segunda-feira, 23 de junho de 2008

Cannes 2008: Brasil ganha mais Leões, mas soma menos pontos e cai uma posição no ranking de países

Apesar de alguns reveses em Cyber, Direct e Media, bem como continuar fora de Titanium & Integrated, o Brasil obteve excepcional performance em Press e Outdoor, foi bem na estreante área de Design e melhorou em Promo, Radio e até Film. O balanço foi positivo em número de Leões, pois trouxemos 41 ao invés de 30, mas reduzimos a quantidade de Ouros (de seis para apenas um) e de peças no conjunto do shortlist, ficando com três pontos a menos que em 2007 e caindo uma posição no ranking: passamos para o quarto lugar, com o Reino Unido voltando à terceira posição.

Os Estados Unidos permaneceram à frente do ranking geral de países, com 805 pontos (94 a mais que no ano passado), alcançados com cinco Grand Prix, 26 Leões de Ouro, 21 de Prata, 36 de Bronze e 360 finalistas. A vice-liderança manteve-se com a Alemanha, que somou 485 pontos (136 a mais que em 2007), obtidos com oito Leões de Ouro, 17 de Prata, 29 de Bronze e 257 finalistas. O terceiro lugar, agora do Reino Unido, foi conquistado com 414 pontos, através de dois Grand Prix, 13 Leões de Ouro, 17 de Prata, 18 de Bronze e 164 finalistas. A quarta posição ficou com o Brasil, que fez 303 pontos, com um Leão de Ouro, 15 de Prata e 25 de Bronze, além de 143 finalistas.

Na seqüência, vieram Espanha, Japão, Austrália, Índia, Nova Zelândia e França. O destaque entre os 10 países mais premiados foi a entrada na Índia nesse pelotão de elite da propaganda mundial, inclusive com a conquista do GP de Direct e de um Integrated Lion. O Japão melhorou bem de posição (do 10º para o sexto lugar) e levou três Grand Prix para casa – incluindo o cobiçadíssimo GP de Titanium. Deixaram a lista dos 10+ a África do Sul, Argentina e Canadá. A França retornou a esse grupo, mas no 10º lugar.

Entre as agências brasileiras, o grande destaque foi a AlmapBBDO, que inclusive foi a segunda na disputa do título de Agency of the Year (conquistado pela BBDO de Nova Iorque). Nossa agência líder obteve o único Leão de Ouro brasileiro de 2007, seis de Prata, cinco de Bronze e 17 Finalistas, atingindo os 69 pontos (bem mais que a maioria dos países que participam da competição).

A segunda posição entre as agências do Brasil foi da Leo Burnett, com um Leão de Prata, dois de Bronze e 14 finalistas, chegando aos 25 pontos. A F/Nazca (vice-líder do ano passado) ficou em terceiro lugar, com dois Leões de Prata, três de Bronze e 10 finalistas, somando 23 pontos. A quarta posição foi da JWT, com um Leão de Prata, um de Bronze e sete finalistas, somando 15 pontos. A DM9DDB, líder de 2007, ficou em quinto lugar, sem nenhum Leão, apenas com suas 15 peças que entraram em vários shortlists. Na seqüência, vieram a Lew Lara\TBWA, Wunderman, Y&R, McCann e NeogamaBBH.

Fonte: Portal da Propaganda

Nenhum comentário: