segunda-feira, 31 de março de 2008

A vênus platinada está mais translúcida para translumbrar o Brasil



Cada vez mais transparente em suas relações com o mercado, a TV Globo realizou novamente este ano um encontro entre seus principais executivos e a imprensa para troca de informações não apenas sobre a programação de 2008, mas também sobre sua filosofia e postura competitiva, reforçando seu compromisso de manter altos investimentos em sua estrutura e conteúdos oferecidos aos telespectadores no Brasil e aos 500 mil assinantes da Globo Internacional. A qualidade do evento, organizado no Grand Hyatt de São Paulo, repetiu o padrão de 2007, com sala de convenções lotada pelos convidados e dinâmica invejável de uma apresentação a outra. Se para alguns dos presentes, a emoção maior eram os números, apesar de sua inerente frieza, Anco Saraiva, diretor da Central Globo de Marketing, não deixou por menos ao exibir os índices e gráficos comprobatórios da liderança absoluta da rede no País. Se para outros, o melhor da história é a paixão pela arte, Hans Donner não faltou ao dever ao expor, com forte carga emotiva, a nova identidade visual da Globo, cuja última reformulação aconteceu em 2005.

Em todas as faixas de horário, considerando-se todos os gêneros de programas (reality shows, novelas, jornalismo, humor etc.), em todas as classes sociais, em todas as faixas etárias de homens e mulheres, a TV Globo permanece no topo dos resultados de pesquisas de audiência, posicionando-se de três a quatro vezes mais eficiente que a segunda emissora do ranking em volume de GRP no target. Em termos de alcance, um dos exemplos de Anco Saraiva mostra que sete inserções na TV Globo atingem 70% de cobertura net , enquanto a “emissora B” só chega a 61% a partir de 52 inserções.

Embora muitos “profetas” deste e do século passado tenham insistido na “morte” da televisão como meio de transmissão de entretenimento e informação, não há no Brasil realidade compatível com tais projeções, conforme demonstrou Anco Saraiva ao destacar que, em média, o brasileiro assistiu 4 horas e 40 minutos de TV ao dia em 2007, tempo que sustenta em ascensão a curva de crescimento da exposição da população ao meio – em 2001, a média era de 4 horas e 15 minutos; em 2006, a média foi de 4 horas e 39 minutos. Brasileiro ama assistir TV, principalmente a TV Globo, já que os olhares dos telespectadores permanecem com ela conectados pela telinha cerca de 2 horas e 24 minutos ao dia.

Assim como vão muito bem – obrigado, acrescenta a diretoria da TV Globo – os números de audiência em todas as suas faixas de horário, apesar dos esporádicos avanços de concorrentes, conforme testemunharam os gráficos na coletiva de imprensa, também prossegue a todo vapor o planejamento de trabalho para expansão geográfica das transmissões em alta definição. Hoje, são exibidas em HDTV diversas atrações globais, como Tela quente, Temperatura máxima, Domingo maior, Futebol, novela das oito, A grande família, alguns quadros do Fantástico, na região de São Paulo. No fim de abril, as imagens em high definition da Globo chegam a Belo Horizonte; em maio, ao Rio de Janeiro, no primeiro semestre de 2009, a Brasília. Em paralelo, continuam os investimentos nas produções em alta definição: quatro dos seis estúdios de gravação projetados já estão em funcionamento e a CPP – Central de Pós-Produção do Projac está sendo duplicada, para englobar 100 ilhas de edição, como relatou, no evento, Fernando Bittencourt, diretor da Central Globo de Engenharia.

Por sua vez, Carlos Henrique Schroder não poderia estar mais seguro diante do cumprimento de suas tarefas como diretor da Central Globo de Jornalismo. São 731 equipes nas ruas, diariamente, mais 12 correspondentes internacionais. E não vai faltar cacife, ao longo do ano, para que a TV Globo faça a maior e melhor cobertura da eleição presidencial norte-americana, das eleições municipais no Brasil, das Olimpíadas de 2008 e do Mundial de Vôlei de Praia (gerando transmissão para o mundo todo). Sob a sua supervisão, entre os grandes projetos do ano, ainda se destacam A Corte no Brasil 200 anos e 100 anos da imigração japonesa.

Schroder festeja, em seu campo de ação, o cenário mais arrojado recebido pelo Globo esporte, a entrada na grade do Profissão repórter com periodicidade mensal e as comemorações do aniversário de 35 anos do Globo repórter, mais uma atração que passará a ser produzida em alta definição em breve, juntamente com o SPTV e o SPTVII.

Neste 31 de abril, estréia a nova programação, trazendo de volta sucessos consagrados da Globo, como pontuou Roberto Buzzoni, diretor da Central Globo de Programação: às terças-feiras, Casseta e planeta urgente e Toma lá dá cá; às quintas, A grande família (em HDTV), seguida do novo Casos e acasos; às sextas, logo após Globo repórter, o já anunciado Dicas de um sedutor; aos domingos, finalizado o Fantástico, o estreante Faça sua história.

Ainda demora um pouquinho, mas também vem aí Guerra e paz, uma série cujos episódios consomem, cada um, uma semana de gravação; e, em agosto, mais um fazer-bem-feito da linha Quadrante, do diretor Luiz Fernando Carvalho, que este ano entrega-se à poética misteriosa de Capitu, adaptação, em formato de microssérie, de Dom Casmurro, de Machado de Assis. Tem mais: Ó, pai, ó, série em co-produção com a Dueto; ainda em sigilo, uma série em co-produção com a O2; e a série Tropa de elite, com previsão de exibição no segundo semestre de 2009.

Saudade da Xuxa? Ela volta talvez em maio, talvez em junho, com a TV Xuxa, nas manhãs de sábado, protagonizando um programa de auditório com atrações para toda a família. As tramas das seis, das sete e das oito estarão, do mesmo modo, atreladas ao conceito familiar, respectivamente sob os títulos Ciranda de pedra, Três irmãs e... Octávio Florisbal, diretor-geral da TV Globo, não quis contar qual será o título da novela de João Emanuel Carneiro, que estréia em junho, com Cláudia Raia e Patrícia Pillar no elenco.

Para que o Q de qualidade da Globo não se intimide em meio a tantas produções, mais 100 milhões de dólares estarão sendo investidos, ao longo de 2008, em recursos tecnológicos, inclusive objetivando a integração das diversas plataformas de comunicação disponíveis no contexto digital, como salientou Florisbal, ávido por acelerar, simultaneamente, a expansão da base de assinantes da Globo Internacional.

De um lado, a planilha de gastos; do outro, a receita, com Florisbal de olho na performance do setor publicitário brasileiro, ao qual imputa a projeção de 8% de crescimento em seus volumes de negócios este ano, índice que, obviamente, será o mesmo do crescimento do faturamento da TV Globo, em parelha com o índice nominal de crescimento do PIB (inflação mais crescimento real do PIB).

“Liderança responsável é conseqüência de um trabalho diário que prioriza o respeito aos consumidores e almeja contribuir para o desenvolvimento sociocultural do Brasil”, assevera Florisbal, presenteando os telespectadores “enrolados” com os horários disponíveis para assistir TV com a reexibição nos canais pagos GNT e Multishow de excelentes produções da TV Globo, como Programa do Jô, Som Brasil, Os normais e Altas horas. Nessa estrada de mão-dupla, o diretor-geral da TV Globo não descarta vantagens para os bolsos dos anunciantes: “Talvez possamos pensar em uma boa proposta para aqueles anunciantes que quiserem patrocinar essas atrações tanto na TV aberta como na TV por assinatura”.

Fonte: Portal da Propaganda


sábado, 29 de março de 2008

Coca-Cola monta "Fábrica da Felicidade" em shopping


Após inovar com a exibição de uma versão de três minutos e meio do comercial de TV "Fábrica da Felicidade", da campanha "Viva o Lado Coca-Cola da Vida", a Coca-Cola agora traz a magia do filme para a vida real, em uma ação de experiência de marca promovida no Morumbi Shopping, em São Paulo, e aberta ao público até 17 de abril.

Para reproduzir a "Fábrica da Felicidade" no shopping, a marca criou um ambiente que simula o interior da vending machine, seguindo o que é retratado no filme. Idealizada pela Plusmedia, que contou com apoio da produtora PG na cenografia, a ativação tem entre os destaques uma garrafa contour de três metros de altura, abastecida de Coca-Cola.

A possibilidade de interatividade do público com o filme e suas personagens é outro atrativo da ação. Por um telão criado pela agência Gringo, em parceria com a empresa portuguesa de soluções tecnológicas Ydreams, o público participa de um jogo sensorial em que comanda as personagens com os movimentos do próprio corpo. O telão exibe também o filme publicitário e apresenta o ranking do jogo virtual que escolhe o funcionário do mês da "Fábrica da Felicidade", promovido pela marca em seu site (www.cocacola.com.br). Além disso, o público pode tirar foto com o "beijoqueiro", uma das personagens principais do filme, e receber o arquivo por celular ou e-mail, em ação que também conta com participação da agência Okto.

Fonte: Adnews

sexta-feira, 28 de março de 2008

Agecom atende novos clientes

A Agecom, agência experimental do curso de Comunicação Social da Universidade Guarulhos, vem provando um sensível crescimento em 2008. Com a proposta de que os alunos do curso de comunicação possam aprimorar suas habilidades, desenvolvendo trabalhos para clientes reais, a Agecom teve a sua marca revitalizada, conquistou novas contas e vem desenvolvendo atividades em diversas áreas.

As metas traçadas para o primeiro mês de atividades foram superadas e a Agência, junto com seus colaboradores, continua trabalhando firme no desafio de ir além das expectativas e consolidar a imagem da instituição e do curso de comunicação no mercado de trabalho.

Estão entre nossos clientes:

Costa Gold, empresa de importação e exportação;
Clube Esperia, clube de lazer e esportes;
CEP Transportes, transportes para executivos;
Universidade Guarulhos entre outros.

Segundo Fábio Martins, coordenador da agência, a perspectiva é de que o número de clientes se amplie à medida em que o trabalho desenvolvido ganhe visibilidade.

Você pode fazer parte desse sucesso. Participe.

Agecom: Prédio O da Universidade Guarulhos, Campus Centro. E-mail: agecom@ung.br.

quinta-feira, 27 de março de 2008

ABP destaca DM9DDB como Agência do Ano

A Associação Brasileira de Propaganda (ABP) anunciou nesta terça-feira, 18 de março, os vencedores e homenageados especiais do Prêmio Comunicação 2007. Como Agência do Ano, sagrou-se vencedora a DM9DDB, que recebeu o prêmio, segundo os organizadores, pela competência em combinar alto padrão criativo com atendimento e planejamento estratégico competentes. A Casas Bahia foi eleita o Anunciante do Ano e o Valor Econômico o Veículo do Ano, pela consolidação na liderança dos jornais de negócios.

O título de Personalidade do Ano de 2007 ficou com Eike Batista, à frente do conglomerado EBX, por sua “energia empreendedora e inspirada liderança”. As Homenagens Especiais foram concedidas ao Google, “por oferecer com competência e rapidez a melhor e mais eficiente opção de busca na Internet”; e ao diretor de filmes e comercias Fernando Meirelles, “pela exemplaridade de sua carreira internacional como profissional de cinema e da publicidade, motivo de orgulho para os profissionais de propaganda brasileiros”.

A entrega dos prêmios acontecerá no dia 8 de abril, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

Fonte: Portal da Propaganda

Africa põe Vivo na mídia

A Vivo coloca no ar uma campanha estrelada pelo apresentador Luciano Huck, desenvolvida pela agência Africa. O objetivo é reforçar os principais benefícios que a empresa entrega aos seus clientes, como qualidade na prestação dos serviços, planos mais econômicos do mercado e tecnologia. O filme terá veiculação em TV aberta e fechada.

Fonte: Adnews

quarta-feira, 26 de março de 2008

Indústria de comunicação movimenta R$ 54 bilhões

A indústria de comunicação teve uma receita de R$ 54 bilhões em 2005 - incluindo aí assinaturas de jornais, revistas e TV paga. Essa verba é 24,62% maior do que a de 2004, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda em 2005 existiam 14.636 agências de publicidade no País e 8.852 empresas de serviços especializados. Os dados foram divulgados ontem durante a apresentação do IV Congresso Brasileiro de Publicidade, confirmado para os dias 14 e 16 de julho, em São Paulo. A última edição do congresso ocorreu em 1978 e resultou na criação do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar). O evento volta a ser organizado num momento de profundas transformações para a publicidade brasileira, seja em virtude do modelo de negócios, seja pela maneira de criar e distribuir conteúdos, reflexo das novas tecnologias.

"Não se pode negar que a propaganda brasileira passa por uma fase de mudanças e adequações", comenta Nizan Guanaes, sócio do Grupo ABC de Comunicação. "É preciso determinar regras claras para a publicidade nacional e, principalmente, fazer com que ela seja vista como uma indústria", continua o publicitário.Guanaes se refere à relação anunciante-agência, presença dos grupos internacionais no Brasil e negociações de mídia - assuntos que serão debatidos durante o congresso, entre muitos outros. "O objetivo é fazer uma discussão ampla de todo o setor e delas tirar conclusões sobre quais são as melhores práticas para organizar o mercado publicitário brasileiro", afirma o presidente do Congresso, Dalton Pastore.

A necessidade de haver "regras claras para o setor", como dizem os publicitários, também está na pauta do dia. Isso no que tange não só as agências de publicidade, como também as de eventos, marketing direto, merchandising, promoção, relações públicas e anunciantes. "Vivemos em um mundo capitalista. É preciso pensar como capitalista para preservarmos o nosso mercado. Temos que ter medidas protecionistas para o setor ter condições de competir com outros mercados", afirma Guanaes.

Outros assuntos abordados durante o congresso serão o futuro da publicidade e como o mercado absorverá os inúmeros estudantes formados a cada ano. Segundo o Ministério da Educação e Cultura (MEC), em 2006 foram registradas 466 instituições de ensino superior de alguma forma têm a comunicação como disciplina. Foram 22.659 matrículas em instituições públicas e 181.865 em privadas.

Se o IV Congresso Brasileiro de Publicidade resultará em mudanças reais para o mercado publicitário brasileiro, ainda é uma incógnita. Mas certamente será uma oportunidade para se discutir o que aconteceu nos últimos 30 anos, as transformações pelas quais o setor atravessa e, principalmente, as próximas tendências para o mercado publicitário brasileiro.

Fonte: Gazeta Mercantil

Publicidade brasileira recebe Kofi Annan em Congresso



Após 30 anos de espera, a propaganda vai ganhar seu IV Congresso, a ser realizado entre 14 e 16 de julho, em São Paulo. Na manhã desta terça-feira, (25), foi apresentada à imprensa a agenda oficial e confirmada a participação do ex-secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan. O também ganhador do Prêmio Nobel da Paz (2001) vai falar em palestra no dia de abertura do evento, às 14 horas. A organização espera um público de cerca de 1.800 pessoas nos três dias de apresentações.


As inscrições de delegados, destinadas àqueles que pretendem participar das 15 comissões, estarão abertas a partir do dia 1º de maio. Profissionais de comunicação pagarão R$ 3 mil para se inscrever até o dia 1º de junho. Após a data, o valor cresce para R$ 3.450 mil. Estudantes e professores pagam menos para comparecer: R$ 1,5 mil.


Aqueles que se interessarem apenas por acompanhar as palestras devem pagar R$ 2 mil.


Fonte: Adnews

Y&R produz anúncio para Grupo Schincariol






Nossas marcas não param de crescer. Este é o mote criativo do anúncio que será veiculado pelo Grupo Schincariol no anuário Executivo de Valor, edição 2008, nesta quarta (26). A publicação traz o resultado da pesquisa que escolhe os 22 executivos de destaque, do ano de 2007, nos setores mais importantes da economia brasileira. Entre eles está o presidente do Grupo, Fernando Terni, vencedor na categoria Bebidas.



Com o objetivo de ressaltar que as marcas do Grupo Schincariol não param de crescer, o anúncio, assinado pela Y&R, mostra o rótulo da garrafa de cerveja Nova Schin visivelmente muito maior do que o normal e traz uma imagem com todos os produtos oferecidos pelo Grupo Schincariol – cervejas, refrigerantes, sucos e água. A peça gráfica também relata alguns dos principais fatores de crescimento da empresa: são mais de 250 distribuidores alcançando 650 mil pontos-de-venda no país e investimentos de R$ 1 bilhão só em 2008.

A criação é de Daniel Salles e Bruno Godinho, com direção de criação de Tomas Lorente e Cássio Zanatta.


Ficha Técnica Cliente: Grupo Schincariol

Agência: Y&R

Peça: Rótulo

Direção de criação: Tomas Lorente e Cássio Zanatta

Diretor de arte: Daniel Salles

Redator: Bruno Godinho

Fotógrafo: DonaireA

rt Buyer: Mônica Beretta

Produção Gráfica: Elaine Carvalho, Rodrigo Cassino

Fotolito: Ação

Atendimento: Alessandro Cardoni, Érica Monteiro e Paula Ventura

Aprovação: Marcel Sacco





Fonte: Adnews

terça-feira, 25 de março de 2008

DPZ dita o ritmo dos corações saudáveis em campanha da Qualy Vita






A Sadia lança nesta segunda-feira, 24 de março, uma nova campanha para divulgar a Qualy Vita, margarina que promete benefícios à saúde – como a prevenção de problemas cardiovasculares. Criado pela DPZ, o esforço de comunicação compreende um comercial e anúncios que procuram destacar, aproveitando o clássico mote do produto, a qualidade de vida que está vinculada ao seu consumo.




Principal peça da campanha, o filme apresenta pessoas em diferentes atividades, seguidas por “clones” que carregam bumbos em seus ombros. De acordo com a ação dos personagens, os acompanhantes vão tocando o instrumento em freqüência e intensidade correspondentes, como se reproduzissem as batidas do coração.




O bumbo fica mais acelerado para o homem que aparece correndo e mais tranqüilo com uma mulher assistindo a uma cena romântica na TV, até que, ao mostrar uma grávida, aparecem duas freqüências diferentes: imitando as batidas da mãe e do futuro filho. No final, um dos consumidores oferece uma torrada com Qualy Vita ao portador do bumbo, como se estivesse cuidando de seu querido músculo cardíaco.




Junto às imagens que remetem à saúde e ao bem-estar, são apresentadas durante toda a peça informações que comprovam os benefícios da margarina, como a presença de vitaminas e outras substâncias que ajudam o funcionamento do coração.




Ficha técnica Agência: DPZ


Direção de criação: Francesc Petit, Fernando Rodrigues e Marco Versolato


Criação: Marco Versolato, Ronaldo Ferreira e Celio Salles


Atendimento: Maria Pestana e Rodrigo Picolo


RTVC : Paulo Moraes


Produtora do filme: Zeppelin Filmes


Direção de cena: Rodrigo Pesavento


Direção de fotografia: JR Júnior


Montagem: Federico Brioni


Finalização: Edmundo Machado e Alexandre Calliari


Animação: Laruccia


Produtora de som: Play it Again


Aprovação pelo cliente: Eduardo Bernstein, Fernanda Oruê, Paula Kekeny e Jacline Nosé




Fonte: Portal da Propaganda

Paixão pela bola



O Santander veicula desde a última quinta-feira, 20 de março, um filme de TV para a divulgação de seu patrocínio à Copa Santander Libertadores, principal torneio de futebol interclubes das Américas. “Vibração” mostra a emoção e entusiasmo de torcedores ao assistirem partidas de futebol, numa clara referência à paixão que o esporte mais popular do planeta provoca. Toda a campanha está “amarrada” pelo slogan “Sua paixão, nosso compromisso”.


A campanha que envolve a Copa Santander Libertadores está sendo toda desenvolvida pela McCann Erickson, sob a direção de criação de Adriana Cury e Luis Silvestre. Para reforçar, o Santander contratou Pelé para ser o embaixador da Libertadores, ajudando a dar maior visibilidade à nova denominação da competição.


Fonte: Portal da Propaganda

quinta-feira, 20 de março de 2008

Cao Hamburger cria personagens para Kapo



A Kapo, linha de bebidas infantis da Coca-Cola, renova suas embalagens buscando atualizar-se para se aproximar do seus consumidores. As novas personagens foram criadas pelo cineasta Cao Hamburger e as embalagens foram desenvolvidas pela Oz Design. A NBS é a agência que está conduzindo a mudança.

O conceito dos novos personagens lembram toy arts, o que reflete a busca da marca de aproximar-se das crianças contemporâneas. Segundo John Pinto, Diretor de Marketing de Novas Bebidas da Coca-Cola Brasil, os novos personagens abandonam o mundo 'idealizado' e refletem o 'mundo moderno, sem abandonar universo lúdico'.


A campanha para o lançamento dos novos layouts começa no próximo dia 22 de março, e contempla dois filmes de 30 segundos e 7 filmes de desenho animado de 90 segundos, que foram preparados para contar a história dos novos personagens. As peças serão veiculados em TV aberta e fechada e toda a comunicação se baseia no mote inclusivo 'Junto é mais divertido'.


O time de personagens que representa a marca é composto por Kim (morango), Kemi (maracujá), Kaúri (abacaxi), Kirina (uva), Kike (laranja) e Kako (chocolate).


O lançamento das novas embalagens da linha Kapo acontece após a Coca-Cola lançar duas novas embalagens para o produto líder do segmento de refrigerantes, inspiradas no filme "Fábrica da Felicidade", parte da campanha global 'Viva o lado Coca-Cola da vida'. A Coca-Cola Refrescos, fabricante do produto no RJ e no ES, produziu cerca de 700 mil rótulos do tipo sleeve, que envolvem toda a garrafa.


Fonte: Meio e Mensagem

4º Congresso Brasileiro de Publicidade divulga agenda

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) apresentará na próxima terça-feira, dia 25, a agenda do 4º Congresso Brasileiro de Publicidade, marcado para acontecer entre os dias 14 e 16 de julho, no WTC, em São Paulo.

Participarão do anúncio o presidente da Abap e do Congresso, Dalton Pastore, além de líderes da indústria da propaganda, como Roberto Dualibi e Nizan Guanaes.

Serão anunciados os temas das 15 comissões dedicadas a assuntos prementes para a indústria da comunicação de marketing, como legislação, carga tributária, responsabilidade social, liberdade de expressão e de imprensa, remuneração de agências, entre outros.

Os organizadores também irão anunciar a vinda do palestrante de abertura do Congresso, ganhador do prêmio Nobel, que falará sobre a importância da liberdade de expressão.

Fonte: Meio e Mensagem

quarta-feira, 19 de março de 2008

Ypióca investe R$ 2 milhões em campanha

A Ypióca está lançando uma cachaça extra-premium, a primeira que utiliza malte na composição. E, para dar corpo a esse que é o mais importante lançamento da empresa, investiu mais de R$ 2 milhões numa campanha que conseguisse transmitir os conceitos de exclusividade, sofisticação e estilo da bebida. A campanha, desenvolvida pela cearense Bolero, terá início em 24 de março e utilizará o slogan " Ypióca 160 - grandes momentos reservados para você". Será baseada no conceito "Momentos 160", que interliga produto, público-alvo - homens acima dos 35 anos, classes A e B - e hábitos de consumo.

Segundo a diretora de Marketing da Ypióca, Aline Telles Chaves, a comunicação do produto precisava arrebatar o público apreciador de aguardente de uma forma tão sedutora quanto o produto que está ganhando vida. "Toda a concepção das peças foi voltada para os apreciadores de destilados nobres. Queremos relacionar o produto aos momentos únicos na vida dessas pessoas, os momentos 160."

A campanha contará com filme de 30 segundos para TV (veiculado em TV aberta e por assinatura); anúncio em revistas de circulação nacional e jornais; materiais promocionais diversos, como faixas de gôndola, menus de parede, displays de mesa e luminosos, colocados em casas estratégicas de várias cidades do Brasil. A empresa realizará também mais de cem mil degustações em bares, restaurantes e lojas especializadas voltadas para as classes A e B de vários estados brasileiros, simultaneamente à veiculação da mídia. "O público-alvo desse produto foi cuidadosamente mapeado. Fizemos estudos de comportamento e hábitos de consumo e as ações de degustação serão fundamentais, pois acreditamos que conquistaremos o público apreciador de bebidas finas nesse momento."

Fonte: Adnews

Age. cria para Del Valle

A agência age. criou promoção para a marca de sucos Del Valle. Para isso, traduziu o conceito de "fruta espremida" criando 5 personagens para estrelar a promoção "Del Valle Espremidinhos". Cada um deles representa uma fruta: Pêssego, Morango, Laranja, Abacaxi e Uva. Com visual diferenciado, os personagens, são literalmente espremidos dentro de embalagens transparentes, do tamanho natural da embalagem de 1 litro Tetrapak dos sucos Del Valle.

A promoção tem início hoje na Grande de São Paulo e dali duas semanas contemplará o interior de SP e as cidades: Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis e Brasília. A previsão de término é dia 25 de maio ou então enquanto durarem os estoques de personagens.

Fonte: Adnews

AlmapBBDO cria campanha para Havaianas

Depois de um fim de semana de céu fechado e muita chuva no Rio de Janeiro, o sol surgiu na segunda-feira, dia 17/3, e Juliana Paes desfilou sua beleza e simpatia no calçadão do Leme, na zona sul, para o novo comercial das sandálias Havaianas, criado pela AlmapBBDO e produzido pela Cine. O filme deve estrear no dia 21/3, sexta-feira. Juliana contracenou com Yolanda Jacintho e Gilberto Marmorosch, num comercial bem humorado, cheio de graça e com um toque de malícia. O roteiro foi criado por André Kassu e Marcos Medeiros, com direção de criação de Marcello Serpa.

As filmagens, que começaram por volta das 13 horas, causaram sensação na praia. Apesar de ser uma segunda-feira, quem foi caminhar ou aproveitar o inesperado dia de sol nas areias do Leme se surpreendeu com os equipamentos e a presença de técnicos e figurantes no calçadão. A notícia logo correu e alguns curiosos se aproximaram e ficaram por ali, esperando a atriz aparecer. Com seu jeito espontâneo, Juliana se divertiu durante as filmagens, aproveitando o roteiro para fazer brincadeiras com os atores com quem contracenou e com o diretor, Clovis Mello. Depois do comercial, foram gravadas as vinhetas e, às 16h30, ela já estava de partida. Precisava descansar: naquela noite, ela inaugurou o salão de beleza Espaço Vip, em Niterói, que abriu para a mãe Regina, e a irmã, Rosana.

Fonte: Adnews

terça-feira, 18 de março de 2008

W/Brasil apresenta primeira campanha para cerveja Nobel e inaugura agência digital

Estréia nesta segunda-feira, 17 de março, a primeira campanha desenvolvida pela W/Brasil para a Nobel, cerveja premium adquirida pela Schincariol no ano passado, juntamente com Baden Baden e Devassa. A W conquistou a conta das três marcas em outubro passado – a Devassa ainda não havia tido uma agência de publicidade, enquanto Nobel e Baden Baden eram atendidas pela RGA, de Pernambuco.



“Tenho a certeza de que a escolha pela W/Brasil nos ajudará ainda mais a destacar os diferenciais das marcas Nobel, Baden Baden e Devassa junto ao consumidor brasileiro. Será um grande passo dentro de nosso planejamento dedicado ao segmento premium”, afirmou Marcel Sacco, diretor de marketing do Grupo Schincariol, à época da conquista, em nota ao PortaldaPropaganda.com.



“Nobel, Baden Baden e Devassa têm tudo para se transformarem nas futuras líderes do mercado. Para uma agência como a W/Brasil, é um privilégio ter sido escolhida para administrar as biografias dessas marcas”, acrescentou Washington Olivetto, chairs-man da W/Brasil.



Atualmente distribuída na região Nordeste do País, a Nobel segue com a assinatura “Qualidade em cerveja”, trazendo nesta primeira campanha imagens instigantes e inusitadas. O esforço de comunicação é composto por anúncios seqüenciais de duas páginas duplas em revistas (regionais de Veja, Época e Isto É) e mobiliário urbano. As peças mostram um copo de cerveja preenchido com vários tipos de aperitivos: pipoca, muzzarella e cebolinha fazem as vezes da espuma, enquanto amendoim, castanha de caju, milho e batata frita representam o líquido da cerveja. As peças são encerradas com uma tulipa de cerveja cheia do produto e o conceito da campanha: “Aqui entre nós, o aperitivo é só desculpa. Nobel, qualidade em cerveja”.



Grupo Schincariol também anunciou no ano passado, em setembro, a Young & Rubicam como agência institucional e para a cerveja Nova Schin. Da concorrência, participaram ainda a DPZ e a Famiglia (que atendia a Nova Schin até então). A Lew Lara, que era responsável pela comunicação institucional do grupo, continua com a linha de não-alcoólicos da Schincariol e com as cervejas Primus e Glacial.



Além da campanha para a Nobel, outra novidade por parte da W/Brasil é uma parceria com a agência digital Sinc (dos ex-sócios da Euro 4D Alan Sochaczewski e Roberta Raduan), que montou uma estrutura dentro da W para, por enquanto, atender especificamente aos clientes da casa. Rui Branquinho e Paulo Gregoraci, co-presidentes da W, já contraram cerca de dez profissionais para a operação, que poderá vir a trabalhar de forma independente no futuro.



Fonte: Portal da Propaganda

Jorge Amado recebe declarações de Saramago, Chico Buarque e Rubem Fonseca em campanha da AlmapBBDO



Manchete nos cadernos de cultura dos jornais de todo o Brasil, a reedição da obra de Jorge Amado pela Companhia das Letras será divulgada por meio de uma campanha criada pela AlmapBBDO, composta por três anúncios e peças de internet.


Na mídia impressa, Chico Buarque, José Saramago e Rubem Fonseca aparecem lendo um dos livros reeditados pelo projeto Coleção Jorge Amado. A partir do título da campanha – “Por que Jorge é amado.” –, os escritores declaram sua admiração ao autor com depoimentos cedidos à editora especialmente para a campanha. Os anúncios foram produzidos com fotos em preto e branco, mas ganham cor na palavra “amado” do título, grafada em vermelho, e pelas 12 obras do autor que formam um rodapé colorido.


Para comemorar a volta da obra de Jorge Amado às livrarias, eventos em diversas áreas culturais celebrarão a obra do escritor até 2012, quando será comemorado o centenário de nascimento do escritor baiano. A data marcará também a reedição de todas as obras do autor, trabalho que se inicia agora com os livros Mar morto (1936), Capitães de areia (1937), A morte e a morte de Quincas Berro D’Água (1961), Dona Flor e seus dois maridos (1966), Tocaia grande (1984) e o infantil A bola e o goleiro (1984).

Fonte: Portal da Propaganda

segunda-feira, 17 de março de 2008

ABA acredita que Anvisa não deve regulamentar a publicidade

Foi realizada em Brasília na manhã desta quarta-feira, 12 de março, a primeira das três audiências públicas previstas pelo Senado Federal para debater as competências da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em estabelecer regras e normas para a publicidade de produtos cuja fabricação, distribuição e consumo é fiscalizado pelo órgão. Convocada pelos senadores Jefferson Peres, Wellington Salgado e Marcelo Crivella, a audiência pública reuniu as Comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática e de Assuntos Econômicos.

Sob presidência do senador Cristovam Buarque, participaram da reunião dirigentes da Anvisa, da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), da Abra (Associação Brasileira de Radiofusores) e da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes).

Em nome da entidade dos anunciantes, o vice-presidente executivo, Rafael Sampaio, declarou não acreditar caber à Anvisa definir leis, já que suas atividades devem ser restritas aos ditames de legislação específica. O executivo pontua que, pela legislação ser de extraordinária complexidade, sua avaliação, discussão e normatização deve ficar a cargo do Congresso Nacional.

Sampaio ainda cita que os próprios profissionais envolvidos diretamente com a atividade publicitária constantemente adiantam-se em direção ao suprimento dessa necessidade de evolução das normas, debatendo e aprovando importantes modificações nas determinações de auto-regulação e nos códigos de conduta setoriais – além do próprio Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária.

O discurso do vice-presidente também destaca que limitar de modo exagerado e inadequado a liberdade de marketing e comunicação pode significar empurrar a competição para a simples rebaixa de preço feita em conseqüência da menor qualidade, da falta de segurança e da própria informalidade da atuação econômica.

Leia a declaração de Rafael Sampaio, na íntegra, abaixo:

As funções e os limites da Anvisa

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) tem a expor e ponderar o que segue. Para começar, queremos enfatizar nossa posição de que julgamos serem essenciais as funções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como instrumento de cumprimento das leis relacionadas à saúde, alimentação e correlatas, assim como braço executor das políticas públicas para esses setores.

A Anvisa deve ser integralmente apoiada – inclusive pelos setores empresariais envolvidos –, para melhor poder cumprir suas funções e tarefas específicas, legalmente definidas.

A visão desta Associação, já corroborada publicamente por diversas autoridades dos três poderes, é a de que não compete à Anvisa definir leis, sendo que suas atividades de normatização têm que estar restritas aos ditames de legislação específica, complementando o que foi estabelecido pelo Legislativo e, adicionalmente, dentro dos mesmos parâmetros, pelo Executivo.

No caso de setores de amplo impacto na vida diária das pessoas e na economia da Nação, sabemos que a legislação é de extraordinária complexidade, pois ela precisa considerar uma ampla variedade de aspectos constitucionais ligados aos direitos dos indivíduos e das organizações, por um lado, e às atribuições do Estado e seus agentes, por outro.

Razão pela qual não há outro foro adequado para sua avaliação, discussão e normatização fundamental do que o Congresso Nacional.

Além de simultaneamente proteger o cidadão e de lhe conceder o máximo de liberdade – status que se transferem para as organizações empresariais –, a legislação tem que ser adequada aos interesses superiores do coletivo da sociedade e da nação.

Existe, como sabemos, a necessidade de consolidar parâmetros para a publicidade de várias categorias de produtos, devido às demandas de vários setores da sociedade, porque a Constituição assim o determina e pelo fato de que a legislação correspondente pode ser aprimorada.

Os próprios setores empresariais envolvidos nas questões de saúde e alimentação, assim como os meios de comunicação e a comunidade publicitária constantemente adiantam-se em direção ao suprimento dessa necessidade de evolução das normas, debatendo e aprovando importantes modificações nas determinações de auto-regulação e nos códigos de conduta setoriais, além do próprio Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária, em particular. Estes movimentos em direção à maturidade dos setores envolvidos trazem o benefício adicional de que suas determinações são voluntariamente aceitas pela comunidade empresarial e são de conseqüência imediata à sua definição.

Dessa forma, preserva-se a liberdade de empreender e das práticas de marketing e comunicação, que têm sido esteios essenciais da grande evolução da qualidade técnica de inúmeros produtos e serviços; assim como contribuem para a redução absoluta e relativa de seus preços – beneficiando de forma direta aos consumidores, mas sem deixar de atender às necessidades de provimento do Estado, pela expansão do pagamento de impostos, taxas e assemelhados.

Limitar de modo exagerado e inadequado a liberdade de marketing e comunicação dos principais agentes econômicos setoriais, via de regra os mais responsáveis em termos socioambientais e de cidadania corporativa, significa empurrar a competição para a vala comum da rebaixa de preço feita em conseqüência da menor qualidade, da falta de segurança e da própria informalidade da atuação econômica.

Ou seja, a legislação e as normas que ultrapassam a razoabilidade geralmente resultam em fatores contraproducentes para a causa pública, os setores econômicos envolvidos e, acima de tudo, os interesses dos próprios consumidores. Resgatamos, para situar a posição da ABA, os princípios que regem nossa entidade, que incluem a “defesa permanente e intransigente da liberdade da comunicação comercial” e a “promoção do conceito de responsabilidade civil do anunciante e da propaganda”.

Isso significa defendemos a posição de que qualquer legislação ou regulação não pode, por garantia constitucional, penalizar organizações responsáveis através de determinações feitas sem o amparo da Lei e que exigem aquilo que não conta com a devida exigência legal, definida pelos órgãos que tenham essa competência constitucional. Da mesma forma que somos intransigentes quanto à responsabilização das empresas anunciantes por seus erros e abusos.

Enfatizamos que a ABA sempre está absolutamente disposta a ajudar no debate e na formulação das propostas de regulação e de normatização da questão do marketing e da comunicação dos produtos e serviços relacionados à saúde e à alimentação. Postura esta que não difere, pelo que conhecemos, das demais entidades das indústrias desses setores, de todos os meios de comunicação e das empresas ligadas à publicidade. Na expectativa de que o respeito à Constituição do País e o melhor senso público estejam sempre presentes no complexo debate dessas questões, registramos nossas saudações.

Rafael Sampaio Neuville
Vice-presidente executivo
Associação Brasileira de Anunciantes

Fonte: Portal da Propaganda

Paulo Coelho e Zico tornam-se diretores de criação da Africa

Sérgio Gordilho, sócio e vice-presidente de criação da Africa, tem em sua equipe dois novos diretores de criação. O diretor de arte Paulo Coelho e o redator Zico Farina acabam de ser promovidos, em estratégia que visa a entregar um trabalho diferenciado a seus clientes, indicando profissionais para se dedicar especialmente para cada uma de suas contas.

“O Paulo Coelho foi um dos 10 primeiros funcionários da agência. É um profissional que conhece muito bem nossos clientes, pois, participou das principais campanhas, como o lançamento da Vivo no Brasil, Nivea Fator Azul, lançamento mundial da marca Vale entre muitas outras”, destaca Gordilho, em comunicado enviado ao PortaldaPropaganda.com.

Já Farina é praticamente um recém-chegado na agência, onde iniciou seus trabalhos no início de fevereiro. Porém, seu currículo – no qual há passagens por Escala, Paim, DCS, Bates Brasil e Young & Rubicam – o torna, na opinião do vice-presidente, candidato ideal para o perfeito andamento da estratégia. “É um profissional muito experiente, com todo know-how necessário para encarar o desafio”, declara o executivo.

Fonte: Portal da Propaganda

sábado, 15 de março de 2008

Comfort apóia campanha de conscientização para consumo de água

O amaciante Comfort, em parceria com a Evoluir Cultural - empresa com atuação nas áreas de Educação, Cultura e Responsabilidade Social - lança em São Paulo, no dia 19 de março, o projeto "Espaço da Água". A iniciativa, que tem por objetivo contribuir para a conscientização da população em relação ao uso da água, terá duas frentes: distribuirá a alunos, professores e funcionários de 24 Centros de Educação Unificados (CEUS) 85 mil livros sobre o estado atual da água no planeta e dicas de como utilizá-la da melhor forma e terá ainda uma ação itinerante, aprovada pela Lei Rouanet, com oficinas para alunos, workshops para educadores, exposições e atividades interativas relacionadas ao tema. No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, o evento será aberto para toda comunidade do CEU Meninos.

"Comfort pertence à Unilever, empresa cuja missão é levar vitalidade para o dia-a-dia das pessoas. Por isso, o uso consciente da água é hoje um dos assuntos tratados pela marca, que vem desenvolvendo produtos como Comfort Fácil Enxágüe. O amaciante tem uma fórmula que elimina a necessidade de enxágües, gerando economia de água ao retirar a espuma do detergente em pó que fica na água", declara Priya Patel, diretora de marketing de Higiene e Limpeza da Unilever.

Fonte: Adnews

Y&R coloca no ar 3º filme para campanha da TAM

A TAM Linhas Aéreas estréia o terceiro vídeo da campanha publicitária sobre o novo posicionamento da companhia. O objetivo da campanha é ressaltar o compromisso dos funcionários com a Paixão pela Aviação e o Espírito de Servir. Desta vez, a gerente de Marketing de Diferenciação, Edna Cruz, responsável pelo Serviço de Bordo e Entretenimento, representará o compromisso assumido por todos os profissionais da companhia, destacando os diferenciais oferecidos a bordo das aeronaves.

O filme estreou ontem na Rede Globo, em intervalo do seriado Lost. Hoje, 14, estará na série Queridos Amigos, também da Rede Globo, e na sessão de filmes Premium, na Rede Record. Na segunda, 17, poderá ser conferido no Bom Dia Brasil, da Globo, e no RedeTV! News. O segundo vídeo da campanha, estrelado pela comissária Lee, estreou hoje no intervalo do Bom Dia Brasil, na Rede Globo, e destaca o atendimento de qualidade oferecido aos passageiros. A peça será exibida novamente no RedeTV! News de hoje e, a partir de amanhã, nos intervalos da programação da Rede Record e Rede Globo.

O comandante David Barioni Neto, presidente da TAM, protagonizou o primeiro filme desta segunda fase da campanha da companhia. Assim como nos novos vídeos, o comandante assina um compromisso pela busca da perfeição diária no trabalho e de fazer sempre o melhor para os clientes com o espírito de servir. Além de peças para TV, a campanha também contará com anúncios para mídia impressa e painel seqüencial no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

A criação é de Sérgio Fonseca, Zico Farina, Daniel Salles, Bruno Godinho, Marco Mattos, Vinicius Stanzione, Mauricio Machado e Tomas Lorente, que também assina a direção de Criação.

Fonte: Adnews

sexta-feira, 14 de março de 2008

DM9DDB em ação para Telefônica

Fazendo referência a mocinhos e vilões da história recente e passada do cinema e da televisão, estreou ontem à noite o novo comercial da campanha criada pela DM9DDB para a Telefônica TV Digital. O comercial mostra uma seqüência de cenas em que personagens falam no telefone e, graças à edição, caubóis, policiais, mafiosos, detetives, mocinhos e vilões parecem conversar entre si, comentando o lançamento do novo produto da Telefônica. Em deterrminado momento, um detetive pergunta: "Telefônica? TV por assinatura?": - "A mesma que colocou o telefone aí na sua casa. E a banda larga também - responde o policial da SWAT, enquanto o mafioso complementa: "100% Digital!".

Com 30 segundos de duração, o comercial dirigido por Andrucha Waddington intercala cenas a cores e em preto-e-branco e está no ar no estado de São Paulo, nas emissoras Globo, SBT, RedeTV, Record, Bandeirantes e Cultura.

Fonte: Adnews

Loducca lança primeira campanha para Peugeot

Hoje, 13, a Loducca estréia a primeira campanha de varejo criada para Peugeot, conta conquistada em dezembro de 2007. Esta campanha será responsável pela nova linha de comunicação de varejo da montadora durante o ano de 2008. O primeiro filme mostrará cenas da linha de produção de uma fábrica da Peugeot. Outros ainda estão sendo produzidos e serão lançados em breve.

A criação da campanha é de Celso Loducca, Guga Ketzer, Cassio Moron, Rodrigo Pinto e Roberta Moraes e a produção é da Conspiração com direção de Andrucha Waddington e Leandro HBL.

Fonte: Adnews

quinta-feira, 13 de março de 2008

Kuat reformula identidade e promete novo posicionamento



O refrigerante Kuat está com seu visual totalmente renovado. A marca deixou de lado o tradicional verde e vermelho – utilizado pela maioria das fabricantes de refrigerante de guaraná – e elegeu o dourado como principal tom de sua nova identidade. Nas embalagens, em vez de folhas ou qualquer outra poluição visual, destaca-se apenas o nome do produto, com uma grafia também rejuvenescida, além do “K” característico, junto à esfera vermelha já utilizada anteriormente.


A Santa Clara é a agência responsável pela reformulação, que consiste na modificação das garrafas e latas apenas como um primeiro passo da nova estratégia de comunicação da marca. “A mudança da identidade visual de Kuat é o começo de um novo e envolvente caminho. As novas embalagens, que são lindas, marcam o início da evolução também da nossa comunicação com o consumidor. Kuat acredita na evolução, que é a nossa bandeira a partir de agora. Acreditamos que o mundo não está pronto, que não existem espaços que não possam ser conquistados. Queremos que a evolução de Kuat seja inspiradora para provocar a evolução também na vida das pessoas, pois é a energia natural de todos nós que move o mundo, transformando, reciclando, pensando e fazendo”, pontua Andréa Mota, diretora de marketing da Coca-Cola Brasil, em comunicado enviado ao PortaldaPropaganda.com.


A novidade faz parte ainda da celebração por parte da empresa com o crescente sucesso da marca. De acordo com o Instituto AC Nielsen, a participação nacional de Kuat no segmento de guaranás cresceu 3,3% nos últimos quatro anos, chegando a 15,1% em 2007. O crescimento consistente das vendas tornou o refrigerante líder no segmento em capitais como Salvador, Fortaleza e Teresina.


Douradas e lindas!As novas latas de Kuat são totalmente douradas, com exceção do logotipo em verde e vermelho. Já Kuat Zero traz pequenas frisas brancas alternadas ao dourado. Nas garrafas – tanto as de vidro quanto as PET –, a solução para ressaltar o tom de ouro foi simples e criativa: embalagens transparentes substituíram as antigas verdes, fazendo com que o líquido se encarregue de dar a nova coloração à embalagem.Kuat e Kuat Zero poderão ser encontrados nas seguintes versões: latas (250ml e 350 ml) e garrafas PET de 500 e 600 ml, 1, 1,5, 2, 2,25 e 2,5 litros.
Fonte: Potal da Propaganda

Y&R mescla meiguice de pequenos esquimós com o doce sabor ice de Danoninho

Para apresentar o Danoninho Ice, versão congelada do famoso petit suisse com polpa de morango, a Young & Rubicam destaca as crianças, público-alvo do produto, transformadas em esquimós. A campanha, que tem como principal peça um filme de 30 segundos, ressalta que a opção está de volta aos supermercados, por tempo limitado, e ensina aos consumidores sua simples forma de preparo.

Com direção de Alex Gabassi, da 02 Filmes, o comercial “Crianças esquimós” reproduz o cenário típico das regiões polares com seus ventos frios, neve e pingüins. Dentro de um iglu, duas crianças caracterizadas de esquimós ensinam, de forma bem-humorada, como preparar o sorvetinho.

“Como o Danoninho Ice é um produto sazonal e específico, elaboramos um filme com ícones especialistas no assunto: as crianças, que adoram saborear o produto, e os esquimós, que sabem tudo de frio, neve e gelo”, acrescenta Mariangela Silvani, diretora de criação da Young & Rubicam.

Além do comercial, com exibição nacional, a campanha contará com patrocínios, merchandisings em programas infantis e mídia on-line. Na versão Ice do produto estão presentes os mesmos nutrientes e vitaminas do Danoninho tradicional, que contribuem para uma alimentação saudável.

Fonte: Portal da Propaganda

quarta-feira, 12 de março de 2008

Nova campanha da Claro reforça ligação da marca com a música

A Claro lança uma nova campanha, tendo como tema principal a música. Criada pela F/Nazca S&S, a comunicação publicitária reforça o conceito da loja de música virtual da Claro: o Idéias Music Store.

“Um dos principais objetivos da campanha é usar a música como um fator de aproximação das pessoas. Queremos mostrar que a Claro coloca a música na sua mão, dando continuidade ao conceito da marca traduzido na assinatura, Claro. A vida na sua mão”, informas Cristina Duclos, diretora de comunicação da Claro, em comunicado enviado ao PortaldaPropaganda.com.

Além de destacar as vantagens do Idéias Music Store, as peças mostram que a operadora possui a melhor tarifa, com os seis centavos de Claro para Claro no mesmo DDD, e o melhor portfolio de celulares com mp3.

A divulgação contempla veiculação em TV aberta e por assinatura, rádio, jornal, revista, internet, mídia exterior e ponto-de-venda. Para a televisão foram produzidos dois filmes com os fabricantes Nokia e Sony Ericsson, com versões de 30, 10, sete e cinco segundos. Todas as peças apresentarão as promoções e vantagens oferecidas pela operadora e o serviço do Idéias Music Store. Nos anúncios, também aparecem os fabricantes LG e Samsung, em peças que seguem o conceito dos filmes.

Na internet, além de banners em diversos portais, a F/Nazca S&S criou o hotsite www.claroideais.com.br/musica, que também segue a linha do comercial “Viagem” – primeiro a estrear. Nele, além de encontrar ofertas de aparelhos com mp3, o internauta pode montar seu próprio setlist ou até mesmo a tirar todas as dúvidas de como fazer downloads de músicas através do Idéias Music Store.

Para a campanha de música, a Claro inaugura ainda novos formatos nas peças de merchandising. “Além de estarem totalmente alinhados aos materiais de mídia impressa, incluímos banner horizontal, que permite maior visibilidade da campanha e mais harmonia em nossas vitrines”, revela a executiva.

Com um catálogo de mais de 100 mil faixas, o Idéias Music Store conta com diferenciais como a entrega simultânea para o celular e computador, backup das músicas, transferência de conteúdo para CD e music players. O portal possui lojas no site Claro Idéias e no menu dos celulares Nokia e Sony Ericsson, por meio de aplicativo gratuito.

Ainda na onda musical, a Claro, em parceria com a Motorola, traz a cantora Fergie para um show exclusivo em São Paulo, marcado para 13 de março, com uma promoção especial. As 800 primeiras pessoas que adquirirem um celular Motorokr U9 em lojas próprias e agentes autorizados Claro ganharão um par de convites para a apresentação. A ação é válida na Grande São Paulo.

Fonte: Portal da Propaganda

Microsoft, Motorola e Vivo querem unir Africa, McCann Erickson, Ogilvy e Y&R no lançamento de Windows Live para celulares

Mobilidade e convergência foram as palavras mais utilizadas pelos executivos de Motorola, Vivo e Microsoft para apresentar nesta terça-feira, 11 de março, uma parceria inédita. As empresas se juntaram para lançar os serviços Windows Live, conhecidos de longa data pelos usuários de internet, agora para a tela dos celulares.

Como conseqüência da soma de competências dos três parceiros, os clientes que tiverem aparelhos do fabricante habilitados pela operadora poderão bater papo com seus amigos em qualquer lugar – que haja sinal – pelo MSN Messenger, além de ler e-mails e atualizar, inclusive com fotos, seu My Space, rede social da Microsoft vinculada ao mensageiro instantâneo.

No início, oito celulares da Motorola estão habilitados para baixar o aplicativo já disponível no portal de navegação da Vivo e ter acesso às três ferramentas citadas (A1200E, K1, Z6, V8, W5, W510, U6 e U9). Para o principal deles, o recém-lançado Motorokr U9, o sistema já vem de fábrica no celular, assim como conteúdos exclusivos de música.

Procurando atingir principalmente o público jovem, seja qual for seu plano de minutos, a operadora chegou à cifra de R$ 8,90 para disponibilizar ilimitadamente os serviços. O cliente poderá, portanto, ficar conectado ao mensageiro instantâneo por quanto tempo quiser, recebendo e-mails em tempo real e checando sua página pessoal sem ser cobrada nenhuma tarifa além do valor citado.

“Nosso objetivo é conseguir levar nossos serviços para todas as plataformas possíveis. Hoje, o MSN Messenger tem cerca de 34 milhões de usuários no País, o que significa que três em cada quatro internautas ativos utilizam a ferramenta”, comemora Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor geral do grupo de serviços on-line da Microsoft Brasil.

Alexandre Fernandes, diretor de produtos e serviços da Vivo, aposta todas as suas fichas no produto, acreditando ainda que a base de usuários dos programas poderá crescer em progressão geométrica. “Com o serviço que a Vivo passa a oferecer aos clientes, não será mais necessário chegar a um computador para enviar ou ler um e-mail importante, o que aumenta muito a produtividade e mobilidade de nossos clientes. Se hoje existem 122 milhões de linhas ativas de celulares no Brasil, imaginem quantas pessoas terão seu primeiro contato com o MSN, por exemplo, pelo celular, já que não possuem computadores e poderão acessar tais serviços por R$ 8,90”, ressalta o executivo.

Já que o serviço procura ser acessível para todos – os usuários de aparelhos Motorola e habilitados pela Vivo, pelo menos por enquanto –, nada melhor que uma campanha publicitária para apresentar a novidade ao público. Antes da campanha, porém, vem a dúvida: qual agência mereceria a confiança das três empresas, conjuntamente, para se dedicar à criação das mensagens e gestão da verba de veiculação? A Ogilvy & Mather Brasil, que atende Motorola? A Africa e a Young & Rubicam, que atendem a Vivo? Ou a McCann Erickson, que cuida da comunicação de Microsoft?

Eis a resposta dada por Loredana Mariotto, diretora de varejo e de produtos móveis da Motorola Brasil: “Toda a comunicação referente à parceria será feita em conjunto e lançada até o final de março, privilegiando mídia impressa e, principalmente, on-line, aproveitando os recursos do MSN Messenger, do Hotmail e do Spaces”.

Fonte: Portal da Propaganda

terça-feira, 11 de março de 2008

Copa de 2014 terá Pelé como garoto-propaganda

A novela entre Pelé e a Confederação Brasileira de Futebol teve um final feliz. Após alguns desencontros e o mal-entendido gerado pela ausência do ex-jogador na cerimônia em que o Brasil foi anunciado como país sede da Copa de 2014 - em outubro do ano passado, a CBF anunciou na última quinta-feira a participação do Rei no projeto brasileiro como garoto-propaganda da competição.

Em sua sede, no Rio de Janeiro, a entidade informou que o anúncio oficial será feito após a aprovação da Fifa. O tri-campeão mundial com a amarelinha acertou sua participação no Comitê Organizador da competição e, dentre sua funções como garoto-propaganda, estarão as visitas aos outros 31 países que participarão da competição.

De acordo com o site Máquina do Esporte, o nome de Pelé será avaliado pelo organismo dirigido por Joseph Blatter nos próximos dias, em um encontro que acontecerá na Suíça, com data não divulgada. No entanto, já se sabe que a presença do maior atleta do século como embaixador da competição é vista com bons olhos pelo dirigente suíço.

A MPM, do Grupo ABC de Nizan Guanaes, já conta com um núcleo voltado aos trabalhos para a Copa de 2014, mas a agência ainda não revela detalhes sobre quando iniciará as ações publicitárias para o evento.

A Máquina do Esporte ressalta ainda que, fora da cerimônia que deu ao Brasil o direito de sediar Mundial, Pelé iniciou uma aproximação com Ricardo Teixeira, presidente da CBF e seu antigo desafeto, no evento de lançamento da Timemania (loteria que também terá o ex-santista como garoto-propaganda), realizado mês passado.

Especula-se que o intermediador da reaproximação entre as duas personalidades do futebol brasileiro foi o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que solicitou a ambos um encontro para aparar as arestas e promover a Copa em território nacional. Segundo Ricardo Teixeira, presidente da entidade, o envolvimento de Pelé no evento sempre esteve em seus planos. "Desde o início que eu estava certo da participação do Pelé. Não teria sentido a realização de uma Copa do Mundo no Brasil sem a sua presença", afirmou o cartola.

Fonte: Meio e Mensagem

Talent cria para "Promoção ÃO, do Estadão"

O mais recente filme criado pela Talent para o Estadão divulga a nova promoção feita pelo jornal para seus assinantes. A peça mostra que assinando o Estadão, você concorre a um Toyota Hilux SW4 e cinco Vectras GTX. O filme mostra Luis, do "44", chegando para estacionar o carro na garagem de seu prédio e percebendo que em sua vaga já há outro carro (um Toyota Hilux SW4) parado. Ele sai do carro indignado e liga para o síndico em busca de uma explicação. O síndico lhe conta que a esposa de Luis, a Dona Glória, achava que seu marido era um cara mal informado, aí resolveu assinar o Estadão e ganhou o carro na promoção. Por alguns instantes Luis demonstra alegria com o ocorrido, mas logo depois retruca dizendo que ele é sempre o último a saber das coisas. O síndico concorda com ele e diz "pois é, foi o que ela disse também". Ao final são apresentados a promoção e seus prêmios. A peça terá veiculação no jornal, site, televisão e rádio.

Fonte: Adnews

"É isso que existe na cabeça de quem usa drogas"



A criação das peças da campanha ficou a cargo da Publicis, empresa que cuida da publicidade do Mackenzie. Para o vice-presidente de criação, Guilherme Jahara, “Assim como as drogas são fortes, uma propaganda que fala sobre o assunto também tem de ser. Usei esse argumento para vender a campanha”, revela. A campanha tem gerado uma polêmica, graças a essa ação o Campus do Mackenzie, em São Paulo, hoje leva as pessoas a discutir o tema, é palco de debates sobre o assunto.


Além das latas de lixo há outras peças que foram implantadas para alertar contra o uso de drogas e o abuso de álcool. Entre elas, estão cartazes que dizem que o abuso da bebida separa as pessoas ou um cartaz no chão simulando um buraco no solo, que diz que as drogas são o fim da linha. Outras instalações ainda estão em fase de implantação, como um espelho que distorce a imagem e tem a mensagem alertando que quem usa drogas fica irreconhecível.


Fonte: Globo.com

segunda-feira, 10 de março de 2008

Propaganda de terceira geração

As companhias de telefonia andaram comedidas em seus investimentos publicitários no último ano. Em 2007, responderam por 4% do bolo publicitário, ante os 5% que representavam no ano anterior. Mas começam este ano com disposição para ganhar maior visibilidade. A estréia da regra da portabilidade a partir de agosto - que permitirá ao usuário mudar de companhia carregando o mesmo número -, é um dos fatores que mobilizam as áreas de comunicação das empresas. Quem deu largada alertando para uma prática que favorece o consumidor antes mesmo da chegada da portabilidade foi a operadora Oi, ao sair alardeando em campanha publicitária, criada pela agência NBS, o desbloqueio dos aparelhos de sua base de clientes. "As empresas não podem cobrar pelo desbloqueio, a liberdade de escolha é um desejo do consumidor", diz Flávia da Justa, gerente da Oi. " Cada vez mais , não é o aparelho, e sim o serviço que vai reter o consumidor".

O mercado sabe disso. Os números mais recentes disponíveis sobre o tema, em estudo feito no ano passado pela empresa de pesquisa Yankee Group, mostram que 57% dos paulistas, 50% dos mineiros e 36% dos cariocas trocariam de operadora se pudessem carregar seus atuais números. Eles se declaram insatisfeitos com os serviços prestados pelas empresas.

A agressividade da ação da Oi, que anuncia a permissão de uso em seus aparelhos do chip de qualquer outra operadora, incomodou os concorrentes. "A Oi cria desinformação ao não avisar que o desbloqueio é uma opção", pondera Erike Fernandes, diretor de marketing da Claro. Para conquistar clientes, as empresas de telefonia móvel adotaram a estratégia de vender aparelhos subsidiados. E, para receber pelo "financiamento" dado ao comprador, atrelam a compra ao contrato de um ano de uso.

Fernandes, entretanto, também reconhece que a chegada da portabilidade vai mesmo aquecer o mercado. "Caminhamos para uma saturação do mercado básico (hoje com 122 milhões de linhas) e haverá maior esforço de marketing para buscar os nichos para uso de mais recursos tecnológicos", diz ele. Daí a campanha da agência AlmappBBO, que acaba de entrar no ar, ressaltando as vantagens da cobertura da tecnologia de terceira geração da operadora, que, ao aumentar a velocidade móvel dos serviços, permite entre outros a recepção da televisão digital.

Na mesma linha, a operadora BrT pôs no ar dois filmes para falar dos benefícios da banda larga móvel. Mais que isso, enfatiza, como diz o vice-presidente de criação da agência Leo Burnett, Ruy Lindenberg, as oportunidades para os usuários. "Criatividade junto com a tecnologia geram condições para o desenvolvimento de produtos atrativos que tornam a portabilidade um detalhe", diz ele. " A BrT tem promoções como ligações mais baratas aos sábado. Uma cliente nos contou que namora um jogador de futebol na Suécia. Seu gasto telefônico era absurdo, mas ela descobriu como falar 16 horas por mês de graça com ele. Telefona por quatro horas a cada sábado".

Fonte: O Estado de São Paulo

Entidades querem coibir promoções enganosas na TV

A propaganda enganosa exibida nas TVs paga e aberta e seus responsáveis sofreram críticas. A ABA - Associação Brasileira de Anunciantes - e a AMPRO - Associação de Marketing Promocional - alertaram, por meio de comunicado enviado ontem a diversas autoridades, sobre prática que consideram "danosa" e visa a burlar a legislação e prejudicar consumidores com mensagens em estilo tele-prêmios. As entidades se referem às promoções instantâneas que induzem o espectador a concorrer por prêmios em dinheiro e mercadorias.

Ambas alegam que a estratégia "tem por objetivo único gerar receita para as emissoras envolvidas e seus parceiros no negócio". ABA e AMPRO reivindicam maior revisão e análise por parte da mídia televisiva para coibir a prática ilegal. O comunicado reflete preocupação com a audiência de baixa renda, "desavisada e inocente, às voltas com contas telefônicas de elevados valores, infladas pela "participação" ou, melhor dizendo, prática de jogo ilegal, delas mesmas ou de seus parentes e companheiros de moradia; atraídos pela ilusão do ganho fácil".

O documento foi enviado aos seguintes nomes:

Hélio Costa - Ministro das Comunicações
Ronaldo Moura Sardenberg - Presidente da Anatel
Ricardo Morishita Wada - Diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça
Roberto Augusto Castellanos Pfeiffer - Diretor Executivo do Procon-SP
Daniel Pimentel Slaviero - Presidente da Abert
João Carlos Saad - Presidente da Abra
Alexandre Annenberg - Presidente da ABTA
Gilberto Leifert - Presidente do Conar
Ela Wiecko Volkmer de Castilho - Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão

Confira a carta na íntegra:

Prezada Senhora Procuradora, Prezado Senhor Ministro, Prezados Senhores,

Recentemente temos assistido ao retorno e expansão das atividades de promoções instantâneas e similares em diversos canais de TV aberta e por assinatura. Tais programas, com pequenas variações, levam os telespectadores e assinantes a ligarem para determinado número e, dessaforma, "concorrerem" a prêmios em dinheiro e mercadorias, algumas de elevado valor, capazes de despertar o interesse momentâneo de muitas pessoas menos conscientes desses subterfúgios que têm por objetivo único gerar receita para as emissoras envolvidas e seus parceiros no"negócio".

As eventuais perguntas feitas carecem de validade educativa ou cultural e se assemelham a"pegadinhas" fáceis de serem desvendadas, de forma a induzir os mencionados telespectadores e assinantes a ligarem ao número que é insistentemente anunciado pelas mais variadas formas gráficas e com o emprego dos "apresentadores" desses programas, feitos a propósito ou como parte de outras atrações dos canais de TV.

A forma de captar dinheiro da população desavisada e inocente diante da máquina estruturada por essas organizações de mídia e seus prepostos é justamente a ligação telefônica, tarifada a valores acima de mercado. Isso acontece seja pelo volume ("ligue quantas vezes quiser" é o mote mal intencionado) seja pelo tempo ("segurando" a pessoa na fila de espera ou solicitando o preenchimento de longos cadastros ou, simplesmente, discutindo a validade da resposta oferecida).

Seja qual for o modo, no entanto, tais práticas são proibidas pela legislação aplicável econdenadas pela ética e as boas práticas das organizações de mídia preocupadas com a seriedade de suas atividades e negócios.

Razão pela qual a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e a Associação de MarketingPromocional (AMPRO) vêem a publico para pontuar que tais práticas:

- não se coadunam com a letra e o espírito da legislação vigente sobre promoções ou jogos deazar, no primeiro caso por demandar aprovação prévia, no caso inexistente, dos organismos competentes e, no segundo, por não estar prevista nas modalidades autorizáveis;

- não são do interesse da população, que se vê atraída - especialmente os mais jovens, menos preparados e mais pobres - a uma verdadeira "armadilha promocional" com o intuito único de gerar receita e lucros para seus promotores, sem gerar aumento de negócios de produtos ou serviços existentes no mercado e, mesmo, sem estimular a audiência ao veículo de comunicação;

- não condizem com os relevantes serviços prestados pela televisão brasileira à população eaos agentes econômicos;

- não são do interesse das empresas anunciantes e do setor promocional, representados pelas duas entidades signatárias, mas, ao contrário, consubstanciam atividade de concorrência desleal.

Diante do exposto, ABA e AMPRO alertam e apelam às autoridades e dirigentes das entidades acima mencionadas no sentido de que cada qual análise o que pode ser feito contra essa prática danosa - de ações administrativas a ações legais, de disposição de auto-regulação setorial acódigo privado de conduta empresarial.

Essas "promoções" são bastante nefastas aos consumidores e muito em breve teremos a situação, já ocorrida anteriormente, de inúmeras pessoas de menores recursos às voltas com contas telefônicas de elevados valores, infladas pela "participação" ou, melhor dizendo, prática de jogo ilegal, delas mesmas ou de seus parentes e companheiros de moradia; atraídos pela ilusão do ganho fácil. Essas contas telefônicas subtrairão a compra de alimentos, pagamentos de contas devidas e levarão muitos consumidores à inadimplência.

Com a ocorrência desses fatos, toda a atividade promocional será prejudicada, pois a população,os legisladores e as autoridades ligadas à questão com certeza serão instados a tomar medidas para criar restrições adicionais ao uso das promoções legítimas feitas no país.

Da mesma forma, a imagem da televisão estará arranhada e haverá manifestos a favor do maior controle de seu conteúdo por parte das autoridades e da sociedade - prática não prevista na Constituição e não adequada à preservação das liberdades de informar, entreter e empreender.
E as próprias emissoras de rádio e televisão serão potencialmente prejudicadas, pois poder-se-á estabelecer restrições até mesmo sobre as legítimas promoções tradicionalmente feitas pela empresas de mídia para alavancar audiência/circulação e manterem-se próximas a seus ouvintes e telespectadores.

Por todas essas razões, a ABA e a AMPRO decidiram fazer este amplo alerta público às autoridades e entidades envolvidas com essa questão, apelando que cada uma delas analise com atenção esses fatos e tome, com brevidade, as medidas cabíveis por sua competência específica.

Não se pode admitir a burla da legislação, o engodo aos consumidores e, não menos relevante, ageração potencial de elevados prejuízos às empresas que se servem das promoções de forma legítima, ao mercado promocional (constituído por milhares de empresas e dezenas de milharesde profissionais) e aos veículos de comunicação zelosos de sua responsabilidade e cumpridores das leis e normas éticas.

São Paulo, 6 de março de 2008.
ABA - Associação Brasileira de Anunciantes
Ricardo Alves Bastos - Presidente

AMPRO - Associação de Marketing Promocional
João Carlos Zicard Vieira - Presidente do Conselho Diretor
Elza Tsumori - Presidente da Diretoria Executiva Nacional

Fonte: Adnews

sábado, 8 de março de 2008

Clio Awards recruta jovens talentos para o Clio Future Gold

A 49ª edição do Clio Awards abre inscrições para o 2008 Clio Future Gold/Young Creatives Program, que tem como missão divulgar e inspirar os futuros talentos da indústria publicitária – competição semelhante ao Young Lions, do Festival de Cannes.

Um total de 12 redatores e diretores de arte com menos de 30 anos serão selecionados para participar da competição, que acontece de 14 a 17 de maio em South Beach, na Flórida, nos Estados Unidos. Eles serão divididos em seis duplas e terão que, de forma criativa, corresponder aos desafios de um briefing em 24 horas.

Os trabalhos serão avaliados por membros dos júris das principais categorias do Clio Awards, que acontece paralelamente ao Clio Future Gold. “Nosso festival tem como compromisso encorajar e premiar os jovens mais criativos”, destaca Tony Gulisano, diretor geral do Clio Awards, em comunicado enviado ao PortaldaPropaganda.com.

Os interessados devem acessar o www.ihaveanidea.org/futuregold, onde estão presentes – em inglês – mais detalhes sobre o funcionamento da competição, além de recomendações sobre como enviar seu portfolio. As inscrições devem ser feitas, de verdade, até 1º de abril.

Um time de publicitários será responsável por conferir o material e recrutar os 12 jovens participantes, sendo dois de cada uma das regiões do planeta – América do Norte, América do Sul, África, Ásia, Europa e Oceania. Os selecionados serão avisados em 11 de abril sobre como receber o Clio Passport, que garante a participação em todos os eventos do festival e três dias de estadia em um hotel nas proximidades do local.

Para saber mais sobre o Clio Awards, acesse www.clioawards.com

Fonte: Portal da Propaganda

Almap concentra criação global de Havaianas

A AlmapBBDO concentrará no Brasil a criação das campanhas das sandálias Havaianas para o mercado internacional. A BBDO de Nova York, que chegou a desenvolver ações para a marca no exterior, fica responsável pela adaptação e comercialização de mídia nos Estados Unidos.

Em 2008, os maiores investimentos em publicidade da marca serão na Europa, com a chegada do verão ao hemisfério norte. O consultor de comunicação da Alpargatas, Rui Porto, afirma que os mercados publicitários dos Estados Unidos, Austrália, Colômbia e Argentina - que são os maiores consumidores internacionais das sandálias brasileiras - já estão amadurecidos. "Vamos investir na França, Itália, Espanha e Inglaterra", afirma.

A agência também retoma a conta below the line (BTL) da Havaianas que estava na Fábrica Comunicação Dirigida desde março de 2007. Eventualmente, a AlmapBBDO que já fazia above the line também tinha jobs de BTL da marca.

Fonte: Meio e Mensagem

Johnson & Johnson anuncia nova presidente no Brasil

Coincidentemente, na véspera do Dia Internacional da Mulher, a Johnson & Johnson anuncia Suzan Rivetti como presidente da companhia no Brasil. A executiva, que atuava como vice-presidente para a América Latina da Unidade Global de Negócios de produtos para beleza, assume a principal cadeira da Johnson & Johnson Consumidor – uma das três divisões da empresa no País, responsável pelos produtos que chegam ao consumidor final –, posição deixada por José Vicente Marino no início de fevereiro deste ano.

Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, Rivetti começou a sua carreira na área financeira da Johnson & Johnson Consumidor. Posteriormente foi transferida para a área de marketing, onde passou pela gerência de produtos até chegar à diretoria do setor. Em 2003, a executiva assumiu a presidência da Johnson & Johnson na Argentina e, em 2007, retornou ao Brasil como vice-presidente para América Latina da Unidade Global de Negócios de produtos para beleza.

Em 2006, a Johnson & Johnson Consumidor adquiriu a área de Cuidados com a Saúde do Consumidor da Pfizer e adicionou ao seu portfolio marcas como Mylanta, Caladryl, Nicorette e Benalet, além do anti-séptico bucal Listerine. No ano passado, o Brasil foi eleito um dos oito países para liderar a expansão mundial da Johnson & Johnson – que chegou ao mercado nacional há 75 anos –, juntamente com Estados Unidos, Canadá, Itália, França, Inglaterra, Rússia e Japão.


Johnson & Johnson no Mundo

Inaugurada em 1886 nos Estados Unidos, a Johnson & Johnson apóia-se atualmente em uma estrutura formada por mais de 250 companhias sediadas em 57 países, atuando nos mercados farmacêutico, médico-diagnóstico e consumidor. Seus produtos são comercializados em 175 nações e a companhia emprega cerca de 119 mil pessoas mundialmente. O faturamento global da empresa em 2007 foi de US$61.1 bilhões.

Fonte: Portal da Propaganda

sexta-feira, 7 de março de 2008

Estadão promove ação de relacionamento em estádio

O Grupo Estado, por meio do jornal O Estado de S.Paulo, acaba de fechar parceria com a empresa BPS Promoções para realizar ações de relacionamento com o mercado publicitário nos camarotes Premium e Exclusive do Morumbi para os jogos realizados no estádio em todos os campeonatos e torneios de 2008.

A ação começou dia 05/03, durante o jogo São Paulo X Audax Italiano (Chile), pela Copa Libertadores da América.

Fonte: Consumidor Moderno

Publicidade fatura R$ 26 bilhões em 2007

O faturamento do mercado publicitário brasileiro foi de R$ 26 bilhões em 2007, cifra que representa crescimento de 9% em relação ao ano anterior. Esses números fazem parte do Projeto Inter-Meios, realizado com exclusividade pelo Grupo M&M, responsável pela coordenação do estudo. “Os resultados ficaram acima das expectativas, já que o mercado esperava crescer somente no segundo semestre e não passar dos 7% no ano”, afirma José Carlos de Salles Neto, presidente da empresa.

Para chegar a esse volume, o Inter-Meios monitora o faturamento publicitário de cerca de 90% da mídia brasileira. Esses dados são enviados mensalmente pelos veículos para a PricewaterhouseCoopers. Em 2007 os integrantes do Inter-Meios faturaram R$ 19 bilhões. Ao levar em conta os veículos não participantes do projeto, estima-se salto no faturamento total para R$ 21 bilhões. A partir daí, os coordenadores adicionam mais 19% relacionados à produção comercial, chegando ao volume total de R$ 26 bilhões movimentados por essa importante indústria brasileira.

Dos nove meios analisados, apenas dois apresentaram queda em 2007: Guias e Listas (-13,28%) e Mídia Exterior (-16,33%), este último em conseqüência das restrições publicitárias impostas ao setor pela lei Cidade Limpa, da Prefeitura de São Paulo. “Essa lei teve impacto direto em uma cidade que é o grande centro do mercado publicitário brasileiro”, opina Salles Neto.

Os demais meios aumentaram o faturamento total. Cinema e Internet tiveram altas expressivas, embora ainda representem fatia pequena no bolo publicitário. As salas de cinema arrecadaram em publicidade R$ 75 milhões, crescimento de 23,13%. Já na Internet, os valores alcançaram R$ 526 milhões, aumento de 45,76%.

A Televisão, considerado um dos veículos de maior alcance em diversos segmentos da sociedade, continua a figurar com folga entre as mídias que mais faturam no Brasil. A variação positiva foi de 8,67%, com receita de R$ 11,2 bilhões no ano (participação de 59,21% no mercado). Já a TV por Assinatura, apesar de ser considerada uma mídia nova, foi a terceira que mais cresceu (20,65%), porém ainda com pequena participação no total (3,36%).

O meio Rádio teve desempenho positivo de 5,60%. Salles Neto acredita que a publicidade em rádio pode ser mais bem trabalhada. “É uma das mídias mais importantes, um veículo que mantém uma relação muito forte com a comunidade, porém ainda muito dispersa”, explica.

Os veículos impressos também seguem essa tendência de alta. Os jornais faturaram R$ 3,1 bilhões (16,38% de participação), com elevação de 15,22%. De acordo com Salles Neto, esse volume de negócios pode ser considerado bastante positivo devido à retomada de crescimento do segmento, que vinha sofrendo queda e conseguiu reverter a tendência. O meio Revista movimentou cerca de R$ 1,6 bilhão, elevação de 7,18% (participação de 8,47%).

Para 2008, as expectativas são ainda melhores. “O mercado vai continuar a crescer baseado no faturamento de 2007. Nosso crescimento vai superar ao da economia brasileira. Pretendemos atingir 10% neste ano”, prevê Salles Neto.

Fonte: Consumidor moderno

Patricia Esteves da Coca-Cola, ressalta a presença no novo suco da marca.

A Coca-Cola Brasil amplia seu portfolio de sucos prontos para beber com o lançamento de Laranja Caseira, da marca Minute Maid Mais, controlada pela companhia desde 2005. A novidade chega ao mercado com campanha de divulgação criada pela NBS. O filme de lançamento já está em veiculação nas principais emissoras de TV, com a missão de propagar a principal característica da bebida: a presença dos gomos da fruta que chamam atenção para sua faceta caseira. O trabalho publicitário compreende ainda material para os pontos-de-venda e ações de degustação nas principais redes de supermercados das regiões Sul, Sudeste e Brasília, onde o produto será inicialmente distribuído.

O Laranja Caseira passa a disputar o segmento de sucos prontos para beber com atraentes diferenciais competitivos: o fato de a bebida contar com 67% de substância natural em sua composição, isenção de corantes, bem como conservantes, e as opções para consumo regular e light. “O trunfo do produto é oferecer ao público o sabor de um suco feito em casa, mas com a praticidade que a vida moderna exige. O Laranja Caseira é inovador, e permite às estratégias de marketing despertarem o emocional do consumidor ao remetê-lo, ludicamente, ao carinho e conforto vividos em casa dos pais ou dos avós”, explica Patrícia Esteves, gerente de marketing de bebidas sem gás da Coca-Cola Brasil.

A concepção da campanha de lançamento e a criação de suas embalagens (1 litro, com tampa de rosca, e 250 ml), desenvolvidas pela Oz Design, foram elaboradas a partir de estudo investigativo sobre as novas tendências do consumo, encomendado pela Coca-Cola do Brasil ao escritório de pesquisas Observatório de Sinais. “Hoje, o consumidor está cada vez mais crítico, exigente e em constante busca de inovação. Ele também busca praticidade, em razão da complexidade do dia-a-dia nos grandes centros urbanos. Por isso, para conquistá-lo precisamos lançar mão de ferramentas inovadoras e de um forte apelo ao emocional, o que demanda grande criatividade das marcas, para oferecer produtos diferenciados, e das agências, no desenvolvimento de mensagens de maior impacto”, detalha Dário Caldas, diretor do Observatório de Sinais, acrescentando: “No caso do Laranja Caseira, o cliente encontra em um único produto o sabor de uma bebida fresquinha, semelhante à preparada em casa, com a praticidade necessária no mundo pós-moderno”.

O novo suco turbina um segmento que atualmente apresenta, no Brasil, boas perspectivas de evolução, tendo registrado um aumento de 20% em vendas na comparação entre 2006 e 2005, enquanto a Minute Maid Mais alcançou o índice de 40% de crescimento.

De acordo com dados Nielsen, 97% dos brasileiros bebem suco ao menos uma vez por mês, no entanto, dentre eles, 42% ainda não tiveram a oportunidade de experimentar sucos de caixinha.

No início de 2008, a NBS dará continuidade à campanha do Laranja Caseira, que começará a ser comercializado também nas regiões Norte e Nordeste do País.

Fonte: Portal da Propaganda

Até as roupas se apaixonam na nova campanha global de Lycra

Lycra inicia a veiculação no Brasil de sua mais recente campanha internacional, centrada no tema "Roupas que se apaixonam por você”. O objetivo é associar todas as características positivas que os consumidores visualizam nas roupas, como movimento, conforto, liberdade e boas sensações, com as qualidades do produto de fabricação. Produzida no sul da Itália pela fotógrafa italiana Laura Sciacovelli, no final de 2007, a campanha teve criação global da Fallon Londres, com adatação da Mohallem Meirelles para a mídia impressa brasileira.

Lançada no final de janeiro em Paris, no Salon Internacional de La Lingerie, na Colômbia, na Colombiatex, e em Nova Iorque, durante o Mercedes-Benz Fashion Week, a nova campanha figurará nas páginas das próximas edições de revistas como Veja, Época, Claudia, Nova, Caras, Contigo!, Boa Forma, Marie Claire e L’Officel.

Para reforçar o novo posicionamento, está previsto no plano de mídia um programete para exibição em TV por assinatura.

“A nova campanha diferencia o fio Lycra, dando-lhe especial ênfase pela forma que influencia os tecidos, a aparência e os sentidos das mulheres. Pesquisas realizadas com consumidores de quatro continentes mostram que a campanha traz como forte apelo o gosto que sentimos por nossas roupas favoritas e como elas influenciam nossas sensações”, explica Carolina Sister, diretora de marketing para a América Latina do fio Lycra, em comunicado enviado ao PortaldaPropaganda.com.

O www.lycra.com será totalmente reestruturado e estará disponível em 10 línguas, a partir do segundo trimestre deste ano. O site oferecerá aos internautas diversas informações sobre o fio, além de ajudar o consumidor a encontrar no mercado produtos que contenham Lycra.

Fonte: Alfapress Comunicações

Dumond prepara campanha com Ana Beatriz Barros

O fotógrafo Valério Trabanco pensou em um clima soturno para as fotos da nova campanha de inverno da Dumond. O material foi criado na Casa das Caldeiras, uma antiga indústria têxtil de São Paulo que hoje serve como galpão de eventos. Nas fotos é possível observar a modelo mineira radicada em Nova York Ana Beatriz Barros, de 25 anos, encostada em uma parede de tijolos cobertos de musgo, ou em pé em um caminho de paralelepípedos escurecidos pelas carregadas nuvens da cidade da garoa. A campanha estreará nas revistas Cláudia, Nova, Vogue, Elle, Estilo, L?Officiel e Marie Claire.

Leandro Mosmann, presidente da marca, afirma que escolheu a modelo porque ela passa um ar de feminilidade brasileira e uma atitude misteriosa, que foi reforçada pelo cabeleireiro Wilson Eliodoro, quando bolou um estilo inspirado em Verônica Lake (atriz do cinema noir) para Beatriz.

Ao terminara a seção, a modelo seguiu para Los Angeles, onde posou para mais um ensaio da revista americana Sports Illustrated, famosa por apresentar as top models mais requisitadas do mundo.

Fonte: Meio e Mensagem Online

Brahmeiro bem na foto

Cantado por Zeca Pagodinho, composto por Nizan Guanaes e veiculado no que há de melhor no horário nobre da TV e do rádio brasileiro, o jingle 'Brahmaeiro' é a grande estrela da nova campanha criada pela agência África para a Brahma.

O que ninguém imaginava é que além de cerveja, pagode e novela, os fã da marca também eram entusiasmados internautas. Em apenas um dia, a segunda-feira que seguiu a estréia da campanha, o site da Brahma que costuma receber a modesta média de 800 visitas diárias estourou em audiência e recebeu 49.510 acessos. Quem visita o site é levado para o hotsite, onde o link mais visitado é o 'Na foto com o Zeca', por meio do qual os internautas podem fazer uma foto ao lado do cantor, respondendo a pergunta "O que é ser Brahmeiro para você?". Já foram tiradas mais de três mil fotos.

O hotsite apresenta ainda downloads do filme, jingle e letra da campanha; um canal para que as pessoas façam seus cadastros; outro para que conheçam os produtos da marca. O mais interessante é que para montar a foto, você pode escolher o tipo de corpo e insere no lugar do rosto uma foto do seu próprio rosto - que fica disponível no site para todo mundo ver.

Frases politicamente corretas como 'Saber a hora de curtir e saber a hora de ser responsável, isso é ser brahmeiro', da internauta Gabriela de Angra dos Reis, estão entre as que viram manchete no hotsite, que tem ferramentas que facilitam sua viralização como o famoso 'mande o link para um amigo'. O interessante, entretanto, é que o internauta só tem trabalho (tem de se cadastrar, colocar foto, escolher corpo, fazer frase) e não ganha nada. O fato é que tanto quanto de cerveja, o brasileiro gosta de internet. Não é por acaso que somos campeões mundiais de horas de surf na web.

Fonte: Meio e Mensagem online

Adidas calcula tempo de corrida no site Apontador

O site de rotas Apontador.com realiza ação interativa de promoção da marca Adidas, atendida pela Lew,Lara/TBWA. No portal, o internauta ao pesquisa sobre um trajeto terá também a opção de visualizar o tempo em que poderá fazê-lo correndo. A ação faz parte da campanha de lançamento do modelo de tennis Adstar.

Ao acessar o site do Apontador, o usuário deve preencher os dados sobre o percurso no ícone Traçar Rota e clicar em OK. Em seguida, aparecerá um banner da Adidas, no qual o esportista escreverá os minutos e segundos que gasta para correr um quilômetro. Clicando em calcular, ele terá o tempo estimado que levaria para chegar ao destino correndo.

fonte: propmark

Redes sociais perdem visitantes no começo de 2008

De acordo com a empresa de informações comScore, o MySpace teve 2% menos visitantes, enquanto o Windows Live Spaces apresentou queda de 5%

Apesar do sucesso obtido pelas redes sociais em 2007, o setor abre o primeiro trimestre de 2008 com queda. De acordo com a empresa de informações comScore, o MySpace teve 2% menos visitantes, enquanto o Windows Live Spaces apresentou queda de 5%. A comScore ainda apurou que os freqüentadores desses links passaram menos tempo nas páginas. No MySpace, a diminuição foi de 3,5%.

George Reyes, responsável financeiro do Google, confirma em entrevista ao jornal El País que as redes sociais não estão gerando tanto lucro com publicidade como esperava. Um dos problemas apontados pelo veículo para a pequena crise é a proliferação de páginas de relacionamento com atendimento verticalizado, isto é, específico a determinados públicos.

Esse novo conceito de Web 2.0 deve substituir o formato antigo, que já dá indícios de colapso. O atendimento especializado, apesar de não atingir públicos tão grandes, garante maior fidelidade do cliente. O próprio MySpace e o Facebook - como conta El País - já tentaram gerar publicidade personalidade, mas não obtiveram sucesso.

Na América LatinaApesar da queda no número de acessos às redes sociais no mundo, a América Latina deve ser a última região a largar o hábito de se relacionar pela internet. Como apontou a comScore no final do ano passado, os latinos são os usuários mais fiéis desse tipo de serviço. Os latinos ficam, em média, 375 minutos por mês em sítios com esses.

O Brasil é um dos principais responsáveis por esse índice, já que é o principal usuário do Orkut, site de relacionamento mais utilizado na América do Sul, com 156.2 milhões de horas mensais gastas somando-se todos os acessos. Na Ásia, continente que mais desenvolve redes sociais, o site mais visitado é o Friendster; na Europa o campeão é o Bebo.com; e na América do Norte o mais famoso é o MySpace.

Rápida derrocadaO fracasso das redes sociais, ao menos neste inicio de ano, é uma grande surpresa. Ainda no meio do ano passado a situação era extremamente promissora. O IDG Now apontava que a navegação em redes sociais correspondia a 15% de todo tempo gasto na internet e a tendência era o crescimento.

fonte: meio & mensagem

Máquina dá bebida grátis ao reconhecer consumidor pela íris


Veja como a tecnologia da identificação através da íris está sendo usada na propaganda. Esta peça de mobiliário urbano, desenvolvida para a Aquarius, tem um aparelho para registrar a íris. O consumidor se aproxima e o aparelho manda a informação para uma máquina automática que está nas proximidades. É como uma gincana - se o consumidor chegar a maquina em até 10 minutos, ganha a bebida grátis.

fonte: Blue Bus


Cursos - Grupo de Mídia lança cursos

O Grupo de Mídia de São Paulo abre temporada de novos cursos e palestras. Anunciados para o mês de março, os eventos são direcionados tanto a estudantes e aspirantes a publicitários, quanto a profissionais de veículos e anunciantes.

I Curso Básico de Mídia
Março 2008

Grupo de Mídia São Paulo

Curso Básico: Dirigido a jovens publicitários, estudantes de comunicação e marketing, profissionais de veículos e anunciantes.

Dia 10 - Segunda-Feira
Uma Visão Geral - Angelo Franzão Neto - McCann 19:00hs às 20:15hs

Conceitos Básicos - Ana Guedes - Lowe 20:15hs às 22:00hs.

Dia 11 - Terça-Feira
Conceitos Básicos - Ana Guedes - Lowe - 19:00h às 20:00hs.

Instrumental de Pesq. Mídia - Cristhiane Lozano - 20:15hs às 22:00hs.

Dia 12 - Quarta-Feira
Instrumental de Pesquisa de Mídia - Cristhiane Lozano - Young - 19:00hs às 22:00hs.

Dia 13 - Quinta-Feira
A Mídia no Contexto da Comunicação - Aspectos Estratégicos - Roberto Genistretti - TBWA 19:00h às 22:00h.

Dia 17 - Segunda-feira
Mídia Interativa Tendências - Igor Puga - Lew Lara 19:00h às 22:00h.

Local: Sede do Grupo de Mídia SP
Valor do Investimento Sócio e Estudante: R$ 160,00 - NÃO SÓCIO R$ 220,00
Contato: Fone: (11) 3846-1203/3842-5219 ou pelo e-mail gm@gm.org.br

Fonte: Adnews

Age contrata 8 profissionais

A age. está anunciando 8 novos profissionais nas áreas de atendimento, criação e internet. São eles o designer Flávio Carvalho (ex-PontoBP), o diretor de arte Thiago Rocha (ex-Neogama), o redator Rodrigo da Mata (ex-McCann), o diretor de arte jr., Cristiano Bernardo (ex-GasMultiagência e Propague), o gerente de contas Guilherme Miller (ex-Y&R) que atenderá adidas e Olla, a gerente Alessandra Rossi (ex-Agência3 e Eugenio) que atenderá Even e Rossi, e a assistente de atendimento Camila Couto (ex-Quest e Le Pera). Na área de internet chega Thyago Corrêa (ex-Media Contacts) que trabalhará com mídia online.

Fonte: Adnews