quarta-feira, 26 de novembro de 2008

II Simpósio de Comunicação Social


Iniciou-se nesta segunda-feira, 24/11 o II Simpósio de Comunicação Social da Universidade Guarulhos.

O Evento marca o encerramento do ano letivo e conta com a participação de todos os alunos do curso.

Na abertura, a Profª Drª Ana Maria Melo saudou os presentes e agradeceu a alunos e professores pela realização do evento. Em seguida a emoção tomou conta do auditório em uma linda homenagem póstuma ao professor João Carlos.

O convidado da noite o profº Carlos Vicchiatti, falou sobre comunicação globalizada. Apontou os avanços tecnológicos como grandes responsáveis por uma mudança radical no modo de vida nos últimos quarenta anos.
Por meio da definição de dialética, levou os futuros comunicólogos a refletirem sobre o seu papel enquanto profissional da área. Se a dialética é o uso da linguagem oral e escrita por meio da razão, como o profissional de comunicação social pode mostrar os horrores da guerra, por exemplo, com ética e sem sensacionalismo? - Perguntou ele para em seguida encerrar frisando a importância de saber ouvir e a necessidade de ousar diante dos desafios.

Os alunos do oitavo semestre entraram em cena com a agência Formato. A apresentação impecável foi pensada nos mínimos detalhes. Desde o brinde (uma delicada caixinha contendo um pão de mel) oferecido na entrada do anfiteatro até o traje das integrantes (vestidos pretos e sandálias salmão).
A agência apresentou seu cliente, Mário. Uma padaria tradicional do bairro do Ipiranga, que oferece ainda serviços de rotisseria e restaurante.

A agência Kolizeu levou ao palco a história do seu cliente, Hangar 110. Uma casa de shows de rock, localizada na zona norte de São Paulo.
Com evidente conhecimento e gosto pelo rock and roll, a equipe deu um ar informal à apresentação, sem deixar de lado a seriedade que o momento exigia. Com criações bem elaboradas, grandes invenções foram lembradas como forma de dizer que é possível fazer acontecer, ou melhor, é possível fazer o impossível acontecer. E desta forma, colocaram à disposição do cliente o arrojo e o design que a publicidade pode oferecer para o fortalecimento da marca, da imagem propriamente dita, da cultura e da música.

A primeira noite foi só uma pequena amostra do que a semana nos reserva.

Nesta terça-feira as apresentações prosseguem no anfiteatro F e no aquário, inicia-se uma belíssima exposição de banners produzidos por alunos do 4º semestre, sobre o tema comunicação globalizada.

Por Val Oliveira, aluna do quarto semestre de comunicação social da UnG.

Nenhum comentário: