
O Grupo Totalcom, controlado por Eduardo Fischer, anunciou nesta quarta-feira, dia 4, em Buenos Aires, a aquisição de 60% das ações da Smash, uma das mais importantes agências de marketing promocional do mercado portenho. Embora não tenha revelado os valores envolvidos, Fischer, dono de 98% das ações da holding, disse que o negócio foi efetivado com recursos próprios.
Fundada e presidida por Diego Echandi, a Smash presta serviços nos segmentos de promoção, branding e design, além de contar com uma área voltada para o marketing esportivo. Entre seus clientes atuais estão Arcor, Citroën, Clorox, Danone, ESPN, Kraft, McDonald´s, Molinos, Pernod Ricard, Procter&Gamble, Repsol YPF, Tetrapak e Toyota.
Depois de integrar no mês passado a comissão julgadora da área de Promo do Wave Festival, no Rio de Janeiro, Echandi prepara-se para ocupar a cadeira reservada para a Argentina no júri do Promo Lions, no Festival Internacional de Publicidade de Cannes, que começa na próxima semana.
A aquisição coincide com o lançamento da holding Totalcom na Argentina, onde o grupo já atua desde 2002 através da Fischer América. Cesar Padilla, que ocupava a presidência da agência, da qual é sócio minoritário, assume agora a presidência da holding na Argentina. O diretor de criação Fernando Fernández passa a acumular a presidência da Fischer América Argentina.
"Vamos replicar no mercado argentino o modelo com o qual já atuamos no Brasil. Nossa intenção é montar uma fábrica de comunicação, agregando, futuramente, outras empresas de design, marketing digital e planejamento de mídia", salienta Fischer.
Paralelamente, para suportar o pretendido crescimento na América Latina, a rede Fischer América passa a contar com uma coordenação regional, exercida a partir de Buenos Aires por Clara Mazzei (ex-diretora de novos negócios da Euro RSCG para a América Latina). Além de novas prospecções, sua função inclui a regionalização das estratégias para os clientes já atendidos pelas agências da rede.
A Fischer América Argentina, na qual a holding também tem participação de 60%, atende as contas de Bardahl, bodegas Nieto Senetiner, Italcred, La Nación, Loma Negra e laboratórios Abbott, entre outros.
Além de Brasil, onde controla seis empresas, e Argentina, a Fischer América também está presente atualmente na Colômbia (Toro Vázquez Mora Fischer América, presidida por Christian Toro) e em Portugal (onde a holding tem 60% da agência presidida por Carlos Galamba). Fischer adianta que os planos futuros incluem interesse em aquisições no Chile, México, Portugal, Espanha e de novas empresas no Brasil.
Fundada em 1996, a holding Totalcom tem mais de 800 funcionários e informa ter faturado US$ 320 milhões em 2007, o que representa alta de 20% em relação ao ano anterior. Neste ano o grupo pretende manter a velocidade de crescimento de 20%.
A pretenção é que o mercado argentino, que atualmente representa menos de 5% do faturamento da holding, passe a responder por 15% nos próximos três anos.
*O jornalista foi ao evento à convite do Grupo Totalcom*
Fonte: Meio e Mensagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário