terça-feira, 16 de setembro de 2008

Grupo ABC deve assumir operação da DDB na AL

O projeto de lançar uma nova agência até o fim do ano, chamada Asia e cujo cliente inaugural seria a Azul Linhas Aéreas, foi adiado pelo Grupo ABC. Na sexta-feira, 12, a DPZ anunciou a conquista da conta da empresa de aviação - que começa a operar no País em janeiro -, sinalizando uma mudança dos planos iniciais da companhia, que havia divulgado no seu lançamento, em 28 de maio, que sua agência seria a Asia . Meio & Mensagem apurou que essa alteração de rota da empresa fundada por David Neeleman se deu por falta de um acordo entre as partes com relação à remuneração.

Ao mesmo tempo, a holding liderada por Nizan Guanaes decidiu postergar por tempo indeterminado o projeto Asia. O anúncio da saída de Sergio Valente da presidência da DM9DDB para assumir o comando da nova operação - feito em 9 de maio, em almoço para a imprensa na casa de Nizan em comemoração aos seus 50 anos - provocou reação na DDB.

A rede norte-americana, pertencente ao Grupo Omnicom, sinalizou que estaria disposta a fazer algum novo acordo para manter Sergio Valente na DM9, na qual é sócia majoritária, e a aumentar a parceria com o Grupo ABC, do qual detém participação pequena, de apenas um dígito.

Desde então Nizan Guanaes está negociando com o board da DDB uma nova configuração da parceria, que começou em 1997. A proposta é que, com esse aumento de participação da DDB no capital do Grupo ABC, os brasileiros assumiriam o comando das operações da rede na América Latina.

"Essa mudança de planos com relação à Asia não tem nada a ver com o fato de a Azul ter decidido ir para a DPZ. São coisas completamente diferentes. O projeto foi apenas adiado. E a negociação com a DDB começou depois que fizemos o anúncio da nova agência", diz Nizan. A Asia tinha como projeto dar atendimento exclusivo a alguns poucos clientes, posicionamento muito semelhante ao da Africa.

Internacionalização
Reuniões em Nova York e em São Paulo com os principais executivos do ABC e da DDB têm sido realizadas nos últimos meses, e os entendimentos agora estão nas mãos dos advogados. A expectativa é que até o fim do ano o novo acordo seja fechado.Para o Grupo ABC essa nova associação faz sentido, uma vez que boa parte da carteira de clientes da DM9 é formada por anunciantes locais, alguns com presença na América Latina, o que lhe dá legitimidade para operar também regionalmente. Por sua vez, a rede norte-americana nunca conseguiu alavancar suas operações nos outros mercados da região. Hoje o Brasil responde por mais de 90% da receita da DDB na AL.

Como Nizan Guanaes já declarou várias vezes que o projeto do seu grupo é internacional, nada mais natural do que começar essa expansão pelos países vizinhos. Outro fator que pesa a seu favor é o prestígio que tem com o comando da DDB. Desde 2002, quando reassumiu a DM9 após dois anos de quarentena - depois de ter vendido suas ações e ter sido presidente do iG -, Nizan vem conseguindo dar uma virada na agência, que estava em situação delicada e com sérios problemas de gestão.

Ponto Frio
O anúncio da possível saída de Sergio Valente da DM9 não teve repercussão apenas na DDB. M&M apurou que alguns clientes se sentiram desconfortáveis com a notícia. Não por coincidência, dias após esse anúncio o maior cliente da DM9, o Ponto Frio, iniciou concorrência da qual a agência é finalista ao lado da Fala. O resultado é esperado para breve e há chance de o anunciante ser mantido.

Fonte: Meio e Mensagem

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