
Postar um comentário