terça-feira, 26 de agosto de 2008

Nike pede ajuda de Don King para U.S. Open


A Nike lançou a campanha "Grapple in the Apple" (algo como 'Luta na Maçã', em referência ao apelido da cidade de Nova York) para divulgar o torneio de tênis U.S. Open, que começa na próxima segunda-feira, 25.

O anúncio traz os jogadores Rafael Nadal e Roger Federer, num estilo que faz referência aos tradicionais cartazes de lutas de boxe, que exibiam os dois lutadores de perfil e, abaixo, os seus dados, como quantidade de lutas, nocautes, peso e altura.

Na peça, anuncia-se a disputa do título mundial dos pesos pesados, sendo que, como os boxeadores, os tenistas tem seus apelidos: Federer é o 'Mágico da Precisão' e Nadal o 'Matador do Spin (um golpe do tênis)'.

Criada pela Wieden & Kennedy, a campanha teve participação também de Don King, o famoso empresário dos cabelos grisalhos desarrumados, que foi empresário de lutadores como Mike Tyson. Além de ter dado a sugestão, ele acabou assumindo um papel de parceiro de criação, numa ação que que envolve anúncio, outdoor e peças para internet.

O risco para a marca nesta estratégia é que os jogadores não cheguem à final. Há alguns anos, a American Express teve problemas quando o jogador-astro de uma campanha publicitária Andy Roddick não passou nem da primeira fase do U.S. Open.

Ken Dice, diretor de marca da Nike nos Estados Unidos diz que cruzará os dedos para que o encontro realmente ocorra: "pelo que estão jogando, eu penso que eles conseguirão. Mas mesmo que não aconteça, este será um grande momento para a Nike, o tênis, os dois jogadores e para a cidade de Nova York".

Eric Wright, diretor de pesquisa da Joyce Julius & Associates, aposta que a campanha vai assegurar visibilidade à Nike durante a competição. "Ela corre o risco de que os dois não tenham uma grande performance, mas nós temos falado sobre aquele acontecimento da Amex com o Roddick por todos esses anos. Continuamos falando sobre a marca, Não da melhor forma, mas continuar gerando buzz tanto tempo depois", afirma.

Fonte: Meio e Mensagem

Nenhum comentário: