terça-feira, 15 de abril de 2008

Conheça como funciona a TV UNG



A TV UNG é o laboratório do curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda e Jornalismo, que oferece aos seus alunos a produção real dos programas, além de favorecer o processo de ensino-aprendizagem. A TV UNG esta localizada no Prédio O – Campus Centro – 3º Andar e é aberta aos alunos do Curso. Venha vivenciar ao vivo as produções da TV!


Confira uma entrevista com o pessoal da TV UNG.


Jornalista:
O que é uma pauta?
Pauta são informações específicas sobre o tema a ser abordado na matéria escolhida. Nela consta: Tema, Resumo do assunto, Encaminhamento (o foco que se pretende alcançar: objetivo), Principais entrevistados e Sugestões de perguntas.

Para que serve a pauta?
É o documento principal para o repórter produzir uma matéria.

Quais são os processos para a realização de uma matéria?
Pesquisa do tema, pauta, contatos (fontes), reportagem, roteirizarão e edição.
Produção:
O que faz uma produção?
Auxilia nas gravações em estúdio e externa, preparando o ambiente, fechando os contatos e auxiliando nas reportagens.

Qual a importância dela para a matéria?
A produção é que ajuda a desenvolver todo o conteúdo do produto.

Quantas pessoas são necessárias para uma gravação?
De acordo com cada produção defini-se a quantidade de produtores (no mínimo uma pessoa).

É necessário a produção acompanhar desde a pauta até a edição?
Sim.

Cinegrafista:
Qual a função do cinegrafista?
Ele é o responsável pela captação das melhores imagens de um determinado segmento televisivo, seja ele noticiário ou publicitário.

O que o cinegrafista tem que fazer para que o assunto abordado consiga ser visto da forma ue se espera?
O cinegrafista tem que estar interado com a pauta para a captação das imagens relacionadas ao assunto abordado. Depende da sensibilidade dele o resultado do bom trabalho entre texto e imagem.

O cinegrafista tem a mesma responsabilidade de um jornalista?
Sim. Ele tem resposnsabilidades e relação a sua função. Ele registra a informação que vai dar suporte a narrativa ou a descrição de modo que aquele que vê as imagens deste profissional, vê os acontecimentos de si por meio dos olhos do cinegrafista.

O que é fundamental saber para se tornar um cinegrafista?
Conceitos básicos para operação de uma câmera de vídeo. Saber os movimentos de câmera e de lente. Conceitos de iluminação e de enquadramentos para a produção aplicadas à televisão.
Editor de imagens:
Qual é o trabalho do editor?
Escolher as imelhores imagens captadas pelo cinegrafista para a montagem de um roteiro televisivo. Mas cabe a ele apenas a edição de imagens que não está vinculada à edição de texto que deve ser feita por um jornalista.

Ele desenvolve as suas funções sozinho ou precisa de algum auxílio?
Sim, pode efetuar suas funções sozinho desde que tenha o material necessário para a montagem do roteiro, sabendo que ele apenas monta as imagens sobre o texto de acordo com o roteiro.

O que é uma ilha de edição?
É a ferramenta de trabalho do editor de imagens sendo um sistema de interligação de aparelhos de videoteipes com finalidade de montar os roteiros dos materiais gravados.
Existem duas formas de edição. A linear e a não-linear. A linear é a escolha das imagens de uma fita para outra fita usando dois vídeos. Já a não-linear é feito por meio de um software utilizando um micro-computador armazenando todo o material o que se torna digital.

É difícil mexer nela?
Depende. Atualmente, os micro-computadores já possuem programas que permitem edição de vídeos caseiros. Neste caso são simples de mexer, embora para se tornar um profissional é necessário um curso especializado para a operação de uma ilha de edição profissional ou até mesmo para se tornar um editor de imagens. Muitos curso ensiman de forma teórica e prática todos os recursos necessários para o aprendizado na produção de um vídeo.
Fonte: AGECOM - Agência de Comunicação

Nenhum comentário: