segunda-feira, 23 de junho de 2008

Pacotes com elementos surpresa

Falar com os jovens de maneira descolada, direta e inovadora. Este é o objetivo da empresa Don't Panic. Distribuindo conteúdo dentro de pacotes e operando há 10 anos em mercados como Inglaterra, Espanha e Austrália, a empresa britânica começa suas ações no Brasil em julho seguindo o mesmo modelo consagrado em algumas das cidades mais cosmopolitas do mundo. Nomes como Adidas, Nike, Apple e Sony já lançaram mão dos seus serviços, que divulga arte, remete estilo de vida e comportamento cultural consdierados 'inn'.

Parece simples: colocar brindes, pôsteres e o que mais vier na cabeça dentro de pacotinhos e sair distribuindo gratuitamente pelas ruas. Mas não é. Partindo de pesquisas de comportamento e focado em cultura, arte, música e atualidades, a receita de um bom produto, no caso, um bom 'pack', é recheá-lo com informação e estilo diferenciados. Um exemplar pode conter flyer do evento, publicação de bolso, adesivo e o indefectível pôster - peça de destaque de todo o conjunto - e assim por diante. No caso dos pôsteres, a Don't Panic destaca a arte criada por designers e artistas do mundo todo e mantém uma competição permanente no site da empresa para as melhores imagens. Um detalhe: são mais de meio milhão de pôsteres impressos por mês, no mundo todo.

No caso do novo mercado, a idéia de trazer uma franquia para o Brasil surgiu de uma vontade pessoal de Michel Serebrinsky, diretor geral da empresa brasileira. "Uma amiga comentou sobre os pôsteres e eu, que já estava cansado de trabalhar com tecnologia, me interessei em trazer para cá", conta. As negociações começaram no ano passado e, há três meses, a empresa funciona a todo vapor.
A proposta é levar a Don't Panic também para o Rio de Janeiro e Belo Horizonte até o final do ano e para mais três cidades no ano que vem. Segundo Michel, o mercado brasileiro vai gostar da novidade. "Sabe quando criança sai com uma sacolinha de lembrancinhas da festa? O Don't Panic é isso para o público mais antenado. E ainda com elemento surpresa", explica animado.

A divulgação do produto será feita pela internet e em blitz duas vezes por semana com promotores. Também estão programadas as tradicionais distribuições em pontos estratégicos como Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu de Arte Moderna (MAM), universidades e espaços culturais, para o público 18 a 35 anos das classes A e B que usa a internet, gosta de games, sai à noite e investe em bem estar.

"O produto funciona como uma revista gratuita, que prima pela qualidade e pelo conteúdo", conta Michel. O primeiro pacotinho Don't Panic do Brasil trará o pôster do artista Eduardo Souza Campos e terá amostras grátis e programação cultural, entre outras surpresas.

Fonte: Meio e Mensagem

Nenhum comentário: