terça-feira, 8 de abril de 2008
Bradesco comemora o centenário da imigração japonesa em campanha da Y&R
Para celebrar o centenário da imigração japonesa no Brasil, o Bradesco preparou uma série de ações de comunicação que ressaltam os vínculos estabelecidos entre os japoneses, o País e a histórica parceria entre o banco e a comunidade nipo-brasileira, solidificada no decorrer dos anos. A campanha institucional, desenvolvida pela Young & Rubicam, traz o título “100 anos de imigração japonesa. O Bradesco faz parte dessa história”.
“A história da imigração japonesa cruza com a própria história do Bradesco, já que a primeira agência do banco foi aberta em Marília (SP), cidade que recebeu grande parte desses imigrantes no Brasil. Desde então, construímos uma sólida amizade, que permanece até os dias de hoje”, destaca Luca Cavalcanti, diretor de marketing do Bradesco.
Atualmente, o Brasil reúne a maior comunidade japonesa fora do oriente, estimada em 1,5 milhão de pessoas – sendo 75% dela concentrada no estado de São Paulo. Em sua carteira, o Bradesco registra centenas de milhares de clientes japoneses ou descendentes, seja por meio da parceria exclusiva com o Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ, para atender os brasileiros que vivem no Japão; ou através das agências do banco no País.
A homenagem do Bradesco à comunidade nipônica contará com uma campanha cuja abrangência inclui desde filmes e vinhetas, veiculadas em emissoras japonesas e brasileiras, a anúncios e formatos especiais de comunicação, como testeiras na estação de metrô Liberdade – bairro em São Paulo conhecido por concentrar grande parte da população japonesa da cidade. Também fazem parte do esforço publicitário uma rede social na internet, com uma árvore genealógica personalizada, e chaveiros em formato de ícones japoneses para distribuição ao longo dos próximos meses.
“Mais do que uma campanha, nos preocupamos em criar uma grande homenagem do Bradesco para a imigração japonesa, destacando, nas peças e ações, ícones do Japão que de certa forma estão fortemente presentes no Brasil”, acrescenta Tomas Lorente, vice-presidente de criação da Y&R. De acordo com o criativo, entre os filmes criados para a campanha institucional na TV está uma vinheta especialmente elaborada para homenagear o príncipe Naruhito, que visitará o Brasil por intermédio do banco.
Os comerciais mostram crianças interagindo com elementos da cultura japonesa. Em um deles, o menino brinca com um robô e faz movimentos como se o brinquedo estivesse acenando para o telespectador. Em outro, uma boneca japonesa, do tamanho real de uma criança, se inclina na frente da câmera para fazer o tradicional cumprimento japonês. Na seqüência, as imagens mostram que havia uma menina dentro da boneca. Todos os filmes trazem a assinatura: “100 anos da imigração japonesa no Brasil. O Bradesco faz parte dessa história”.
Para a mídia impressa, quatro anúncios foram desenvolvidos para veiculação nas principais revistas e jornais do Brasil. Cada peça traz a foto de uma criança japonesa em um cenário característico e emoldurado por ícones do país, como hashis, robozinhos ou elementos ornamentais de um jardim, além de um texto contando a história do relacionamento entre o Bradesco e a imigração japonesa no Brasil.
A Y&R também elaborou material gráfico para as agências bancárias, painéis em aeroportos, cartões postais e jogos americanos para distribuição em restaurantes da cidade de São Paulo. Agências do banco, localizadas em áreas e cidades com forte influência da comunidade japonesa, foram decoradas com luminárias e objetos característicos da colônia para celebrar o centenário dessa imigração.
Rede social personalizada na internet
Faz parte da homenagem à imigração japonesa uma rede social customizada, desenvolvida pelo banco, pela Y&R e pelo Grupo Abril. Pelo http://japao100.abril.com.br/, japoneses e descendentes poderão se cadastrar para montar uma árvore genealógica com fotos, informações, história sobre sua família e dados para contato.
Ficha técnica
Agência: Young & Rubicam
Direção de criação: Tomas Lorente e Cássio Zanatta
Criação: Roberto Cardoso Jr., Zico Farina e Sérgio Fonseca
Mídia: Luciana Schwartz, Gláucia Montanha, Alcione Ferreira e Rafael Ramos
Planejamento: David Laloum e Rafael Pelosini
Atendimento: Márcia Kuperman ,Vanessa Lorenz, Rafael Franceschini
Fotografia: Maurício Nahas
Art buyer: Mônica Beretta e Vivian Tomaz
Ilustração: Julius Ohta
Produção gráfica: Elaine Carvalho, Santiago Miras e Rodrigo Cassino
Fotolito: Ações Produção Gráfica
RTVC: Nicole Godoy, Igor Ferreira e Cleo Gonçalves
Produtora do filme: Mixer
Direção de cena: Luis Pinheiro
Direção de fotografia: Alex Sernamby
Produtora de Som: Atakk
Aprovação Cliente: Luca Cavalcanti, Luiz Fernando Coelho e Edson Harduim
Fonte: Portal da Propaganda
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