
Entre as empresas interessadas, o envolvimento do setor bancário com a data é um dos destaques. As instituições financeiras estão envolvidas em divulgação de anúncios publicitários, apoios em obras literárias e cinematográficas, exposições, construção de páginas na internet e eventos - como a comemoração oficial para a data que ocorre em São Paulo nesta semana com a presença do presidente Luíz Inácio Lula da Silva e o príncipe herdeiro Naruhito, representante da família imperial japonesa.
"Nesse ano intensificamos nossas ações devido ao Centenário buscando impactar o público da comunidade nipo-brasileira onde quer que ele esteja e sensibilizar o público brasileiro para a importância que esse legado representa para nós brasileiros em 100 anos de convivência", comenta Milton Toshio Nakamura, superintendente executivo de comunidade e remessas do Banco Real. As iniciativas da companhia têm como tema principal a herança e o compartilhamento de valores entre todas as gerações, e tem como destaque um site com toda a história da presença japonesa no País e ações comemorativas realizadas, e a exposição "O Japão em cada um de nós", inaugurada há um mês no Espaço de Exposições da empresa, em São Paulo.
Entre as ações do Bradesco, está uma campanha publicitária criada pela Y&R em diversos meios de comunicação com o mote '100 anos de imigração japonesa. O Bradesco faz parte dessa história'. A instituição financeira também é a principal patrocinadora do evento oficial em São Paulo e do projeto de revitalização e restauração do bairro Liberdade, na capital paulista. A estratégia do banco envolve ainda uma página online sobre a data, fórum de debate, homenagens e a exposição 'O Japão Daqui', que ocorre no Museu da Língua Portuguesa e em mais três estações do metrô paulistano. E a relação do banco com a comunidade japonesa já ocorre há alguns anos, onde mantém uma parceria exclusiva com o Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ para atender os brasileiros que moram no Japão (os chamados dekasseguis).
Já o Banco Nossa Caixa investe mais de R$ 2,5 milhões em suas iniciativas que tiveram início há um ano com a produção de uma série de documentários sobre as tradições japonesas e a história da imigração. Os cinco filmes - dirigidos por Chico Guariba e produzidos pela ONG Ecofalante - têm duração de 24 minutos cada e serão lançados na TV e em DVD no final deste ano. No começo deste ano, o banco iniciou a divulgação de uma campanha publicitária criada pela Adag que traz o depoimento real de descendentes que trabalham em diversas áreas do mercado e que são clientes da empresa. "São ações que refletem a importância da colônia japonesa e sua participação no desenvolvimento cultural e social no País", diz Roberto Verzegnassi, gerente de marketing da Nossa Caixa. A empresa participa ainda da criação do Museu de Arte Moderna Nipo-Brasileira Manabu Mabe, e promoveu uma homenagem à colônia japonesa com a exposição 'Japão - um perto distante', realizada no Espaço Nossa Caixa Arte e Cultura no início deste ano.
Evento oficial tem investimento de R$ 10 milhõesO principal evento comemorativo ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil ocorre em São Paulo com uma expectativa de receber em torno de 200 mil pessoas em dez dias de programação diversificada - que tiveram início na última sexta-feira, 13, e vão até o próximo domingo, 22. O ponto alto será a cerimônia oficial que ocorre no Sambódromo que contará com apresentações compostas por cerca de 15 mil figurantes, e que terá as presenças do príncipe herdeiro Naruhito, representante da família imperial japonesa, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador José Serra, do prefeito Gilberto Kassab, e mais 400 autoridades.
Na programação - que envolve todo o complexo do Anhembi, como o Palácio das Convenções e o Auditório Elis Regina - estão previstas palestras, workshops, solenidades e shows. Ao todo, a iniciativa contou com um investimento de cerca de R$ 10 milhões (boa parte incentivada pela Lei Rouanet), sendo R$ 3 milhões inseridos pelo banco Bradesco - principal patrocinador do evento. "Quem for ao Anhembi encontrará o local com outra cara, pois mudamos totalmente as características do lugar para receber essas festividades", afirma Kito Mansano, presidente da Rock Comunicações - agência que ganhou a concorrência há dois anos para ser a responsável pela organização do evento e que montou uma equipe com 50 pessoas para trabalhar exclusivamente para cuidar dos detalhes do encontro.
Além do patrocínio máster da instituição financeira, o evento comercializou ainda cotas de apoio que variam de R$ 100 mil a R$ 500 mil, que foram adquiridas por grandes empresas do mercado como Honda, Vale, Banco do Brasil, NEC, Sakura e Sanrio. As festividades para a data conta ainda com o apoio da SPTuris, Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Fonte: Meio e Mensagem
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