De acordo com a empresa de informações comScore, o MySpace teve 2% menos visitantes, enquanto o Windows Live Spaces apresentou queda de 5%
Apesar do sucesso obtido pelas redes sociais em 2007, o setor abre o primeiro trimestre de 2008 com queda. De acordo com a empresa de informações comScore, o MySpace teve 2% menos visitantes, enquanto o Windows Live Spaces apresentou queda de 5%. A comScore ainda apurou que os freqüentadores desses links passaram menos tempo nas páginas. No MySpace, a diminuição foi de 3,5%.
George Reyes, responsável financeiro do Google, confirma em entrevista ao jornal El País que as redes sociais não estão gerando tanto lucro com publicidade como esperava. Um dos problemas apontados pelo veículo para a pequena crise é a proliferação de páginas de relacionamento com atendimento verticalizado, isto é, específico a determinados públicos.
Esse novo conceito de Web 2.0 deve substituir o formato antigo, que já dá indícios de colapso. O atendimento especializado, apesar de não atingir públicos tão grandes, garante maior fidelidade do cliente. O próprio MySpace e o Facebook - como conta El País - já tentaram gerar publicidade personalidade, mas não obtiveram sucesso.
Na América LatinaApesar da queda no número de acessos às redes sociais no mundo, a América Latina deve ser a última região a largar o hábito de se relacionar pela internet. Como apontou a comScore no final do ano passado, os latinos são os usuários mais fiéis desse tipo de serviço. Os latinos ficam, em média, 375 minutos por mês em sítios com esses.
O Brasil é um dos principais responsáveis por esse índice, já que é o principal usuário do Orkut, site de relacionamento mais utilizado na América do Sul, com 156.2 milhões de horas mensais gastas somando-se todos os acessos. Na Ásia, continente que mais desenvolve redes sociais, o site mais visitado é o Friendster; na Europa o campeão é o Bebo.com; e na América do Norte o mais famoso é o MySpace.
Rápida derrocadaO fracasso das redes sociais, ao menos neste inicio de ano, é uma grande surpresa. Ainda no meio do ano passado a situação era extremamente promissora. O IDG Now apontava que a navegação em redes sociais correspondia a 15% de todo tempo gasto na internet e a tendência era o crescimento.
fonte: meio & mensagem
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